Na Semana do Meio Ambiente, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) estará presente na segunda edição do Arena Sustentável Maringá, que acontece de 7 a 9 de junho, no bairro Eurogarden. O evento, promovido pelo Grupo Maringá de Comunicação (GMC) com apoio da Prefeitura de Maringá, conta com curadoria de conteúdo da UEM e da Great People ESG. O objetivo do evento é divulgar à comunidade projetos, empresas e entidades comprometidos com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Durante os três dias, cerca de 100 pessoas da comunidade acadêmica da UEM, entre estudantes, professores e pesquisadores, estarão apresentando ao público do evento 21 projetos de pesquisa e extensão relacionados ao desenvolvimento sustentável. “A participação da UEM na Arena Sustentável vai muito além de simplesmente cooperar com um evento do gênero. É um compromisso concreto, com a construção de um futuro mais verde, justo e próspero para as futuras gerações. A UEM, como instituição de pesquisa, ensino e extensão de referência que é, tem a responsabilidade de inspirar a sociedade na busca por soluções e desafios socioambientais", frisa o presidente do Comitê Gestor Ambiental (CGA) da UEM, Rodrigo Camilo.
Segundo ele, a UEM contará com projetos muito atrativos no evento, que vão chamar a atenção do público. "Teremos projetos inovadores, abordando a educação ambiental, a biotecnologia, a reutilização de resíduos, a questão da agricultura orgânica, além de iniciativas como o artesanato com resíduos recicláveis, o apoio a empreendimentos econômicos solidários e programas de conscientização sobre doação de medula óssea. Vão ser apresentados também ideias e projetos que envolvem o tema da biodiversidade e da planície de inundação do Rio Paraná. Tem também a questão do acesso ao livro com a participação da editora, além das consultorias especializadas movidas pelas empresas juniores da universidade. Esse conjunto de atores que irão participar neste ano são bem representativos", detalha o presidente do CGA.
O reitor da UEM, Leandro Vanalli, reforça o compromisso da atual gestão com a sustentabilidade e que a apresentação dos projetos desenvolvidos na Universidade neste evento de grande importância é uma pequena amostra do que é desenvolvido na Universidade. “Este evento é uma vitrine para os projetos da Universidade que trazem soluções sustentáveis, onde a população pode conhecer um pouco do que é feito dentro da Universidade, já que temos, hoje, em torno de 1.300 projetos na UEM, que possuem viés ligados aos ODS estabelecidos pela ONU. No Arena Sustentável deste ano, levaremos uma parcela pequena desse capital que temos em torno da sustentabilidade, mas bastante significativa em termos da sua importância."
No estande da UEM, o projeto Logística Reversa, do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), irá coletar tampinhas plásticas e cápsulas de café para retornar esse material à indústria, contribuindo com o meio ambiente.
Além de aprender mais sobre os ODS e conhecer os projetos da Universidade, os visitantes podem conferir iniciativas de empresas e instituições maringaenses que, como a UEM, conquistaram a Certificação ODS promovida pelo Instituto ACIM (Associação Comercial e Empresarial de Maringá). Por dois anos consecutivos (2022 e 2023), a UEM conquistou o selo ODS Ouro e o Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) também recebeu o Selo ODS Prata em 2022 e o Selo ODS Ouro em 2023.
A UEM também tem diversas conquistas em rankings internacionais. Entre elas, destacam-se o QS Sustainability Ranking e o UI GreenMetric, publicados em dezembro de 2023. Segundo esses dois rankings, a UEM está entre as universidades mais sustentáveis do Brasil para 2024, e também foi escolhida como a mais sustentável das Instituições Paranaenses de Ensino Superior.
Arena Sustentável - O Arena Sustentável quer incentivar a mudança de comportamento frente às questões ambientais. O público terá acesso a várias atrações sobre sustentabilidade em um só lugar e poderá conhecer práticas adotadas por empresas e políticas públicas do município em prol dos ODS. A programação, que conta com atividades práticas, exposição, feirinha, entretenimento para o público infantil e talks com especialistas direcionados para estudantes, líderes de empresas e público em geral, é aberta ao público e gratuita.
Programação dos projetos da UEM
7 de Junho (sexta-feira)
9h às 13h
Espaço 1 - Educação e Meio Ambiente: Artesanato com Resíduo Reciclável
Espaço 2 – Livraria Eduem
Espaço 3 - CerAUP/ Paraná Mais Orgânico
Espaço 4 - Incubadora e Unidades de Referência com estratégia no processo de incubação de empreendimentos de econômicos solidários
Espaço 5 - Logística Reversa e Coleta Seletiva (Museu Dinâmico interdisciplinar - Mudi)
Espaço 6- Programa Paraná Empreende Mais
Espaço 7 - Empresas DNA UEM
Espaço 8- Por uma educação não violenta: desmedicalizando os processos educativos (Edua)
Espaço 9 - Capoeira em apoio à infância e juventude
13h às 17h
Espaço 1 - Educação e Meio Ambiente: Artesanato com Resíduo Reciclável
Espaço 2 – Livraria Eduem
Espaço 3 - CerAUP/ Paraná Mais Orgânico
Espaço 4 - Empea Consultoria
Espaço 5- Logística Reversa e Coleta Seletiva (Museu Dinâmico interdisciplinar - Mudi)
Espaço 6- Labotan
Espaço 7- Doe vida: Conscientização e incentivo a doação de órgãos e medula óssea
Espaço 8- Empresas DNA UEM
Espaço 9 - Conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação das abelhas sem ferrão e sua flora relacionada
8 de Junho (sábado)
13h às 17h30
Espaço 1 - Educação e Meio Ambiente: Artesanato com Resíduo Reciclável
Espaço 2 - Livraria Eduem
Espaço 3 - Aplicações biotecnológicas e ambientais de fungos lignoceluloliticos e aproveitamento de resíduos e subprodutos agrícolas
Espaço 4 - Peld-Piap: A Planície de Inundação do Alto rio Paraná
Espaço 5- Logística Reversa e Coleta Seletiva (Museu Dinâmico interdisciplinar - Mudi)
Espaço 6 - BioSolutions
Espaço 7 - Por uma educação não violenta: desmedicalizando os processos educativos (Edua)
9 de Junho (domingo)
13h às 17h30
Espaço 1 - Educação e Meio Ambiente: Artesanato com Resíduo Reciclável
Espaço 2 - Livraria Eduem
Espaço 3 - Logística reversa e coleta seletiva: Aprendendo com o Juca, mascote do Mudi, sobre sustentabilidade
Espaço 4 - Agro Jr.
Espaço 5 - Conset Consultoria
Espaço 6 - Diagnóstico laboratorial da tuberculose e infecções causadas por micobactérias não tuberculosas
Espaço 7 -Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas – Lepac
Espaço 8 -Grupo de estudos e pesquisas em educação e psicologia: compartilhando experiências formativas e profissionais (Gepep)
Espaço 9 - Conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação das abelhas sem ferrão e sua flora relacionada
Serviço
Arena Sustentável
Dias: 7, 8 e 9 de junho
Horários:
Sexta (7 de junho), das 9h às 17h
Sábado e domingo (8 e 9 de junho), das 13h às 17h30
(Marilayde Costa/UEM)