Na segunda-feira (20), o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, decretou luto oficial por três dias pelo falecimento do professor, radialista e ex-presidente do Londrina Esporte Clube (LEC), Cléber Toffoli. Ele morreu no domingo (19) aos 76 anos. A divulgação do ato de luto está registrada no Decreto Municipal nº 632, publicado no Jornal Oficial do Município (JOM), edição nº 5.201.
Na Prefeitura, Tóffoli exerceu o cargo de secretário municipal de Educação e Cultura entre 1989 e 1991. Foi vereador da cidade no período de 1983 a 1988 e recebeu o título de Cidadão Honorário de Londrina pela Câmara Municipal em 2014. Também atuou como diretor, produtor e apresentador de programas na Rádio UEL FM, teve programas na Rádio Igapó FM, foi presidente do Rotary Club Londrina, professor e diretor do Instituto IPOLON.
Nascido em Recife, em 6 de julho de 1947, o pernambucano chegou a Londrina com a família no final da década de 1960, tendo se formado, em 1971, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina, no curso de Ciências Físicas e Biológicas e em Matemática pela UEL em 1974.
“Cléber Tóffoli foi um dos mais influentes personagens da história de Londrina. Atou como professor, pesquisador, foi Secretário da Prefeitura de Londrina, vereador e ainda presidente do nosso querido Tubarão. Era uma pessoa doce, com um coração imenso. Sua paixão pela música caipira o transformou em um dos maiores especialistas no assunto no Brasil. Além de pesquisar e produzir e apresentar programas de rádio sobre a música caipira, ajudou a lançar diversas duplas. Ele era realmente uma pessoa muito especial para todos nós. Nossos sentimentos à família”, disse o prefeito Marcelo Belinati.
Apaixonado por futebol, Tóffoli presidiu o Tubarão entre 1985 e 1989. O clube publicou uma nota de pesar prestando as condolências aos familiares e amigos do ex-dirigentes. O texto menciona que “Tóffoli foi o responsável por reorganizar a parte administrativa do clube, promovendo o controle do quadro de associados, o que até então não existia. Foi o responsável por passar o departamento amador para a administração de empresários, com direito a 50% nas vendas dos passes. Cléber Tóffoli trabalhou 10 anos pelo Londrina. Além de presidente, foi presidente e secretário do Conselho Deliberativo e vice-presidente do Departamento Amador.”
Ontem (19), na prévia do jogo do LEC, que venceu o São Bernardo (SP) por 2 a 0 no Estádio do Café, pela Série C do Brasileiro, Tóffoli recebeu homenagem com um minuto de silêncio antes do apito inicial.
A Rádio UEL FM também registrou sua homenagem por meio de sua página no Instagram. A mensagem diz que ele atuou na universidade, além de estar na diretoria da emissora, como professor e também foi prefeito do Campus Universitário e diretor da Gráfica e Editora da universidade. O texto salienta que Tóffoli era apaixonado pela música caipira, tendo sido um conceituado pesquisador da música raiz e, além do programa Voz e Violão, fundou a Confraria da Viola, composta por cantores, músicos, produtores musicais e apreciadores da música sertaneja e caipira.
O sepultamento ocorreu na manhã desta segunda-feira (20), no Cemitério Parque das Oliveiras.
(Texto: Renan Oliveira/NCom PML. Foto: Arquivo pessoal)