Offline

Na UEM, Câmpus do Arenito entrega diplomas aos novos engenheiros agrícolas
Notícias de Maringá
Publicado em 23/05/2024

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizou a colação de grau dos formandos de 2023, do Câmpus do Arenito (CAR), na noite de ontem (22), no auditório do câmpus, no município de Cidade Gaúcha. O evento reuniu familiares e amigos dos formandos e autoridades municipais e membros da comunidade de Cidade Gaúcha e das cidades vizinhas. Três neograduados receberam o certificado de conclusão do curso em Engenharia Agrícola e passaram a integrar o rol dos 83.194 formados pela UEM. 

A sessão solene de colação de grau foi presidida pelo reitor da UEM, Leandro Vanalli, e a mesa do cerimonial composta pelo coordenador do curso de Engenharia Agrícola, professor Reny Adilmar Prestes Lopes; o paraninfo geral dos formandos, professor Edmilson Cesar Bortoletto, diretor do CAR; e o prefeito de Cidade Gaúcha, Henrique Domingues. 

A neograduada Stéfany Ferreira Prado prestou juramento em nome de todos os colegas e o professor Reny Lopes entregou os certificados de conclusão aos neograduados. Os formandos escolheram como patrono da turma o professor Giuliani do Prado e para nome de turma, o professor Rafael de Almeida Schiavon. 

O reitor da UEM parabenizou os formandos, o diretor e toda a equipe de servidores do câmpus, o paraninfo da turma, como também todos os familiares e amigos dos recém-formados. Vanalli também agradeceu as autoridades municipais que estiveram presentes. Em sua fala, ele lembrou que o câmpus de Cidade Gaúcha foi o seu primeiro local de trabalho como docente da UEM, em 2004. "Isso já faz 20 anos, mas sempre é uma lembrança muito marcante e inesquecível para mim, quando eu comecei a dar aula como professor de ensino superior, ainda temporário, e depois efetivo em 2006. Tenho boas lembranças desta época.” 

Como mensagem aos novos graduados, o reitor lembrou uma epístola da Bíblia. “Sempre que eu presencio uma colação de grau e vejo recém-graduados que tiveram uma trajetória de sucesso como vocês, é impossível não lembrar da palavra herói e, também, heroína. E ao me lembrar desses termos, recordo de uma passagem bíblica no livro de Hebreus, capítulo 11, que é conhecido como Heróis da Fé. Lá estão descritas várias características dos heróis. Creio que uma delas é oportuna para este momento. O herói parte muitas vezes sem saber para onde vai, mas vai com fé, coragem, dedicação e com a certeza que Deus o acompanhará na missão. Vocês estão partindo da UEM, um porto seguro, como naves, e enfrentarão novos desafios como heróis. Eu tenho certeza, como reitor, de que vencerão com a capacidade técnica e coragem adquiridas aqui. A história dos heróis da fé é milenar, e vocês agora fazem parte desse grupo. Deus os abençoe. Tenham fé, força e coragem. E lembrem-se daqueles que os amam”, finalizou Vanalli. 

Em sua mensagem, o paraninfo prestou duas homenagens. Uma foi a um dos formandos, Túlio Gabriel Rós Marques de Oliveira, que recentemente perdeu a mãe. A outra foi à família de Giovani Soletti Mendes, aluno do segundo ano, falecido na última sexta-feira, vítima de um grave acidente de carro. “Aprendi muito com ele, principalmente por seu senso crítico e de justiça. O Giovani praticava algo que eu valorizo muito: ‘o certo é o certo mesmo que ninguém esteja fazendo; o errado é errado mesmo que todos estejam fazendo’. Levem isso para a vida. Busquem sempre fazer o certo, o justo. Enfim, Giovani deixa seu legado e sua voz ecoará por muito tempo, e tenham certeza de que ele era muito mais do que um ‘chuvisco’.” Bortoletto conclui sua mensagem, deixando um conselho aos recém-formados: “Fiquem atentos ao que é certo e bom para vocês. Enfim, que cada um encontre no caminho a verdadeira luz que o levará ao sucesso.” 

Prestigiaram a cerimônia, o presidente do Sindicato Rural de Cidade Gaúcha, Ademir Ferrarini; o presidente da Associação Comercial de Cidade Gaúcha (Acimcg), Edivaldo José Camilo; a chefe de Gabinete da Reitoria (GRE), Maria Luísa Furlan Costa; o pró-reitor de Administração (PAD), Ademir Massahiro Moribe; o diretor-adjunto do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Carlos Alberto de Bastos Andrade; o diretor de Assuntos Acadêmicos (DAA), Hugo Alex da Silva; a diretora de Ensino de Graduação (DEG), Mariana Moran Barroso; e a assessora especial externa da UEM, Mileny Melo. 

Próximas cerimônias 

O período de formaturas referentes ao ano letivo de 2023 começou na segunda semana de maio, quando cerca de 1,2 mil estudantes do câmpus sede da UEM colaram grau em Maringá. Na quinta-feira (16) da semana passada, foi a vez dos neograduados do Câmpus Regional de Goioerê (CRG) e, na sexta-feira (17), os formandos do Câmpus Regional do Vale do Ivaí (CRV). Ontem, foi realizada a colação de grau no Câmpus do Arenito (CAR), em Cidade Gaúcha.

As próximas colações de grau serão nesta quinta-feira (23) do Câmpus Regional de Umuarama (CAU), no Centro Cultural Vera Schubert. E, por fim, na próxima sexta-feira (24), os formandos do Câmpus Regional de Cianorte (CRC) colam grau em sessão solene, no Cianorte Clube. Todas as cerimônias começam às 19h.

(Marilayde Costa/UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!