Entre quinta (6) e sexta-feira (7), leitores e leitoras das comunidades interna e externa da Universidade Estadual de Maringá (UEM) têm a última oportunidade para adquirir títulos com desconto na 16ª Semana do Livro da Editora da UEM (Eduem). Inaugurada na terça-feira (4), a feira ocorre entre 9h e 21h30, no hall de entrada da Biblioteca Central (BCE), no câmpus sede da instituição.
Desde sua abertura, a 16ª Semana do Livro tem atraído docentes, estudantes, autores e membros da comunidade externa à UEM. Conforme os organizadores, mais de 1,4 mil exemplares foram vendidos nos dois primeiros dias de evento. A expectativa também é de bom público para os últimos dias de atividades, que se encerram nesta sexta-feira (7).
No local, os visitantes podem encontrar mais de 700 títulos com preços especiais, a partir de R$ 5. Livros da Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) e da Editora da Universidade Estadual de Londrina (Eduel), por exemplo, são vendidos pela metade do preço de capa. Já as obras da própria Eduem, além do desconto a partir de 50%, têm brindes nas compras acima de R$ 50.
A feira conta, ainda, com oferta de livros assinados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vendidos com 20% de desconto.
De acordo com o diretor da Eduem, Angelo Aparecido Priori, a maior parte das obras expostas têm foco em assuntos acadêmicos de diferentes áreas. “No caso da Eduem, há uma presença forte de livros nas áreas das Ciências Humanas. Das outras áreas, temos livros técnicos, que são muito importantes, como os da Embrapa e do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia) da UEM”, exemplificou.
É possível consultar com antecedência a lista de obras e preços, ofertados conforme disponibilidade. Os exemplares mais procurados têm sido frequentemente repostos pela Eduem.
Além disso, segundo a organização, o catálogo de obras da Semana do Livro ganhou uma novidade nesta quarta-feira (5). O título “Ecologia Quantitativa: Introdução às análises multivariadas com uso do R”, recém-lançado pela Eduem, foi adicionado à feira, também com 50% de desconto.
Oportunidade única
Ainda segundo Priori, a ação anual promove, também, o incentivo à leitura. “São todos livros bons, que passam por um processo de avaliação antes de serem publicados, então têm qualidade. É uma oportunidade única aos leitores, por terem acesso aos livros com desconto e esse contato com os autores que passam por aqui”, ressaltou.
O estudante Tiago Conte Ferreira concorda. Graduando em História na UEM, o jovem visitou a feira no primeiro dia de atividades e adquiriu quatro exemplares. “Comprei livros tanto para a graduação quanto para interesse próprio. Alguns abordam pesquisas na área que eu estudo, outros mais por eu gostar mesmo”, relatou. “É interessante porque muitas obras acadêmicas têm um preço elevado e nem sempre temos a oportunidade de comprar. Acho uma boa oportunidade para levar com desconto”, opinou.
Também visitante do primeiro dia de evento, a doutoranda Larissa Boller lembrou que a maioria das obras vendidas na feira não podem ser encontradas na internet. “Tem muitos livros que não achamos em PDF, e mesmo que sejam físicos, são muito caros. Acho essa oportunidade muito, muito importante”, afirmou a estudante do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA).
“Eu procurava algo sobre peixes, porque trabalho nessa área. E esse livro tem vários peixes em aquarela, é muito lindo. E também vim pensando em estatística, por ser algo que usamos muito na pós-graduação e na vida, e o livro que encontrei ganhou meu coração”, contou, mostrando suas duas aquisições, ambas assinadas pela Edusp - “Peixes do Brasil: Aquarelas de Jacques Burkhardt”, organizado por José Lima de Figueiredo e Heraldo Antonio Britski; e “Noções de de Probabilidade e Estatística”, dos autores Marcos Nascimento Magalhães e Antônio Carlos Pedroso de Lima.
O egresso João Gabriel Pereira Nobre de Paula também prestigiou a 16ª Semana do Livro da Eduem. Graduado em Letras-Português e mestre em Literatura pela UEM, o jovem ficou sabendo da feira por amigos e após ver a divulgação do evento nas redes sociais. “Sempre gosto de procurar livros em sebos ou neste tipo de evento aqui na UEM, principalmente porque o material produzido pela Eduem é um material de qualidade. Imaginei que eu encontraria livros na área de Letras que pudessem me oferecer algo novo e estou bem feliz com os títulos que encontrei”, comemorou.
Para João Gabriel, a feira também possibilita que a comunidade colabore com as pesquisas desenvolvidas na Universidade. “É uma oportunidade bacana de aprofundar os estudos, aumentar a biblioteca particular e ajudar a UEM como uma forma de retorno. É uma contribuição que nós, como ex-alunos ou profissionais da área, podemos propiciar com essa devolutiva ao conhecimento que é produzido, e também uma forma de financiá-lo”, completou.
Conforme a diretora da BCE, Márcia Regina Paiva, a iniciativa contribui, ainda, para o dinamismo das atividades da biblioteca. “Muitos desses livros fazem parte das ementas dos cursos da UEM, então essa parceria enriquece o estudo dos alunos e gera movimento na biblioteca. A BCE também é um agente cultural, de desenvolvimento, de cultura, de arte e de leitura”, lembrou.
A feira aceita pagamentos em dinheiro, Pix e cartões de crédito e débito. Em caso de dúvidas sobre a 16ª Semana do Livro, é possível contatar a Eduem pelo telefone (44) 3011-4915 ou pelo endereço de e-mail mkt-eduem@uem.br.
(Vinicius Guerra/UEM)