A Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizou, na sexta-feira (19), as últimas cerimônias de antecipação de colação de grau. Ambas ocorreram Bloco B-33, sob a presidência da vice-reitora, Gisele Mendes.
Na primeira colação foram entregues 31 certificados que contemplaram os cursos de Administração Pública (modalidade a distância), Biomedicina, Bioquímica, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Farmácia, História, Letras, Medicina, Pedagogia e Psicologia.
Compuseram a mesa de autoridades: a chefe de gabinete da reitoria, Maria Luisa Furlan Costa; o pró-reitor de Ensino (PEN), Marcos Vinícius Francisco; a diretora adjunta do Centro de Ciências Biológicas (CCB), Ana Paula Vidotti; a diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Nilza Sanches Tessaro Leonardo; a diretora adjunta do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Priscila Garcia Marques e o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), Gilberto Joaquim Fraga.
Já na segunda foram 32 neograduados nos seguintes cursos: Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia Civil (Câmpus Regional de Umuarama), Engenharia de Alimentos, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Matemática, Química, Tecnologia em Construção Civil (Câmpus Regional de Umuarama) e Zootecnia.
Na mesa de autoridades estavam presentes: a chefe de gabinete da reitoria, Maria Luisa Furlan Costa; o pró-reitor de Ensino (PEN), Marcos Vinícius Francisco; o diretor adjunto do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Carlos Alberto de Bastos Andrade e o diretor adjunto do Centro de Ciências Exatas (CCE), Diogo Francisco Rossoni.
Em ambas cerimônias, também estiveram presentes: autoridades, familiares, professores dos cursos e agentes universitários.
Palavras da vice-reitora
Durante seu discurso, Mendes, destacou: "Este é um momento ímpar para as famílias e para os alunos que estão se formando aqui hoje. É sempre emocionante este momento. Ao longo da história da nossa universidade, quase 82 mil formandos passaram por aqui. Nossa instituição nasceu há mais de 60 anos e hoje é como uma grande árvore que se estende pelo norte e noroeste do Paraná, gerando frutos. São os frutos dos nossos estudantes hoje formados, que também geram galhos que se espalham pelos nossos campos regionais e centros de ensino, formando uma grande família que é a família UEM. Nossa universidade é reconhecida não apenas no Paraná e no Brasil, mas internacionalmente. Esses estudantes carregam o símbolo da UEM no coração e como egressos sempre levarão a universidade dentro de si. Encorajamos todos a continuarem estudando, a fazerem pós-graduação, a se especializarem, e a nunca esquecerem que a UEM será sempre a casa deles”.
Ela enfatizou ainda a importância de cada cerimônia, ressaltando que a universidade forma e devolve à sociedade profissionais de qualidade e excelência. “Este diploma não apenas abre portas, mas também representa um retorno para a sociedade dos impostos investidos, pois a UEM é uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Cada profissional formado pela UEM, a melhor estadual do Paraná, 14ª do Brasil e com índices superlativos na América Latina e no mundo, é um profissional de qualidade do qual só podemos esperar o melhor em sua carreira futura."
Mendes renovou os cumprimentos aos graduados que passam a integrar o rol dos 81.978 formados pela Universidade Estadual de Maringá, desejando-lhes pleno êxito no exercício de suas profissões.
Formanda de Zootecnia
A neograduanda em Zootecnia, Ana Flávia Nascimento Silva ficou na 7ª colocação do Prêmio Estudante DEZ edição 2024 da Associação Brasileira de Zootecnistas, que destaca os melhores acadêmicos de zootecnia do Brasil. Ana Flávia foi a única representante da UEM na lista. Ela compartilhou sua experiência ao estudar na UEM.
"Quando entrei em Zootecnia, não tinha muito conhecimento sobre a profissão ou o curso. Então, logo no primeiro ano, busquei me envolver em projetos para entender se era isso que desejava para minha vida. Desde o início, participei do Programa de Educação Tutorial (PET), e ao longo da graduação, busquei mais oportunidades. Meus professores sempre enfatizaram a importância de nos destacarmos, então participei do PET, depois entrei na Associação Paranaense de Zootecnia (Apez), onde fui diretora de Recursos Humanos e aprendi a lidar com pessoas. Para encerrar a graduação, participei da Empresa Júnior, Zoo Júnior, onde fui diretora administrativa e tive contato com a parte burocrática da Zootecnia e com produtores de fazendas. Hoje, percebo o impacto dessas experiências na minha vida e carreira, pois já consegui ser efetivada em um estágio devido ao diferencial que busquei durante a graduação”, comentou Silva.
Ela também destacou a importância da UEM em sua jornada, afirmando que sempre foi sua única opção como universidade. Ana Flávia expressou sua gratidão pelos professores, especialmente pelo coordenador do curso, Leandro Dalcin Castilha, que esteve próximo dela, contribuindo para sua formação e tornando-se um amigo. Ela enfatizou que as pessoas que cruzaram seu caminho durante o curso fizeram a diferença em sua formação pessoal e profissional.
Quanto ao futuro, Ana Flávia espera continuar se aprimorando para fazer a diferença não só em sua vida, mas na vida de outras pessoas, especialmente na pecuária brasileira, área na qual está trabalhando diretamente. Ela pretende expandir sua atuação e contribuir para o setor em outros lugares.
Diploma digital
Desde 2023, a UEM emite o "diploma digital", permitindo que os graduados façam o download de seus diplomas diretamente do site da DAA, por meio do link "diploma digital". O verso do certificado também possui um QR code que direciona para o site da DAA, garantindo acesso fácil e rápido aos documentos.
(Francisco Dias Neto/UEM)