A Unidade Básica de Saúde (UBS) Zona 7 retomará os atendimentos de rotina na próxima segunda-feira, 6, para os pacientes da área de abrangência. Com isso, a unidade deixará de atender exclusivamente pacientes com sintomas de dengue. A UBS havia sido transformada em unidade exclusiva para casos de dengue em 1º de abril, quando houve alta procura por atendimento. No entanto, avaliação técnica da Secretaria de Saúde apontou queda de 50% na procura por atendimento na UBS nas últimas semanas em relação ao início dos atendimentos.
Para a retomada dos atendimentos de rotina, a UBS Zona 7 ficará fechada nesta quinta-feira, 2, e sexta-feira, 3, para organização e mudança das salas e transporte de insumos. Também não haverá atendimento nesta quarta-feira, 1º, feriado do Dia do Trabalhador. Os pacientes com sintomas leves de dengue e que não pertencem a área de abrangência da UBS Zona 7 devem procurar a UBS de referência. No caso de sintomas graves, a orientação é procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) (veja mais sobre os sintomas abaixo). O município reforça que as UBSs contam com médicos e equipe de enfermagem.
A secretária de Saúde, Karina Rissardo, destaca que a mudança no início de abril garantiu melhora no fluxo de atendimento. “Nas últimas semanas foi constatada a redução na procura por atendimento na UBS Zona 7 e, a partir dessa avaliação técnica, vamos retomar as consultas e serviços de rotina na UBS Zona 7 para a comunidade da área da abrangência. No entanto, a dengue é dinâmica e, caso ocorra novo aumento, não estão descartadas mudanças no fluxo de atendimento, caso sejam necessárias”, afirma.
Ela reforça a importância da manutenção das medidas de prevenção contra a dengue pela comunidade, incluindo a limpeza constante dos quintais. Em maio, a Secretaria de Saúde realizará mutirões extras de combate à dengue em todos os sábados para intensificar vistorias nas residências, com foco na eliminação de focos do mosquito.
Fique atento aos sintomas da dengue e saiba quando buscar atendimento:
Quais são os sintomas da dengue?
- Febre;
- Dor muscular e/ou nas articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Dor de cabeça;
- Náusea e vômito ;
- Manchas avermelhadas pelo corpo.
Quais são os sinais de que a dengue pode ser grave?
- Dor intensa na barriga;
- Tontura, sonolência, pressão baixa;
- Moleza ou irritabilidade;
- Vômitos frequentes ou com sangue;
- Sangramento de boca, nariz e outros;
- Mais de quatro horas sem fazer xixi.
Quando procurar atendimento?
Caso tenha febre e mais dois dos sintomas, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima imediatamente. Se tiver qualquer um dos sinais de alarme, ou seja, aqueles sinais de que a dengue pode ser grave, deve procurar imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Agir com rapidez é muito importante e aumenta as chances de cura.
(Murillo Saldanha/PMM)