A ponte Eustatios Georges Kotsifas, que liga Maringá e Sarandi, foi oficialmente entregue na sexta-feira, 28. A obra foi realizada por meio de uma parceria da Prefeitura de Maringá e do Governo do Estado e o investimento foi de R$ 5,6 milhões. A nova ponte, que passa sobre o Ribeirão Pinguim, garante mais agilidade e segurança no deslocamento entre as duas cidades.
O prefeito Ulisses Maia, o vice-prefeito Edson Scabora, o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o prefeito de Sarandi, Walter Volpato, e demais autoridades estiveram presentes na cerimônia de entrega da nova ponte. A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Obras Públicas (Semop), foi a responsável pela elaboração do projeto e contratação da empresa. Para execução da obra, a Prefeitura firmou convênio com o Governo do Estado.
A nova ponte liga as avenidas Mário José de Faria Ferraz, em Maringá, e a Nova São Paulo, em Sarandi. A via tem duas pistas de 30 metros de comprimento e 12 metros de largura cada, construída em concreto armado e protendido. Além disso, a ponte conta com passeio público nas laterais para pedestres.
"É uma alegria muito grande poder entregar mais uma obra para a comunidade. Essa ponte reafirma a união e o elo entre Maringá e Sarandi. Investir em Maringá é investir em toda região”, destacou o prefeito Ulisses Maia. Ele também agradeceu a homenagem feita ao pai, Eustatios, que foi comerciante nas duas cidades. “Agradeço, em nome dos meus irmãos, pela homenagem ao meu pai. Ele representa esse movimento diário que muitas pessoas fazem de se deslocarem entre Maringá e Sarandi e foi um grande defensor das duas cidades”, acrescentou.
O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, ressaltou que a obra da nova ponte demonstra a força da parceria do município e do Estado. "O Paraná é apaixonado por Maringá. Acompanhamos uma transformação na cidade, a melhor cidade do Brasil para viver, visitar e investir. E com essa obra, encurtamos o caminho e melhoramos a vida das pessoas com mais mobilidade e segurança. As cidades ficaram mais próximas”, afirmou.
Homenageado - O nome da ponte é uma homenagem a Eustatios Georges Kotsifas, o ‘Grego’, que tem história com as duas cidades. Eustatios nasceu na ilha de Lefkadas, na Grécia, em 1931. Aos 18 anos, ele chegou ao Brasil, sem falar português, e trabalhou como vendedor em São Paulo. Anos depois, mudou-se para Passos (MG), onde conheceu Noemia, com quem se casou. Com ela, teve 11 filhos: Georges, Roberto, José, Ricardo, Hércules, Adriano, Tarley, Aristóteles, Alexandre, Ulisses e Sócrates.
Na década de 1960, Eustatios Georges Kotsifas chegou a Maringá, onde teve uma vida dedicada ao trabalho. Na cidade, passou a ser chamado carinhosamente de ‘Grego’. O apelido deu nome ao supermercado que ele fundou na década de 1970, no Jardim Alvorada. Posteriormente, Eustatios começou a trabalhar em um mercado em Sarandi, onde permaneceu até 2014, ano em que faleceu.
(Texto PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)