Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira, 5, a Prefeitura de Maringá realizou a abertura da ‘Semana do Meio Ambiente 2024’. Durante a cerimônia, o município lançou o ‘Projeto Somar’, iniciativa que vai transformar banners e faixas de lona em sacolas ecológicas e ampliar os locais de descarte de esponjas domésticas e cartelas de medicamentos vazias. Também houve assinatura do decreto que cria o ‘Projeto Multiplicadores’ e prevê oferta de bolsas financeiras para agentes de boas práticas ambientais nas comunidades.
O ‘Projeto Somar’ incentiva a economia circular solidária. Uma das ações será a transformação de banners e faixas de lona utilizados pelo município em ecobags. Durante a abertura da ‘Semana do Meio Ambiente’, o vice-prefeito Edson Scabora assinou o edital de chamamento público para a seleção de organizações da sociedade civil interessadas na produção das sacolas ecológicas a partir dos materiais fornecidos pelo município. O edital prevê a aquisição de até 2 mil ecobags e big bags, o que significa 3,4 mil m² quadrados de faixas reaproveitadas.
Outra iniciativa do ‘Projeto Somar’ é a ampliação dos ecopontos para recolhimento de esponjas domésticas e cartelas de medicamentos vazias. Serão criados 100 novos locais para descarte correto em escolas municipais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os materiais serão encaminhados para cooperativas e instituições sociais, o que ampliará a geração de renda.
O município também assinou decreto para criação do ‘Projeto Multiplicadores’, que será realizado pelo Instituto Ambiental de Maringá (IAM) e Escola de Governo da Prefeitura de Maringá. Por meio da iniciativa, serão ofertadas palestras e oficinas gratuitas para a comunidade sobre arborização urbana, compostagem, reciclagem, economia circular, entre outros temas voltados à educação ambiental. O projeto prevê também oferta de bolsas financeiras socioambientais para agentes multiplicadores que desenvolverão ações de educação ambiental nas comunidades.
O vice-prefeito Edson Scabora destacou o compromisso do município com o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente. “Maringá é reconhecida pela ONU como a ‘Cidade Árvore do Mundo’. Elaboramos um Plano de Gestão de Arborização Urbana com detalhes técnicos e especificidades de toda a cidade, o que garante o planejamento técnico da nossa arborização. Os avanços não param e vamos seguir com novas políticas públicas para incentivar o descarte correto, a sustentabilidade e a economia circular”, afirmou.
Na abertura da ‘Semana do Meio Ambiente 2024’, o município promoveu uma palestra com o coordenador do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação em Biodiversidade e Restauração Ecológica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Alexandre Bonesso Sampaio. A programação segue até domingo, 9, e reúne palestras com representantes de órgãos como Ibama e Instituto Água e Terra, observação de pássaros, plantio de mudas, feira socioambiental e outras iniciativas. Clique aqui e confira a programação completa da Semana do Meio Ambiente.
“A Semana do Meio Ambiente fomenta discussões técnicas sobre o tema, com palestras voltadas para a comunidade acadêmica e empresas, mas também promove ações para envolver toda a população. O combate às mudanças climáticas precisa do engajamento de todos e da adoção de medidas urgentes. Nesta semana, vamos intensificar as ações de conscientização e mobilizar toda a sociedade”, destacou a diretora-presidente do Instituto Ambiental de Maringá, Juliane Kerkhoff.
(Texto: PMM. Foto: Fábio Reina/PMM)