Os Centros de Ensino da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizarão, durante o mês de junho, eleições para Diretores e Diretores Adjuntos para o mandato 2024/2028. Pela primeira vez, todos os centros terão apenas uma chapa concorrendo aos cargos.
O reitor da UEM avalia as próximas eleições com um marco histórico da Universidade. “A UEM está vivendo um momento eleitoral para as direções de Centro de Ensino. São faculdades internas, no total são sete. E pela primeira vez na história recente da UEM, a Universidade tem sete eleições e todas elas com chapa única, ou seja, a UEM está pacificada. Esta é uma importante constatação. É a primeira vez que isso ocorre. Os centros estão unidos e a Universidade também, em prol daquilo que é sua importante missão: a de formação de excelência, dando a cada um dos seus estudantes, seja de graduação, EaD ou pós-graduação, horizontes, perspectivas, desenvolvimento e transformação."
Confira os Centros de Ensino e seus candidatos
Centro de Ciências Agrárias (CCA)
Diretor: Carlos Alberto de Bastos Andrade
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA-1986), Mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela UFLA (1989) e Doutorado em Agronomia (Fitotecnia) pela UFLA (1997). Pós-doutor em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV/MG-2004) e Pós-doutor no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPGCS/UFLA-2012). Ingressou na UEM em 1989 como professor do Departamento de Agronomia (DAG) e hoje é professor associado do DAG da Universidade Estadual de Maringá (UEM) câmpus sede. Na administração vem atuando como diretor adjunto do Centro de Ciências Agrárias (CCA/UEM) (outubro/2020 a setembro/2024). Também foi coordenador adjunto do curso de graduação em Agronomia, câmpus sede (julho/2012 a julho/2014). Chefe do Departamento de Agronomia (DAG) da UEM (julho/2018 a setembro/2020); chefe adjunto do DAG (julho/2014 a julho/2016 e julho/2016 a julho/2018).
Diretor adjunto: Ferenc Istvan Bánkuti
O professor Ferenc é formado em Zootecnia pela Universidade de São Paulo (USP) com Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção (Agronegócio) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Iniciou suas atividades na UEM em 2008 como docente da graduação e em 2009 como docente do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPZ/UEM). Entre 2009 - 2011, atuou como coordenador adjunto do curso de Zootecnia e no período entre 2009 a 2015 foi Tutor do PET Zootecnia/UEM. Entre 2015 a 2016 realizou estágio de pós-doutoramento na Kansas State University (USA). Em 2017-2021 foi coordenador adjunto do PPZ por dois mandatos. Em 2021-2023 foi a coordenador do PPZ e em 2023, assumiu a coordenação do Programa de Pós-graduação em Produção Sustentável e Saúde Animal (PPS).
PROPOSTAS
- Como eixo central e compromisso de nossa gestão, vamos UNIR, INOVAR MAIS e definir as prioridades do CCA em consenso com as chefias dos departamentos e coordenações de curso, servidores e alunos. Acreditamos que essa é a verdadeira igualdade: poder participar do Planejamento e das Decisões administrativas. Além disso, nossas ações serão pautadas na TRANSPARÊNCIA e na EQUIDADE.
- Vamos trabalhar para a melhoria na qualidade do ambiente de trabalho, nos aspectos relacionados ao bem-estar da comunidade acadêmica, mantendo participação democrática e diálogo permanente com Docentes, Discentes e Agentes Administrativos;
- Buscaremos ampliar o fortalecimento e a UNIÃO das relações administrativas do CCA, através da cooperação entre os Departamentos e Colegiados dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação, FEI, Centros Acadêmicos, Grupos PET, Empresas Júniores, Núcleos de Pesquisa e Pró-reitoras e Reitoria.
- Vamos agir para o fortalecimento e integração entre os programas de pós-graduação, facilitando a troca de experiências e o aprendizado conjunto.
- Com a aprovação da nova Lei Geral das Universidades – LGU, iremos lutar pela manutenção e/ou ampliação do quadro de professores e técnicos-administrativos dos Cursos de Graduação e dos Programas de Pós-Graduação do CCA.
A eleição para o CCA ocorrerá no dia 5 de junho.
Centro de Ciências Biológicas (CCB)
Diretora: Ana Paula Vidotti
Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Estadual de Maringá (2000), Mestrado e Doutorado em Ciências - Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo (USP -2003) e (2006). Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: morfologia, anatomia, anatomia comparada, divulgação científica e pesquisa. Desde 2010 é docente da UEM (2010-2013) - Departamento de Ciências; 2014 a atual - Departamento de Ciências Morfológicas (DCM). Atualmente é professora associada (C) do DCM e ocupa o cargo de Diretora Adjunta do Centro de Ciências Biológicas (CCB -2020/2024); Representante do DCM no Colegiado do CCB modalidades presencial e EaD (2014- 2016); Coordenadora do Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM (MUDI-UEM) entre os anos de 2016 e 2020; Coordenadora de projetos de extensão no MUDI desde 2014; editora-chefe da Revista Arquivos do MUDI (Arqmudi-UEM) entre 2011 e 2019; Membro do Corpo Editorial da Arqmudi desde 2011; Membro da Sociedade Brasileira de Anatomia (SBA) desde 2014, da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC) desde 2012 e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) desde 2023.
Diretor adjunto: Weferson Júnio da Graça
Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Mestrado e Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá, 2004 e 2008, respectivamente. Desde fevereiro de 2011 é docente do Departamento de Biologia (DBI) da UEM. Atualmente é professor associado (C) do DBI e professor permanente dos programas de pós-graduação (stricto sensu) em Biologia Comparada e Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais da Universidade Estadual de Maringá. Além disso, desde 2011 é pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia) vinculado ao laboratório da Coleção Ictiológica. Tem experiência na área de Zoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Taxonomia dos peixes da bacia dos rios Paraná, Paraguai e Iguaçu; Filogeografia de peixes Neotropicais; Filogenia e taxonomia de Ciclídeos; e biogeografia histórica de peixes neotropicais. Membro da Sociedade Brasileira de Ictiologia (SBI) desde 2010. Editor de formatação da revista Neotropical Ichthyology (2015-2016). Coordenador-adjunto do curso de Ciências Biológicas de Jul/2011 Jul/2012, Chefe do Departamento de Biologia de Jul/2016-Set/2020 e Coordenador-adjunto do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Ambientes Aquáticos Continentais (PEA) Out/2022-Set/2024.
PROPOSTAS
- Cientes da responsabilidade da liderança do Centro de Ciências Biológicas trabalhada de forma colegiada, com a participação ativa dos departamentos e cursos afetos e assim apresentamos este plano de trabalho.
- Valorizar acadêmicos, agentes universitários e docentes, mediante reuniões para ouvir demandas, sugestões e críticas, e discutir assuntos que resultem em avanços ao CCB.
- Infraestrutura dos blocos afetos ao CCB; Trabalhar para adequação da LGU a real necessidade da UEM; Segurança.
- Trabalhar para consolidar e melhorar os cursos de graduação e pós-graduação.
- Apoiar e ajudar a fortalecer os grupos de pesquisa e fortalecer o desenvolvimento de projetos de extensão e a divulgação para a sociedade.
A eleição para o CCB ocorrerá no dia 19 de junho.
Centro de Ciências Exatas (CCE)
Diretor: Diogo Francisco Rossoni
Graduado em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Especialista em Matemática e Estatística, Mestre e Doutor em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professor associado no Departamento de Estatística (DES) da UEM. Diretor adjunto do CCE (2022 - atual). Experiências em gestão: Conselho Deliberativo da FAEPE, Comitê Permanente de Ética em Pesquisa, Comitê de enfrentamento à Covid-19 na UEM, coordenação de programas de pós-graduação (PEG/adjunto e PBE) e Conselho Superior da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Fadec). Áreas de interesse: Estatística Espacial, Geoestatística, Estatística Experimental, Modelos não-lineares, Otimização de Experimentos, Bootstrap e Métodos Computacionais Intensivos.
Diretor adjunto: Marcos Roberto Teixeira Primo
Graduado em Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre e Doutor em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP). Professor associado no Departamento de Matemática (DMA) da UEM. Experiências em gestão: Coordenador adjunto e coordenador do curso de Matemática, Coordenador da Comissão Própria de Avaliação da UEM, Chefe do Departamento de Matemática. Áreas de atuação: Equações Diferenciais, Atratores Globais, Sincronização, Comparação de Soluções, Propriedades Assintóticas de Soluções, Estabilidade de Pontos de Equilíbrio. Avaliador de cursos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) desde 2010.
PROPOSTAS
- Incentivar e promover eventos de extensão que reforcem as iniciativas de cada departamento e fortaleçam o compromisso social das instituições públicas de ensino.
- Instituir no CCE uma comissão permanente unificada para avaliar as taxas de ingresso, permanência e evasão dos cursos, além de desenvolver estratégias comuns para mitigar os desafios atuais.
- Prosseguir com as iniciativas de integração entre o câmpus sede e o câmpus regional de Goioerê, fomentando atividades de ensino, pesquisa e extensão, e incentivando a participação ativa de docentes, discentes e agentes universitários nas ações do CCE em ambos os câmpus.
- Diagnosticar e promover a modernização e melhoria das condições de trabalho para os agentes universitários dos diversos setores do CCE, buscando também a simplificação de processos administrativos através do uso de plataformas digitais e Inteligência Artificial (IA).
- Trabalhar conjuntamente com a administração da UEM, a fim de garantir investimentos de grande monta para a conclusão de obras paradas no CCE, bem como para a manutenção das estruturas físicas do CCE que compõem o Plano Diretor da UEM.
A eleição para o CCE será no dia 19 de junho.
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)
Diretora: Érica Alves
Graduada em Letras pela UEM (2001). Possui Mestrado (2010) e Doutorado em Letras (2016), na área de concentração de Estudos Literários também pela UEM. É professora adjunta do Departamento de Letras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE) Mestrado e Doutorado da UEM. Foi coordenadora adjunta (2016-2018) e coordenadora (2018-2022) do Curso de Letras, representante titular do Departamento de Letras Modernas no Conselho Universitário (COU – 2020/2022), coordenadora da Pós-Graduação em Letras (2022-2023) sendo a atual diretora adjunta do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH - 2023-2024).
Diretor adjunto: Oséias Martinuci
Graduado e Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ingressou na carreira docente da UEM em 2012 e, atualmente, é professor associado do Departamento de Geografia (DGE), onde exerce atividades de chefia desde 2020. É também professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE – Mestrado e Doutorado) da UEM, no qual atua desde 2017, inicialmente como professor colaborador e, posteriormente, como docente permanente. Tanto na graduação quanto na pós-graduação ministra disciplinas da área de Cartografia Geográfica.
PROPOSTAS
- Lutar por condições materiais adequadas para as atividades de ensino, pesquisa e extensão, particularmente pela construção de novos edifícios e/ou sua reforma destinados a salas de aulas e de professores, laboratórios e auditórios e de áreas comuns de convivência no entorno do CCH, que incluam espaços de alimentação, de descanso, de interação e de manifestações culturais, buscando dar ao Centro maior protagonismo na discussão e implementação de políticas e ações que promovam a ocupação do Campus, de modo a impactar e a fortalecer uma mudança das relações internas e de aspectos culturais da Universidade.
- Empreender esforços para a instalação de cantinas e/ou food trucks para o bem estar e integração entre alunos e professores.
- Promover medidas que concorram para a redução da evasão nos cursos de licenciatura e bacharelado, dando especial atenção para aqueles alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade e que necessitam de políticas de acolhimento e/ou auxílio-permanência.
- Lutar pela abertura de novos concursos e contratação de docentes aprovados em concursos públicos.
- Propiciar a realização de atividades de capacitação para servidores técnicos a respeito de procedimentos essenciais para sua função.
A eleição para o CCH será no dia 13 de junho.
Centro de Ciências da Saúde (CCS)
Diretora: Priscila Garcia Marques
Doutorado em Educação Física na área de Aprendizagem Motora pela Universidade de São Paulo USP (2013), Mestrado em Educação Física na área de Desempenho humano pela UEM (2008) e graduada em Educação Física pela UEM (2006). Docente lotada no Departamento de Educação Física desde 2011, também é docente efetiva do Programa de pós-graduação em Educação Física Escolar em Rede (PROEF) da UEM. Atuou como coordenadora do Conselho Acadêmico do Curso de graduação de 2015 a 2018 e como coordenadora Adjunta do Conselho Acadêmico do Curso de graduação de 2018 a 2020. Coordenou a disciplina de Atenção em Saúde desde 2018 até 2020. Presidiu a comissão de horários do CCS de 2018 até 2020. Além do Ensino, da Pesquisa e das atividades administrativas, atua na extensão como coordenadora do Centro de Excelência Regional de Handebol. Atualmente, é a diretora adjunta do CCS em parceria com o diretor, Miguel Machinski Júnior.
Diretor adjunto: Dennis Armando Bertolin
Doutor em Ciências (Doenças Infecciosas e Parasitárias) pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp - 2002). Mestre em Ciências Biológicas (Biologia Celular) pela UEM (1994). Farmacêutico Bioquímico pela Universidade Estadual de Maringá (UEM - 1984). Professor da UEM desde 1989. Chefe do Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina (DAB), (2018-2021). Representante do Centro de Ciências da Saúde (CCS) no Comitê Interno de Biossegurança (CIBio) desde 2001, sendo o presidente de 2008 a 2021. Membro da Câmara Departamental do DAB (2013-2018, 2022 - atual). Coordenador do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas (Lepac -2005/2017). Como professor leciona Virologia Clínica para os cursos de Farmácia e Biomedicina. Como pesquisador, é autor de artigos científicos nacionais e internacionais, capítulo de livro, orienta alunos em projetos de iniciação científica, ensino, extensão, bem como, pós-graduandos no mestrado e doutorado do Programa de pós-graduação em Ciências da Saúde (PCS) desde 2007.
PROPOSTAS
- No ensino, destaca-se subsidiar a curricularização da extensão de forma multidisciplinar nos cursos do CCS, que já ocorre por meio da Atenção em Saúde. Há também a proposta de envidar esforços para mais recursos financeiros para manutenção das atividades acadêmicas necessárias para as aulas práticas, cursos noturnos e campi regionais – como é o caso do nosso curso de Educação Física em Ivaiporã. A ampliação do CCS também está entre as metas para o ensino: buscar condições de implantação do Curso de Nutrição e de Fisioterapia nos próximos quatro anos.
- Para a pesquisa e pós-graduação, destaca-se a implantação de novas residências multiprofissionais, buscar meios de melhoria na estrutura administrativa dos Programas de mestrado profissionais no âmbito do CCS e da UEM, e além das lutas pela manutenção de uma estrutura satisfatória para a pós-graduação acadêmica, a novidade no nosso plano de trabalho é a consolidação de um laboratório multidisciplinar para pesquisas que possam contemplar todos os programas de mestrado e doutorado do CCS.
- No serviço prestado à população junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), estamos determinados a intermediar o diálogo entre as lideranças do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análise Clínicas (Lepac), Clínica Odontológica (COD), Laboratório de Imunogenética (LIG), Toxicologia e Análise de Águas e órgãos administrativos, buscando apoio da esfera municipal e atuação direta na esfera estadual, para que a regulamentação dos órgãos suplementares ocorra, frente ao marco legal da LGU, para que em médio e longo prazo, os recursos humanos necessários para o atendimento ao SUS não fique irreversivelmente comprometido.
- No que tange as atividades de extensão e prestação de serviços, nossa chapa se propõe a apoiar e promover ações que valorizem o papel da UEM e do CCS junto à sociedade (eventos de extensão, Workshops e palestras em órgãos e entidades dos municípios onde o CCS se faz presente).
A eleição no CCS será no dia 20 de junho.
Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA)
Diretor: João Marcelo Crubellate
O professor João Marcelo Crubellate é professor associado nível C no Departamento de Administração (DAD) da UEM, atuando no DAD desde 1998 como professor universitário. Foi aluno no curso de Administração da UEM, graduando-se em 1995. Cursou o mestrado em Administração na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Doutorado em Administração na Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Realizou estágio pós-doutoral no Departamento de Filosofia da Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG), em Roma. Tem também formação em nível de doutorado em Filosofia (Ética) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). É professor no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Administração (PPA), tendo coordenado o programa por 3 gestões (2005-2007; 2010-2012; 2013) e no Programa de Mestrado em Ciências Contábeis (PCO). Foi representante do DAD no Conselho Universitário (COU) entre 2016 e 2018; foi chefe do Departamento em 2022. Foi Assessor de Planejamento da UEM (2018-2019) e Pró-reitor de Planejamento entre 2019 e 2020. Atualmente, é diretor adjunto do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA/UEM).
Diretor adjunto: Antonio Marcos Flauzino dos Santos
O professor Antonio Marcos Flauzino dos Santos é professor adjunto nível C no Departamento de Ciências Contábeis (DCC/UEM), atuando no Câmpus Regional de Cianorte (CRC) desde 1996 como professor universitário. Foi aluno no curso de Ciências Contábeis da UEM, Câmpus Regional de Cianorte, graduando-se em 1993. Cursou o Mestrado em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Doutorado em Administração Pública e Governo na EAESP da Fundação Getúlio Vargas. Professor temporário em 1996 e professor efetivo desde 1997. Foi diretor do CRC por três gestões (2000-2002; 2002-2006; 2006-2010). Foi coordenador do Conselho Acadêmico do Curso de Ciências Contábeis do CRC por 3 gestões (2010-2012; 2012-2014; 2016-2018) e coordenador adjunto do Conselho Acadêmico do Curso de Ciências Contábeis do CRC na gestão 2014-2016. Foi Pró-reitor de Administração da UEM na gestão 2018-2022. Atualmente, é coordenador adjunto do Conselho Acadêmico do Curso de Ciências Contábeis do CRC.
PROPOSTAS
- Elaborar, em conjunto com os departamentos, projeto de revitalização e modernização das salas de aula do Centro (computadores, quadros interativos, climatização), visando à configuração de ambiências de ensino apropriadas às diferentes modalidades de cursos oferecidos (graduações, especializações, mestrados e doutorados, cursos de extensão de curta duração).
- Desenvolver esforços para reaparelhar e modernizar as salas de aula e os laboratórios do Centro.
- Apoiar os programas no seu esforço para melhorar os conceitos de avaliação junto à CAPES.
- Apoiar a elaboração de novos projetos de extensão e prestação de serviço no âmbito do Centro e de suas unidades, de modo a maximizar o potencial de recursos e competências instaladas no CSA.
- Discutir e elaborar o Planejamento Estratégico do CSA, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade.
A eleição para o CSA ocorrerá no dia 13 de junho.
Centro de Tecnologia (CTC)
Diretor: Edwin V. Cardoza Galdamez
É graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Obteve o título de Mestre (2002) e Doutor (2007) em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP). Em 2008, ingressou na UEM e atualmente é professor associado no Departamento de Engenharia de Produção (DEP). Na UEM ocupou o cargo de coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Produção e foi membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP), posteriormente, representou o DEP no Conselho Universitário (COU). Está como Diretor Adjunto do Centro de Tecnologia (CTC) e membro do Conselho de Administração (CAD), referente ao período de 2020-2024. Desde 2014, é docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PCO) e, em 2019, passou a participar do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção (PGP), período no qual assumiu o cargo de Coordenador do Conselho Acadêmico do PGP. Tem experiência no desenvolvimento científico e tecnológico nas áreas de Engenharia da Qualidade e Engenharia Organizacional.
Diretora adjunta: Thelma Elita Colanzi Lopes
É graduada em Tecnólogo em Processamento de Dados pela UEM. É Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional (1999) pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP) e Doutora em Informática (2014) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em 2006, ingressou na UEM e atualmente é professora associada no Departamento de Informática (DIN). Desde 2015, é docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PCC) da UEM. Na UEM, atuou como coordenadora do Curso de Graduação em Informática e foi membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) no período de 2014 a 2018. Foi membro suplente do DIN no Conselho Universitário de 2018 a 2019. Atualmente ocupa o cargo de coordenadora do PCC (2022-2024). É membro do Comitê de Tecnologia da Informação (COTI) desde 2021. Representou a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) no estado do Paraná assumindo o cargo de Secretária Regional da SBC no período de 2018 a 2024. Tem experiência no desenvolvimento científico e tecnológico na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software.
PROPOSTAS
- Promover uma gestão transparente, com a participação permanente e integrada do Conselho Interdepartamental (CI) e dos Departamentos do CTC.
- Apoiar a melhoria da infraestrutura de ensino dos cursos de graduação do CTC.
- Promover o fortalecimento dos programas de pós-graduação do CTC.
- Apoiar projetos e ações de internacionalização dos cursos de graduação e pós-graduação do CTC.
- Promover ações de cooperação e desenvolvimento regional que fortaleçam o papel da UEM e do CTC junto à sociedade, principalmente, nos municípios que o CTC oferece Cursos de Graduação e Pós-graduação.
A eleição para o CTC ocorrerá no dia 12 de junho.
(Francisco Dias Neto/UEM)