A Expo Japão, um dos maiores eventos da cultura japonesa do estado do Paraná, será realizada de 29 de maio a 2 de junho na Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL). Uma grande festa que destaca os 90 anos da cidade de Londrina.
“Neste ano em que a cidade de Londrina completa 90 anos, a ACEL também celebra a sua história. A ACEL começou em 1933, quando o pioneiro Hikoma Udihara fundou a Associação Japonesa de Londrina, entidade que tornaria a ACEL em 1955 ao fundir-se com o Seinen-kai (Associação dos Moços)”, conta o coordenador geral da Expo Japão, Luciano Matsumoto.
A Expo Japão será realizada na sede campestre da ACEL em uma grande área instalada com mais de 60 espaços comerciais, pavilhão cultural com local especial para Cerimônia do Chá, apresentações de kotô (instrumento milenar japonês), exposição de quimonos e instrumentos musicais, ikebanas, entre outros.
Um dos destaques da expo é a Praça Gastronômica com capacidade para mais de 2 mil pessoas e diversas opções de restaurantes orientais, lanches, food trucks, cafeterias e docerias.
“Essa é uma festa que faz parte do calendário da cidade, ideal para toda a família. Temos as melhores expectativas para este ano de comemoração com muitas novidades. É um evento que o londrinense tem um carinho muito especial, e que a gente se esmera para oferece o melhor”, reforça o coordenador.
Mostra fotográfica – A Expo Japão celebra os 90 anos da ACEL e da cidade de Londrina com uma exposição fotográfica intitulada “Tradição, Memória e Cultura”, com o registro fotográfico de imigrantes e do clube, desde os primeiros anos do surgimento de Londrina. São 25 fotos provenientes do Museu Histórico Pe. Carlos Weiss, acervo da ACEL e de famílias de pioneiros.
Apresentações culturais – O palco principal da Expo Japão tem programação intensa do início ao fim da feira, com 70 apresentações culturais, esportivas e artísticas, realizadas por grupos de Londrina e de toda a região.
Diversão – A Expo Japão também abre espaço para os fãs de cultura pop com desfiles de Cosplay, apresentações de K-pop, e muita troca de informação entre os aficionados em animes e mangás. Nesta edição, a feira contará com diversos brinquedos infláveis para crianças e jovens, e uma das novidades é a Gaiola de Batingo (Rebatidas), um desafio divertido para quem gosta de beisebol.
Neste ano também, o evento abre espaço para os amantes de Swordplay, modalidade que simula uma batalha entre combatentes equipados com réplicas de espadas ou instrumentos de combate revestidos com espuma para garantir a segurança dos participantes.
Esporte – Na Expo Japão 2024, o esporte também tem espaço com demonstrações de artes marciais, tênis de mesa, tiro com arco e de sumô, milenar arte marcial japonesa, onde o objetivo do lutador é tirar o oponente de um ringue circular.
Eventos Agrícolas – Nesta edição, os eventos agrícolas estão concentrados em um mesmo espaço, com a 61ª Exposição Agrícola, que mostra a diversidade da produção da zona rural de Londrina e região.
Também será realizado o 11º AgroInovatec, evento técnico onde estão programadas palestras sobre boas práticas na agricultura, tratorização, adubação verde, fruticultura sem adubação, produção de cervejas artesanais, entre outros. O evento será realizado na sexta-feira, dia 31 de maio na ACEL, a partir das 10h. A coordenação é do agrônomo Tumoru Sera.
Crianças e idosos – Todos os anos, a Expo Japão abre espaço para a presença de mais de 500 alunos de escolas públicas da cidade. A Tarde com as Crianças está agendada para quarta (29) a partir das 14h. O público idoso também terá programação garantida na tarde de sexta-feira (31) com apresentações, passeios, recreação e hora do lanche.
Voluntários – Promovida pela Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL), a Expo Japão conta com o trabalho e a dedicação de um grupo de voluntários que trabalha sem medir esforços. Cerca de 250 pessoas – entre homens, mulheres, jovens, crianças e idosos – se dedicam para que tudo funcione da melhor maneira possível nos cinco dias de festa.
Assinatura: A Expo Japão é uma promoção da ACEL – Associação Cultural e Esportiva de Londrina. Patrocínio: Lei de Incentivo à Cultura, Semegrão, Bratac, Agro Hara, Sicoob Ouro Verde, Unimed Londrina, Hachimitsu, Sementes Mauá, Ponto Rural, Clínica Cinagawa, Fundação Kunito Miyazaka, Yticon, Cooperativa Integrada, Café Itamaraty, Estacenter, Sunap, Farmácia Nissei, Almeida Mercados, Hoftalon, Casa Médica, HMB Lovat, Conplan, Carbamall Palhano, Vereador Eduardo Tominaga, Grupo Midiograf, Otocentro, St. James International School, IDR Paraná, Tiro com Arco ALTA, Robotea, Loc.Med, Sanepar, Sakura, Clima Eventos. Apoio cultural: Prefeitura de Londrina, Aliança Cultural Brasil – Japão do Paraná, Consulado Geral do Japão em Curitiba, Folha de Londrina, RPC. Apoio: Copel. Projeto viabilizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Com incentivo do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura/Profice – Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura – Governo do Estado do Paraná. Realização: Ministério da Cultura – Governo Federal/ Brasil União e Reconstrução.
(Texto: Ncom PML. Foto: Tadao Nishida/Divulgação)