O Bravo, da Classe C30, fez jus ao nome e se estabeleceu na 4ª Regata Honda Ubatuba-Ilhabela como o único entre os 93 barcos inscritos a percorrer as 20 milhas (36 km) no tempo estipulado pela Comissão de Regata (CR), devido à falta de vento. A embarcação do Iate Clube de Santos (ICS) largou às 11h30 de sexta-feira (30/5) e cruzou a linha de chegada, próxima ao farol da Ponta das Canas, ao Norte de Ilhabela, às 17h16, apenas 14 minutos antes de o tempo estourar.
O comandante Jorge Berdasco enalteceu a estratégia adotada para enfrentar quase seis horas de regata. “Na largada tinha vento, uns 12 nós de sul. Não largamos tão bem entre os 93 barcos. Optamos por velejar mais à barla (onde entra o vento), enquanto a maioria preferiu costear por Caraguá. Esperamos entrar o leste, que demorou, mas entrou no final da regata, quando muitos já haviam desistido. Mostramos que a nossa tática estava correta e que o caminho era aquele mesmo”.
Berdasco ainda pontuou uma situação atípica do Litoral Norte Paulista apresentada na regata. “Foi interessante velejarmos em Ubatuba com vento e em Ilhabela sem vento, ou seja, um dia de Ubatuba sendo Ilhabela e de Ilhabela sendo Ubatuba. Quero parabenizar a tripulação pelo empenho em concluir a regata. Em momento algum cogitamos desistir, mantendo sempre o bom ânimo, que é o nosso ponto forte. Ninguém abaixa a cabeça. Parabéns também aos organizadores, Ubatuba Iate Clube (UIC) e Pindá Iate Clube (PIC - Ilhabela)”.
O segundo participante da Classe C30, Kaikias EMS não concluiu a prova. Aproveitando a estada em Ilhabela, a tripulação do Bravo treinará no fim de semana para as duas próximas competições. “A previsão é de vento leste. Já combinamos de treinar com o Tonka, de Ilhabela, que possui uma tripulação muito experiente. Vamos simular situações de regata como largadas, manobras e montagens de boia. Será importante para o Warm Up e para a Semana de Vela”, afirmou o comandante Berdasco.
A vitória na 4ª Regata Honda Ubatuba-Ilhabela, rendeu ao Bravo o Troféu King, de posse transitória, entregue ao Fita Azul, primeiro barco a cruzar a linha de chegada. O Warm Up - 2ª Etapa da 24ª Copa Mitsubishi será em 15/16 e 22/23 de junho e a 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, na última semana de julho. O Bravo venceu a 1ª Etapa da Copa Mitsubishi - Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, em março.
Flotilha nacional da Classe C30
01 – Tonka - Demian Pons - Yacht Club Ilhabela (YCI)
02 - Kairós - Sophia Setti - MCP Yachts - Guarujá
03 - Kaikias EMS - Hilsdorf/Aurichio - Grêmio de Vela Ilhabela (GVI)
04 - Bravo - Jorge Berdasco - ICS
05 - Relaxa Building - Tomás Mangabeira - YCI
06 - Loyalty - Alexandre Leal - Veleiros do Sul/Iate C.R.Janeiro (VDS/ICRJ)
07 - Katana Portobello - Cesar Gomes Neto - Iate Clube S.Catarina (ICSC)
08 - Zeus Team - Inácio Vandresen - ICSC
09 - Caiçara KAT Technologies - M. Cesar - Pindá Iate Clube (PIC)
(Texto: Assessoria. Foto: Aline Bassi / Balio de Ideias)