Offline

Em Maringá, Fumacê começa a ser aplicado em novas áreas a partir de segunda, 3
29/05/2024 16:16 em Notícias de Maringá

A Prefeitura de Maringá recebeu da 15ª Regional de Saúde novo lote de insumos para aplicação do fumacê. O inseticida contra a dengue será aplicado a partir de segunda-feira, 3, em 391 quarteirões de oito localidades da cidade. A seleção dos locais considera o número de casos confirmados e notificados da doença e o índice de infestação do Lira. A ação é uma das frentes de trabalho do município, que também realiza mutirões aos fins de semana e ações diárias para combate da doença. 

 

Neste novo ciclo de aplicação do fumacê, foram selecionadas áreas com maior incidência de casos da doença nos bairros Parque das Grevíleas, Jardim Ipiranga, Parque Residencial Quebec, Centro, São Silvestre, Conjunto Habitacional Sol Nascente e distrito de Floriano. O inseticida será aplicado em algumas quadras dos bairros. Clique aqui e confira o mapa com as ruas que serão atendidas em cada bairro. 

 

A aplicação do fumacê ocorre em cinco ciclos, com um intervalo de retorno de três a cinco dias entre cada etapa. Isso significa que, se o carro do fumacê passar em determinado dia na sua rua, ele deve retornar em no mínimo três ou no máximo cinco dias, dependendo das condições climáticas, até completar cinco aplicações. 

 

A secretária de Saúde, Karina Rissardo, explica que ainda há áreas da cidade com alta incidência de casos de dengue. Ela reforça que os cuidados devem ser mantidos pela população, como a limpeza constante dos quintais. “São locais em que o cenário da doença ainda é crítico, apesar das ações realizadas pelos nossos agentes de combate às endemias para eliminação de focos do mosquito transmissor da dengue. O fumacê é a última estratégia e que será utilizada nestes locais para que possamos evitar o avanço da doença”, afirmou. 

 

Para que o fumacê tenha resultados é necessário que a população adote algumas medidas durante a aplicação. Confira as respostas para algumas dúvidas comuns sobre o fumacê e a dengue: 

 

Em quais dias e horários o fumacê é aplicado?

 

O fumacê é aplicado todos os dias da semana, inclusive nos fins de semana e feriados, em dois horários: entre 5h e 10h e 16h e 20h. 

 

O que fazer quando o fumacê passar na minha rua?

 

No momento da aplicação, você precisa deixar as portas e janelas abertas. Se tiver aves, é necessário cobrir a gaiola ou colocá-las dentro da casa. Você também deve recolher os recipientes de água e comida dos animais de estimação. Os criadores de abelhas devem proteger as colméias antes da aplicação. 

 

É importante ficar atento aos dias que o carro passa no seu bairro ou até mesmo ao barulho do veículo para adotar as medidas necessárias. 

 

Em quanto tempo o fumacê se dissipa no ar?

 

O fumacê se dissipa rápido e em no máximo 3 horas não tem mais efeito ambiental. Após 3 horas da aplicação, você já pode descobrir a gaiola e colocar novamente os recipientes de água e comida dos animais de estimação. 

 

Mesmo com a aplicação é preciso eliminar os focos de dengue?

 

Sim. O fumacê só elimina os mosquitos que estão voando e não afeta os ovos e larvas presentes na água parada. Dessa forma, a ação não diminui a necessidade de limpeza dos quintais e retirada de materiais, como vasos e pneus, propícios para a proliferação do mosquito transmissor.

 

Como sei que a dengue é grave?

 

Nos casos de dengue, logo que a febre passa, a doença pode se agravar. Portanto, por volta do 3º ou 4º dia do início dos sintomas, é importante consultar novamente com o médico. 

 

Caso o paciente apresente sinais de alarme (vômitos persistentes, dor abdominal intensa e contínua, desconforto respiratório, hepatomegalia dolorosa (aumento do fígado), sonolência ou irritabilidade excessiva, hipotermia, sangramento de mucosas, diminuição da sudorese ou ficar mais de 4 horas sem fazer xixi) deve procurar o serviço de saúde imediatamente.

 

É necessário utilizar repelente mesmo com dengue?

 

Sim. O repelente também deve ser utilizado por pessoas com dengue. O uso de repelentes nesse período afasta o risco de contaminação dos mosquitos para transmissão da dengue para outras pessoas.

(Fonte: PMM)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!