Offline

Prefeitura de Maringá promove ‘Semana da Imigração Japonesa’ e comemora os 10 anos do Parque do Japão; veja programação
11/06/2024 11:39 em Notícias de Maringá

Para destacar a importância da comunidade japonesa no desenvolvimento de Maringá, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo (Saet), realiza a ‘Semana da Imigração Japonesa’ e a comemoração dos 10 anos do Parque do Japão. A programação, que ocorrerá nesta quinta-feira, 13, sábado, 15, e domingo, 16, terá ações culturais, gastronômicas, esportivas e ambientais. Em 2024, completam-se 116 anos da imigração japonesa no Brasil.

 

Todas as ações serão realizadas no Parque do Japão e a entrada é gratuita. O evento é uma parceria da Prefeitura com a Associação Paranaense de Amparo às Pessoas Idosas Wajunkai e a Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema).

 

A abertura do evento ocorrerá nesta quinta-feira, 13, às 19h30, com a exibição de uma retrospectiva sobre o Parque do Japão. Na sequência, haverá apresentações de taiko (tradicional instrumento de percussão da cultura japonesa), música japonesa e a dança típica Bon Dori.Também haverá um jantar, realizado pela Wajunkai, com valor de R$ 60. Os ingressos para o jantar podem ser adquiridos pelo telefone (44) 99880-1411.

 

No sábado, 15, e domingo, 16, a programação será das 9h às 18h, com exposição de bonsai, Batalha Geek (com jogos de perguntas e respostas sobre animes, desenhos e filmes), aulas abertas de Aikido (crianças e adultos) e encontro de cosplay (confira abaixo a programação detalhada).

 

“A comunidade japonesa tem um papel fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade, com contribuições nos setores econômico, social e cultural. Kakogawa, a primeira cidade-irmã de Maringá, mantém laços importantes com o nosso município em diversas áreas. Além disso, vamos celebrar os dez anos do Parque do Japão, que é o maior jardim japonês fora da terra do sol nascente e merece todo nosso zelo e cuidado”, afirma o prefeito Ulisses Maia

 

As primeiras famílias japonesas chegaram na região na década de 1940. No ano passado, para celebrar os 50 anos de irmandade entre Maringá e Kakogawa, o prefeito Ulisses Maia recebeu a visita oficial da comitiva da cidade japonesa, composta pelo prefeito Yaushiro Okada e outras sete autoridades locais.

 

Parque do Japão - O Parque do Japão é o maior jardim japonês fora do Japão. São 100 mil metros quadrados, com jardim, lagos, plantas típicas do Japão, além de um complexo esportivo, restaurante, centro de eventos e loja com produtos japoneses. É um dos locais mais visitados na cidade, incluindo o período da campanha natalina ‘Maringá Encantada’, quando recebe decoração iluminada. 

 

Confira abaixo a programação da ‘Semana de Imigração Japonesa’ e comemoração dos 10 anos do Parque do Japão:

 

Quinta-feira, 13

19h30 - Abertura da ‘Semana da Imigração Japonesa’ e comemoração aos 10 anos do Parque do Japão

  • Apresentação cultural Taiko
  • Apresentação de músicas japonesas
  • Apresentação de dança Bon odori
  • Jantar realizado pela entidade Wajunkai - R$ 60

 

Sábado, 15

9h às 18h - Exposição de bonsai

16h às 17h - Batalha Geek, com jogos de perguntas e respostas sobre animes, desenhos e filmes

15h às 16h - Aula aberta ao público de Aikido para crianças

16h às 17h - Aula aberta ao público de Aikido para adultos

 

Domingo, 16

9h às 18h - Exposição de bonsai

14h às 18h - Encontro de Cosplay

(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!