O Câmpus Regional do Vale do Ivaí (CRV) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) celebrou, na noite de sexta-feira (17), a colação de grau dos formandos do ano letivo de 2023. A cerimônia, realizada no Auditório do Sesc/Senac de Ivaiporã, foi a segunda do ciclo de cerimônias de colação de grau nos câmpus regionais da UEM. Ao todo, foram graduados 11 estudantes, dos cursos de Educação Física (3), História (2) e Serviço Social (6). Eles passam a integrar o rol de 83.191 profissionais formados pela UEM.
A sessão solene foi presidida pelo reitor da Universidade, Leandro Vanalli, que recebeu autoridades, professores, convidados, amigos e familiares dos formandos. Integraram a mesa de honra da solenidade, a vice-reitora da instituição, Gisele Mendes; o diretor do CRV, Eduard Ângelo Bendrat; o paraninfo geral dos formandos, Douglas Marques; e os coordenadores dos cursos de Educação Física, Ricardo Alexandre Carminato; o coordenador-adjunto do curso de História, Luís Fernando Pessoa Alexandre; e o coordenador do curso de Serviço Social, Edinaura Luza.
Prestigiaram a cerimônia, o secretário municipal de Educação, Adriano Marcos Diglio, representando o prefeito de Ivaiporã, Luís Carlos Gil; o diretor-geral do câmpus de Ivaiporã do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Ricardo Souza; o administrador do Conselho Regional de Administração, Lenon Marcato; a chefe de gabinete (GRE), Maria Luisa Furlan Costa; a diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Nilza Sanches; a diretora-adjunta do CCH, Érica Fernandes Alves; a diretora do Centro de Ciências Exatas (CCE), Lilian Akemi Kato; a diretora-adjunta do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Priscila Garcia Marques; o diretor-adjunto do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), João Marcelo Crubellate; o pró-reitor de Administração, Ademir Moribe; a assessora de Políticas de Inclusão, Isabel Cristina Rodrigues, representando o pró-reitor de Ensino (PEN), Marcos Vinícius Francisco; o diretor de Assuntos Acadêmicos, Hugo Alex da Silva; e a assessora da PEN, Vanessa Rombola Machado.
O período de formaturas referentes ao ano letivo de 2023 começou na segunda semana de maio, quando cerca de 1,2 mil estudantes do câmpus sede da UEM colaram grau em Maringá. Na quinta-feira da última semana foi a vez dos graduados de Goioerê.
As próximas cerimônias serão retomadas nesta semana. Na quarta-feira (22), será realizada a colação de grau no Câmpus Regional do Arenito (CAR), em Cidade Gaúcha, no Auditório do câmpus. Já os concluintes de cursos do Câmpus Regional de Umuarama (CAU), colam grau na quinta-feira (23), durante evento no Centro Cultural Vera Schubert. Por fim, no Cianorte Clube, os formandos do Câmpus Regional de Cianorte (CRC) colam grau em sessão solene na sexta-feira (24). Todas as cerimônias começam às 19h.
Homenagens
O reitor cumprimentou os recém-formados por terem conquistado o diploma e agradeceu que tenham escolhido a UEM para cursar o ensino superior. “Acredito que vocês tinham muita esperança de que teriam a melhor formação aqui e hoje vocês têm a certeza de que tiveram. Parabéns pela trajetória, que certamente foi árdua, mas que, com muita dedicação, a graça de Deus, que lhes deu dons e vigor, e também o apoio de suas famílias, amigos e pessoas amadas, vocês chegaram a essa grande conquista.”
Vanalli também agradeceu ao diretor e toda a equipe de servidores do câmpus, ao paraninfo, e também aos coordenadores de cursos, que fazem o “trabalho homérico na linha de frente” do câmpus na luta por avanços pedagógicos da universidade como membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP).
Ao final, o reitor deixou uma mensagem bíblica aos recém-formados. “Jesus lembrou aos seus discípulos de coisas simples para que eles não se esquecessem dos seus ensinamentos, do trigo, do pão, dos pássaros, mas também disse para que eles sejam sal e luz, tempero e farol onde quer que estejam, fazendo a diferença nos mais diferentes lugares e ao lado das mais diferentes pessoas. Sejam temperos nessas profissões tão lindas e conquistadas. Tornem a vida mais graciosa. Isso é importante. E também sejam o farol que ilumina, mostrem a direção aos seus alunos, aos seus mais diferentes clientes.”
Durante a cerimônia de formatura, a vice-reitora prestou homenagens ao reitor, paraninfo, coordenadores de cursos e autoridades presentes. Dirigindo-se aos formandos, destacou a importância da UEM na trajetória tanto dela quanto do reitor, ambos egressos da instituição.
"Não estaríamos aqui se não fosse por esta grande UEM. A universidade, que começou com o curso de Economia em 1961, foi crescendo tijolo por tijolo com faculdades de Economia, Direito, Letras, História, entre outras. Hoje, a UEM se estende para além de Maringá, alcançando Goioerê, Ivaiporã, Cidade Gaúcha, Diamante do Norte, Umuarama e Cianorte. Ao longo de 54 anos, expandiu-se em diversas áreas, como ciências humanas, agrárias, biológicas, exatas, saúde, tecnologia e ciências sociais aplicadas," disse Mendes.
Finalizando, a vice-reitora reconheceu o apoio dos familiares dos formandos. "Vocês também merecem aplausos, pois sem o apoio de vocês, seus filhos não estariam aqui hoje. Vocês são fundamentais. Parafraseando o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Sílvio de Almeida, vocês historiadores, assistentes sociais e educadores físicos são muito importantes para nós. O Câmpus Regional do Vale do Ivaí é muito importante para nós. Muito obrigada e parabéns a todos."
A graduanda Nayana Inamorato Silva, do curso de História, recebeu a láurea acadêmica por ter concluído ao menos dois terços de suas disciplinas com nota 9,0 ou mais. Ela também prestou o juramento em nome de seus colegas, enquanto Maurício Monteiro Neto, do curso de Educação Física, foi o orador geral dos neograduados.
(Texto: Marilayde Costa. Foto: Mileny Melo/UEM)