Certificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como ‘Cidade Amiga da Pessoa Idosa’, Maringá é destaque pela rede de políticas públicas em prol da proteção e qualidade de vida dos idosos. Em junho, a Prefeitura de Maringá realiza diversas ações em alusão ao ‘Junho Violeta’, campanha de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa. A programação inclui caminhada, palestras, contação de histórias e diversas atividades voltadas aos idosos.
Nesta quarta-feira, 19, às 9h, os idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) vão participar de uma caminhada. A ideia da mobilização é despertar a atenção da comunidade sobre os direitos da pessoa idosa. O ponto de saída será no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Mandacaru, na Rua Pioneiro Ignácio Gomes, 117. A ação será realizada pela Secretaria de Assistência Social, Política sobre Drogas e Pessoa Idosa, com apoio das secretarias de Saúde e Mobilidade Urbana.
A programação do ‘Junho Violeta’ inclui ainda uma palestra sobre direitos do idoso em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Maringá e contação de histórias para pessoas atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Durante todo o mês, o município realiza exposição no primeiro piso do Shopping Avenida Center, com diversos materiais para conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa e trabalhos desenvolvidos pelos idosos atendidos em serviços do município.
“Maringá é referência em políticas públicas para o bem-estar e qualidade de vida da pessoa idosa e seguimos avançando para o fortalecimento dos serviços. Além do poder público, é muito importante que toda a comunidade atue no combate de situações de violência. Por meio da campanha ‘Junho Violeta’, vamos despertar a atenção de toda a sociedade sobre o tema”, afirma a secretária de Assistência Social, Miriam Scabora.
No sábado, 15, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, o município inaugurou o novo Centro Dia da Pessoa Idosa Geralda de Andrade Maia. O local oferece atendimento para pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social durante o dia, com diversas ações voltadas ao desenvolvimento, socialização e segurança. A Prefeitura ainda conta com a Rede de Proteção Atenção Integral às Pessoas Idosas para atendimento de situações de vulnerabilidade e investiu na ampliação do Condomínio do Idoso, com capacidade para acolhimento de 140 idosos em situação de vulnerabilidade social.
Além da programação do ‘Junho Violeta’, nesta semana, entre terça, 18, e sexta-feira, 21, Maringá sedia os Jogos de Integração do Idoso (JIIDO). Os jogos não são voltados para a competição, mas para fomento da atividade física e esportiva, além de promover a convivência e momentos de lazer. No total, 700 atletas de 43 cidades da região vão participar do evento em 10 diferentes esportes. É a primeira vez desde quando foi criado, em 1995, que o evento ganha uma edição fora do Litoral.
Confira a programação do ‘Junho Violeta’:
Quarta-feira, 19, às 9h
Caminhada ‘Junho Violeta’
Local: Saída do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Mandacaru, na Rua Pioneiro Ignácio Gomes, 117
Quinta-feira, 20, às 8h30
Palestra ‘O direito como mecanismo de proteção’, com a advogada e coordenadora jurídica da Frente Nacional de Fortalecimento das Instituições de Longa Permanência para Idosos, Ariane Angiolette
Local: Sede da OAB Maringá, na Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 970
Terça-feira, 25, às 14h
Contação de histórias para idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Local: Biblioteca Centro, na Avenida Horácio Raccanello Filho, 6090
(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)