O Câmpus Regional de Cianorte (CRC) foi o responsável por encerrar o ciclo de formaturas do ano letivo de 2023 da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Na noite desta sexta-feira (24), em cerimônia realizada no Cianorte Clube, 81 novos profissionais receberam seus diplomas de graduação.
Foram graduados estudantes dos quatro cursos desenvolvidos no CRC - Ciências Contábeis, Design, Moda e Pedagogia -, que passaram a integrar o rol de 83.348 profissionais formados pela UEM. A noite de festa ainda recebeu autoridades, convidados, amigos e familiares dos neograduados.
A sessão solene foi presidida pelo reitor da UEM, Leandro Vanalli. Também compuseram a mesa de honra da solenidade a vice-reitora, Gisele Mendes de Carvalho; a paraninfa dos formandos, Evelini Lauri Morri Garcia; o diretor do CRC, Angelo Alves da Silva; o diretor do Centro de Tecnologia (CTC), Romel Dias Vanderlei; a diretora-adjunta do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Erica Fernandes Alves; o diretor-adjunto do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), João Marcelo Crubellate; o coordenador-adjunto do curso de Ciências Contábeis, Antonio Marcos Flauzino dos Santos; o coordenador do curso de Design, Dioclesio Moreira Camelo; a coordenadora do curso de Moda, Maristela Gomes de Camargo; a coordenadora do curso de Pedagogia, Marli Delmonico de Araújo Futata; e a secretária municipal de Educação de Cianorte, Jakeline Placido Marcon, representando o prefeito de Cianorte, Marco Franzato (PSD).
O evento desta sexta-feira (24) foi o último do ciclo de formaturas da UEM. Ao todo, 1.370 novos profissionais foram graduados pela Universidade nas nove cerimônias de colação de grau referentes ao ano letivo de 2023.
Entre os dias 7 e 10 de maio, os formandos do câmpus sede da UEM receberam seus diplomas em Maringá. Nos dias 16 e 17 de maio, graduaram-se os estudantes dos câmpus regionais de Goioerê (CRG) e do Vale do Ivaí (CRV), em Ivaiporã, respectivamente. Na quarta-feira (22), o Câmpus do Arenito, em Cidade Gaúcha, celebrou a formatura. Já na quinta-feira (23), foi a vez dos concluintes do Câmpus Regional de Umuarama (CAU).
Aspas e destaques
Em discursos aos presentes, o reitor da UEM, Leandro Vanalli, desejou sucesso aos neograduados do CRC. “Saibam que, muitas vezes, será nos momentos de fraqueza que vocês sentirão a presença de Deus e daqueles que os amam, além de tudo o que vocês já sabem: seu intelecto, seus dons, suas capacidades e as habilidades conquistadas na graduação que escolheram. Lembrem-se de Deus e do amor das pessoas que estão ao seu lado. Quando precisarem, peçam ajuda e se fortaleçam a partir da fraqueza”, aconselhou.
O reitor concluiu com uma citação a uma obra do escritor estadunidense Brennan Manning. “Esse livro tem um título muito provocante: ‘O impostor que vive em mim’. A ideia do livro é que nós sempre buscamos forças - e somos quase obsessivos - pela aprovação dos outros. Procuramos isso o tempo todo, mas saibam que nem sempre teremos. A nossa força, na verdade, está em confiar nas pessoas que nos amam e caminhar em frente. Vão, porque Deus estará sempre com vocês, e a UEM também”, finalizou.
á a vice-reitora, Gisele Mendes de Carvalho, comparou a trajetória dos concluintes com a viagem de uma embarcação. “Vocês, em nenhum momento, deixaram o barco naufragar. Pelo contrário, conduziram-no de forma segura pelo rio que trilha os caminhos de uma das melhores universidades estaduais do Brasil. Passaram por turbulências, calmarias, secas, tempestades, tristezas e alegrias, e fincaram a âncora em um porto seguro que dá a certeza de um futuro livre de flutuações”, destacou. “Hoje, vocês celebram a maior dessas alegrias: o fim da viagem chegou. O rio desemboca, finalmente, no mar”, completou.
Homenageada pelos formandos, a paraninfa, Evelini Lauri Morri Garcia, lembrou dos obstáculos superados pelos neograduados. “Quantas vezes, em meio ao turbilhão de exigências acadêmicas, vocês desejaram uma magia que os transportasse diretamente até aqui? Quantos momentos de dúvidas, quantos medos, quantos desafios, quantas críticas, quantas dificuldades? Mas, estamos todos aqui hoje porque, apesar das tantas barreiras que surgiram, vocês tiveram a coragem de viver o que era preciso ser vivido”, declarou.
Coube à formanda Daniela Carla Presença da Silva, do curso de Pedagogia, prestar o juramento em nome de seus colegas. Já a concluinte em Ciências Contábeis Yasmin Martini Romão foi a oradora geral dos neograduados.
Ao todo, 17 formandos, dos cursos de Design e Pedagogia, foram homenageados com a láurea acadêmica. A honraria é concedida aos estudantes que concluem a graduação com nota 9,0 ou mais em ao menos dois terços de suas disciplinas.
A cerimônia de colação de grau ainda foi prestigiada pela chefe de gabinete da Reitoria da UEM, Maria Luisa Furlan Costa; o pró-reitor de Administração, Ademir Massahiro Moribe; a diretora de Ensino de Graduação, Mariana Moran Barroso; o diretor de Assuntos Acadêmicos, Hugo Alex da Silva; a diretora do Centro de Ciências Exatas (CCE), Lilian Akemi Kato; o diretor-adjunto do CTC, Edwin Vladimir Cardoza Galdamez; a chefe do Departamento de Design e Moda (DDM), Silvia Mara Bortoloto Damasceno Barcelos; e a chefe do Departamento de Pedagogia (DPD), Gislaine Aparecida Valadares de Godoy.
Também compareceram Alessandro Santos da Rocha, representando a Seção Sindical dos Docentes da UEM (Sesduem), vinculada ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes); Yvina de Oliveira, representando a diretora da Uningá, Dieine Cescon; o vereador e presidente da Câmara Municipal de Cianorte, Wilson Luiz Peres Pedrão (Republicanos); o vereador do município de Cianorte Chicão (PSB); e o delegado do Conselho Regional de Contabilidade de Cianorte, Luiz Carlos Bernabé.
(Texto: Vinicius Guerra. Foto: Mileny Melo/UEM)