Offline

Secretaria de Planejamento e Seti realizam Fórum de Desenvolvimento Regional na UEM
Notícias de Maringá
Publicado em 25/06/2024

Foi realizada na última sexta-feira (21), na Universidade Estadual de Maringá (UEM), a 4ª etapa do Fórum Regional de Planejamento e Desenvolvimento Territorial, que visa conectar o orçamento do Estado às realidades de cada região. O evento ocorreu no auditório do Bloco B-33, no câmpus sede.

Este evento faz parte de uma série de cinco encontros promovidos pelo Governo do Estado, que tem o intuito de discutir e planejar o futuro do desenvolvimento territorial. Os três primeiros foram em Cascavel, Curitiba e Londrina, sendo que o último deles acontece em Guarapuava, no dia 27 de junho.  

O encontro na UEM reuniu 84 municípios das regiões 3, 12 e 13 em que foram oportunidades para líderes locais, membros da sociedade civil, empresários e acadêmicos colaborarem com os planos de desenvolvimento das regiões.  

A Secretaria de Estado do Planejamento (Sepl) lidera a organização dos fóruns, em colaboração com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Sebrae-Paraná, Paraná Projetos, Paraná Produtivo e Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni).

O secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, cita que os fóruns são um espaço importante para calibrar as reais demandas dos municípios em relação ao Estado. Ele enfatiza que os encontros estão tendo boa participação, dentro do espírito de ouvir a comunidade acadêmica, as lideranças políticas, empresariais e a sociedade para designar para onde vai o orçamento do Paraná. "O planejamento não é algo de cima para baixo, não é feito por meia dúzia de técnicos, ao contrário, são as regiões com voz e com vez, com as ações já marcadas no orçamento do Paraná, para que se possa viabilizar investimentos que vão mudar a vida de muita gente", disse ele. 

A Seti também teve um papel ativo no Fórum, com apresentações sobre suas iniciativas voltadas para a ciência, tecnologia e ensino superior. O diretor geral da secretaria Jamil Abdanur Júnior sublinhou a relevância dos Fóruns para entender as necessidades locais e assegurar que as políticas públicas sejam eficazes. Ele cita o exemplo de Medellin, na Colômbia, onde as universidades tiveram participação efetiva na reabilitação da cidade. "A exemplo do que aconteceu lá, observamos o papel transformador da educação e o papel das universidades na prestação de serviços, na discussão e no desenvolvimento de ações, quer em nível de planejamento, quer em nível de realizações e de desenvolvimento territorial propriamente dito", ressaltou. 

Em sua fala, o reitor da UEM Leandro Vanalli parabenizou a Secretaria de Planejamento e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que organizaram o evento, agradeceu a presença das lideranças que prestigiaram o Fórum e destacou que a Universidade Estadual de Maringá tem muito a oferecer e pode contribuir na solução de problemas locais, na inovação, na pesquisa no planejamento para o desenvolvimento regional “A UEM, por estar presente na região há décadas, é a principal responsável pelo desenvolvimento Maringá, da nossa região e também dos municípios onde ela está inserida. Participamos, como agentes ativos, via Seti, nesse processo.

(Francisco Dias Neto/UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!