Referência em práticas sociais e ambientais e no cuidado com o meio ambiente, a Prefeitura de Maringá desenvolve políticas públicas com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As iniciativas garantem prêmios nacionais para Maringá e títulos como o de ′Cidade Árvore do Mundo′ e da ′Melhor Cidade do Brasil para Viver′. Nesta semana, entre sexta-feira, 7, e domingo, 9, a cidade sediará a segunda edição da ′Arena Sustentável′. O evento, que tem o apoio da Prefeitura de Maringá, será realizado no Eurogarden.
Na ′Arena Sustentável′, a comunidade poderá conhecer práticas adotadas por empresas e políticas públicas do município em prol dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Durante o evento, o município promoverá diversas ações, incluindo atividades recreativas, feirinha de adoção de animais, orientação aos microempreendedores individuais (MEIs) e divulgação de vagas de emprego. A programação será das 9h às 17h na sexta e das 13h às 17h30 no sábado e domingo (confira abaixo a programação completa).
Durante o evento, o município também realizará uma edição especial do ‘Maringá Recicla’, projeto que incentiva o descarte correto de resíduos e promove a sustentabilidade. A ação será no sábado, 8, das 14h às 17h, na Arena Sustentável, no Eurogarden. A comunidade poderá descartar roupas e calçados em bom estado de conservação, sucatas eletrônicas, bijuterias usadas, esponjas de uso doméstico e cartelas de medicamentos vazias. As roupas serão encaminhadas para o Provopar e os demais materiais para as cooperativas de reciclagem.
O prefeito Ulisses Maia destacou o compromisso do município com políticas públicas pautadas nos ODS e princípios do conceito ESG (Ambiental, Social e de Governança). Por dois anos consecutivos, em 2022 e 2023, o município recebeu da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) o Selo Ouro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o que reforça o compromisso da gestão municipal com a sustentabilidade e inclusão.
“Investir no presente e futuro da nossa cidade é trabalhar pelo desenvolvimento sustentável. Todos os nossos projetos e políticas públicas atendem a Agenda 2023, composta por 17 objetivos e 169 metas, e têm como foco a garantia da qualidade de vida da comunidade”, afirmou o prefeito Ulisses Maia. Devido às boas práticas de governança e sustentabilidade, a Prefeitura de Maringá recebeu o ‘Selo Safira de Gestão Sustentável’ da Caixa Econômica Federal. O município atingiu a média de 81,5 pontos na premiação, que avaliou 21 indicadores nas categorias “Ambiental”, “Social”, “Governança” e “Climático”. A maior pontuação da cidade foi na categoria “Governança”, com 83% da nota máxima.
(Fonte: PMM)
Confira a programação da Prefeitura na ‘Arena Sustentável’:
Sexta-feira, 7, das 9h às 17h
- Exposição sobre as hortas comunitárias do município, com caixas de hortaliças e orientações técnicas sobre cultivo;
- Divulgação de vagas de emprego e emissão da Carteira de Trabalho Digital;
- Divulgação sobre o Parque Industrial e funcionamento do Programa de Desenvolvimento Econômico no Município de Maringá;
- Projeto Estação Ingá, com sistema compartilhado de bicicletas e patinetes elétricos;
- Tira-dúvidas sobre o Planejamento Urbano e o Plano Diretor;
- Projeto Cidade Planejada para Primeira Infância (periscópio reverso);
- Atividades recreativas para as crianças.
Sábado, 8
- 13h às 17h30 - Projeto Estação Ingá, com sistema compartilhado de bicicletas e patinetes elétricos;
- 13h às 17h30 - Atividades recreativas para as crianças;
- 13h às 17h30 - Orientações para MEIs sobre as linhas de crédito, direitos e obrigações, formalização, emissão de nota fiscal, regularização de dívidas, informações sobre alteração e baixa de CNPJ MEI;
- 13h às 17h30 - Simulador de capotamento;
- 14h às 17h - ‘Maringá Recicla’, com troca de recicláveis por mudas de palmeira imperial, além de recolhimento de roupas e calçados em bom estado de conservação, sucatas eletrônicas, bijuterias usadas, esponjas de uso doméstico e cartelas de medicamentos vazias.
Domingo, 9
- 13h às 17h30 - Projeto Estação Ingá, com sistema compartilhado de bicicletas e patinetes elétricos;
- 13h às 17h30 - Exposição do complexo da Usina de Reutilização de Resíduos de Construção e Demolição (RCD), que transformará os resíduos de construção civil em materiais para manutenção das estradas rurais e para produção de pó de pedra, material para meio-fio, tampas de caixas de drenagem e outros itens;
- 13h às 17h30 - Atividades recreativas para as crianças;
- 13h às 17h30 - Orientações para MEIs sobre as linhas de crédito, direitos e obrigações, formalização, emissão de nota fiscal, regularização de dívidas, informações sobre alteração e baixa de CNPJ MEI;
- 13h às 17h30 - Simulador de capotamento;
- 14h às 16h - Feirinha de adoção de animais;
- 14h às 17h - Projeto Maringá em Rotas, com passeios por espaços culturais, parques e templos religiosos da cidade.