A Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebeu, na manhã desta quinta-feira (23), a visita do deputado estadual Evandro Araújo (PSD). Em reunião no auditório dos Conselhos Superiores, no câmpus sede, o deputado entregou Título de Utilidade Pública à Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Fadec), vinculada à UEM.
Evandro Araújo foi recebido pelo reitor da Universidade, Leandro Vanalli, e pelo diretor-presidente da Fadec, Ricardo Pereira Ribeiro, além de membros do primeiro escalão da gestão e do Conselho de Administração (CAD) da UEM.
A concessão do Título de Utilidade Pública ocorreu após tratativas que tiveram início em dezembro do ano passado. A Lei Estadual n° 21.912, proposta por Evandro Araújo, foi promulgada pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) em 5 de abril de 2024. O certificado, emitido em 10 de maio, simboliza o reconhecimento da Fadec como entidade prestadora de serviços relevantes à comunidade estadual.
Conforme Ricardo Pereira Ribeiro, a Fadec já tinha o reconhecimento como entidade de Utilidade Pública em âmbito municipal. A conquista do título a nível estadual era uma demanda antiga da fundação, que foi prontamente atendida pelo deputado estadual, por intermédio da Reitoria da UEM. “É uma necessidade que a Fadec tem há muitos anos. Hoje, resolvemos essa questão definitivamente, com todo o apoio do deputado”, agradeceu.
A partir do novo título, a Fadec poderá expandir sua atuação junto a entidades, empresas e organizações de todas as esferas. “Esse documento habilita a Fadec a uma série de ações administrativas e convênios municipais, estaduais e federais a que, até então, não tínhamos acesso. Existem diversos editais governamentais que demandam que a fundação tenha esse Título de Utilidade Pública para poder concorrer. O certificado vai permitir um upgrade muito grande nessas possibilidades”, explicou.
Criada em 1989, a Fadec é uma pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos. Instituída por professores da UEM, a fundação contribui com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, a partir de parcerias, contratos ou convênios com entidades públicas e privadas, para a execução de programas de pesquisa, prestação de serviço e extensão, além de atividades de formação e aperfeiçoamento.
As ações da Fadec são desenvolvidas em conjunto com departamentos e setores da UEM. Além de apoiar os projetos, a fundação fica a cargo da gestão financeira e administrativa das iniciativas, bem como contribui para acelerar os esforços de captação de recursos da Universidade.
(Vinicius Guerra/UEM)