Para destacar a importância da comunidade japonesa no desenvolvimento de Maringá, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo (Saet), realiza a ‘Semana da Imigração Japonesa’ e a comemoração dos 10 anos do Parque do Japão. A programação, que ocorrerá nesta quinta-feira, 13, sábado, 15, e domingo, 16, terá ações culturais, gastronômicas, esportivas e ambientais. Em 2024, completam-se 116 anos da imigração japonesa no Brasil.
Todas as ações serão realizadas no Parque do Japão e a entrada é gratuita. O evento é uma parceria da Prefeitura com a Associação Paranaense de Amparo às Pessoas Idosas Wajunkai e a Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema).
A abertura do evento ocorrerá nesta quinta-feira, 13, às 19h30, com a exibição de uma retrospectiva sobre o Parque do Japão. Na sequência, haverá apresentações de taiko (tradicional instrumento de percussão da cultura japonesa), música japonesa e a dança típica Bon Dori.Também haverá um jantar, realizado pela Wajunkai, com valor de R$ 60. Os ingressos para o jantar podem ser adquiridos pelo telefone (44) 99880-1411.
No sábado, 15, e domingo, 16, a programação será das 9h às 18h, com exposição de bonsai, Batalha Geek (com jogos de perguntas e respostas sobre animes, desenhos e filmes), aulas abertas de Aikido (crianças e adultos) e encontro de cosplay (confira abaixo a programação detalhada).
“A comunidade japonesa tem um papel fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade, com contribuições nos setores econômico, social e cultural. Kakogawa, a primeira cidade-irmã de Maringá, mantém laços importantes com o nosso município em diversas áreas. Além disso, vamos celebrar os dez anos do Parque do Japão, que é o maior jardim japonês fora da terra do sol nascente e merece todo nosso zelo e cuidado”, afirma o prefeito Ulisses Maia
As primeiras famílias japonesas chegaram na região na década de 1940. No ano passado, para celebrar os 50 anos de irmandade entre Maringá e Kakogawa, o prefeito Ulisses Maia recebeu a visita oficial da comitiva da cidade japonesa, composta pelo prefeito Yaushiro Okada e outras sete autoridades locais.
Parque do Japão - O Parque do Japão é o maior jardim japonês fora do Japão. São 100 mil metros quadrados, com jardim, lagos, plantas típicas do Japão, além de um complexo esportivo, restaurante, centro de eventos e loja com produtos japoneses. É um dos locais mais visitados na cidade, incluindo o período da campanha natalina ‘Maringá Encantada’, quando recebe decoração iluminada.
Confira abaixo a programação da ‘Semana de Imigração Japonesa’ e comemoração dos 10 anos do Parque do Japão:
Quinta-feira, 13
19h30 - Abertura da ‘Semana da Imigração Japonesa’ e comemoração aos 10 anos do Parque do Japão
- Apresentação cultural Taiko
- Apresentação de músicas japonesas
- Apresentação de dança Bon odori
- Jantar realizado pela entidade Wajunkai - R$ 60
Sábado, 15
9h às 18h - Exposição de bonsai
16h às 17h - Batalha Geek, com jogos de perguntas e respostas sobre animes, desenhos e filmes
15h às 16h - Aula aberta ao público de Aikido para crianças
16h às 17h - Aula aberta ao público de Aikido para adultos
Domingo, 16
9h às 18h - Exposição de bonsai
14h às 18h - Encontro de Cosplay
(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)