Offline

Inscrições abertas para palestra sobre intersexualidade e diversidade
12/06/2024 10:44 em Notícias de Maringá

Você já ouviu falar sobre pessoas intersexo? Não? Sim, mas bem pouco? No dia 25 de junho, você terá uma oportunidade de saber mais sobre o assunto, às 19h, no auditório da Biblioteca Central (BCE) do câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no evento “Explorando a diversidade, uma conversa sobre intersexualidade”. A palestra será proferida pela presidente e fundadora da Associação Brasileira de Intersexos (Abrai), Thais Emília de Campos dos Santos, professora do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus de São José do Rio Preto. O evento faz parte da celebração ao Mês do Orgulho LGBTIQAPN+, comemorado neste mês de junho. 

De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), crianças intersexo nascem com características corporais – como anatomia sexual, órgãos reprodutivos, padrões hormonais e/ou cromossômicos – que não se enquadram nas definições típicas para corpos masculinos ou femininos. 

Segundo a professora Eliane Rose Maio, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE), organizadora do evento, o principal objetivo é oportunizar diálogos sobre as questões da intersexualidade para alunos e profissionais de diversas áreas. “Como atuo com temas de gênero e sexualidade e pouco se discute sobre pessoas intersexo, bem como nunca houve na UEM um evento como este, decidimos promover a palestra. A ideia é difundir conhecimentos e promover diálogos sobre uma temática, que ainda é pouco estudada”, frisa. 

A palestrante é psicopedagoga, psicanalista e especialista em Educação Inclusiva, Diversidade, Sexualidade e Gênero. Santos irá compartilhar a sua experiência com o público. Ela teve uma criança intersexo, que faleceu com um ano e dez meses por problemas de cardiopatia. Ao perceber que a maioria das pessoas, inclusive profissionais do hospital, não tinha conhecimento sobre o assunto, transpôs para o papel a sua história de vida.  

No livro “Jacob(y), ‘entre os sexos’ e cardiopatias, o que o fez Anjo?”, Santos conta a sua trajetória como mãe de Jacob, um bebê intersexo, relato que marca a luta pela dignidade de bebês intersexo. Ela também conta como se libertou de um relacionamento abusivo, narra a luta pela vida de Jacob em relação à cardiopatia congênita grave e pelo direito de ter uma certidão de nascimento, para que, aos olhos da lei, fosse reconhecido como vivo – algo que parece tão simples, mas que, em decorrência do preconceito, foi dificultado. 

O evento será em formato híbrido (presencial e on-line), com transmissão ao vivo pelo site do evento. Como o espaço do auditório é restrito a 120 pessoas, as vagas presenciais já estão esgotadas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 20 de junho, neste link. Todos os inscritos, presenciais e on-line, vão receber certificado de participação de quatro horas pela Diretoria de Extensão (DEX).

Após a palestra, Santos irá fazer uma sessão de autógrafos. Além do livro autobiográfico sobre seu filho, ela também estará apresentando os livros “150 Variações Intersexo”, que assina com Céu Ramos de Albuquerque e Dionne do Carmo Araújo Freitas, e “Mães fora do Armário”, obra que reúne depoimentos de 14 mães de filhos LGBTQIA+. 

São promotores do evento, o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), o Centro Acadêmico de Psicologia (Capsi), o Centro Acadêmico de Medicina de Maringá (Camem), o Departamento de Psicologia (DPI), a LG Ensino e Pesquisa e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (Nudisex). 

SERVIÇO

Palestra: “Explorando a diversidade, uma conversa sobre intersexualidade”

Quando: 25 de junho de 2024 (terça-feira), às 19h

Onde: Biblioteca Central (BCE) da UEM

Inscrições: Acesse o link para se inscrever e garanta o certificado de participação. 

Mais informações: acesse o site da Abrai

(Marilayde Costa/UEM)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!