A Universidade Estadual de Maringá (UEM) passou a abrigar, oficialmente, o Núcleo Regional de Cultura (NRC) de Maringá. Uma cerimônia realizada na noite desta quarta-feira (3), no Auditório da Biblioteca Central (BCE) da UEM, marcou a inauguração do novo espaço de diálogo entre a Secretaria da Cultura do Paraná (Seec) e os 114 municípios da macrorregião Noroeste, a maior do estado.
A cerimônia de inauguração do NRC de Maringá recebeu pró-reitores, diretores, assessores, servidores e estudantes da UEM, bem como agentes culturais, representantes municipais da região, profissionais da imprensa e convidados, que lotaram o auditório.
Compuseram a mesa de honra da solenidade o reitor da UEM, Leandro Vanalli, a vice-reitora, Gisele Mendes de Carvalho, a secretária estadual de Cultura, Luciana Casagrande Pereira, o secretário municipal de Cultura de Maringá, Paulo Schoffen, e o assessor da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) Renê Wagner Ramos, em representação ao secretário estadual Aldo Nelson Bona.
Para a abertura do evento, o servidor técnico-administrativo Luiz Sant’anna, auxiliar operacional da BCE, foi convidado a declamar um poema de sua autoria. Na sequência, o Coro Escola Universitário da UEM apresentou ao público a interpretação de três canções. A cerimônia foi procedida pelo descerramento da placa de inauguração do novo núcleo, localizado na parte interna da BCE.
A implantação dos NRCs é uma iniciativa da Seec em parceria com a (Seti), que articulou a instalação de núcleos nos câmpus da UEM e de outras cinco universidades estaduais - do Norte do Paraná (Uenp), de Londrina (UEL), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro) e de Ponta Grossa (UEPG). Também há uma sede na Prefeitura de Francisco Beltrão, na região Sudoeste do estado.
Dessa forma, os sete núcleos estão distribuídos em seis das oito macrorregiões histórico-culturais do Paraná - Noroeste (Maringá), Nordeste (Londrina e Jacarezinho), Centro-Sul (Guarapuava), Oeste (Cascavel), Sudoeste (Francisco Beltrão) e Campos Gerais (Ponta Grossa).
Diálogo e acesso à cultura
A criação dos NRCs visa à descentralização das ações da Seec. De acordo com a secretária estadual de Cultura, Luciana Casagrande Pereira, a ideia é facilitar o acesso da população do interior paranaense às oportunidades de apoio e fomento cultural ofertadas pela secretaria em Curitiba.
“Essa ação é um respeito à pluralidade e à diversidade do estado, porque temos regiões muito distintas culturalmente. A realidade aqui do Noroeste é completamente diferente da realidade do Litoral ou da macrorregião Oeste, por exemplo. Vamos passar a atender as regiões com fomento diferenciado e atenção especializada, para entendermos quais são as potencialidades e dificuldades, e assim fazermos uma política pública ainda mais eficaz”, apontou.
Já o assessor da Seti Renê Wagner Ramos comemorou a presença dos NRCs nos câmpus universitários. “As universidades públicas paranaenses sempre foram, ao longo de sua história, grandes produtoras e formadoras para o meio cultural. Aqui nasceram grandes músicos, poetas, artistas plásticos e tantos outros talentos para o meio da arte. Por isso, a Seti abraçou essa oportunidade, já que não dá para imaginar a cultura paranaense e brasileira sem as universidades públicas”, enfatizou.
Internamente, as tratativas para a parceria da UEM com a Seec e a Seti foram coordenadas pela Diretoria de Cultura (DCU), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC). A Universidade cedeu o espaço físico e a infraestrutura para a instalação do núcleo no interior da BCE. Conforme o reitor, Leandro Vanalli, a intensificação de ações culturais no câmpus torna a iniciativa vantajosa para a UEM.
“Somos grandes promotores culturais, por meio da formação de artistas, agentes e profissionais da área, além de ações, eventos e encontros que promovem a cultura. Sediar esse núcleo regional é algo muito importante, por ser um ambiente, também, de inovação. Além de tratar de projetos, capacitar lideranças e promover eventos, o núcleo vai atrair pessoas e agentes culturais para o ambiente universitário e, para nós, isso é muito positivo”, ressaltou. “Queremos, cada vez mais, que a UEM se integre com a comunidade, por meio de ações como essa”, finalizou o reitor.
A vice-reitora, Gisele Mendes de Carvalho, também exaltou a iniciativa ao lembrar que o acesso à cultura é um direito constitucional da população. “É uma parceria com o governo do estado para que possamos incrementar o direito de acesso à cultura para todos e todas. Além de trazer a cultura para mais perto dos paranaenses da nossa região, o núcleo conta com o apoio da nossa Diretoria de Cultura, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Assim, os eventos culturais que aconteçam na UEM poderão atrair diversos artistas e potencializar a arte que é feita aqui dentro para fora da Universidade”, projetou.
Inaugurado e já em operação, o NRC de Maringá atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h, mediante agendamento prévio por meio do telefone e WhatsApp (44) 3011-4485. Conforme o coordenador do núcleo, Cezar Felipe Cardozo Farias, o espaço está aberto a gestores dos 114 municípios da macrorregião Noroeste, bem como a artistas e agentes culturais da região.
“Antes, o artista tinha que se deslocar até a capital, para ter acesso a informação ou para entender como poderia fazer projetos, por exemplo. Agora, o acesso a informações e até mesmo a recursos poderá ser feito por meio do núcleo regional. Nosso papel é ser um facilitador, um braço do estado que pode ser frequentado pelos gestores municipais de cultura e também pela classe artística e cultural, os agentes da sociedade civil que, efetivamente, fazem a cultura acontecer”, convidou.
Além do diálogo com a comunidade, o NRC promoverá editais de fomento cultural, no âmbito da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e das leis Paulo Gustavo (LPG) e Aldir Blanc (LAB). O espaço ainda funcionará como um polo da Agência do Trabalhador da Cultura, que opera em Curitiba, auxiliando na divulgação de oportunidades e vagas de emprego para o setor cultural.
Próximas inaugurações
Também nesta quarta-feira (3), foram inauguradas as unidades do NRC da macrorregião Nordeste, em Londrina e Jacarezinho. As solenidades de inauguração dos demais núcleos espalhados pelo estado ocorrem entre quinta (4) e sexta-feira (5), conforme o cronograma abaixo:
Quinta-feira (4):
Sexta-feira (5):
Serviço
Núcleo Regional de Cultura de Maringá - Macrorregião Noroeste
Local: Interior da Biblioteca Central (BCE) da UEM - Bloco P03 - Av. Colombo, 5790 - Zona 7 - Maringá.
Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, 8h30 às 18h (o horário pode ser ampliado em caso de agendamento prévio).
Agendamentos: por meio do telefone e WhatsApp (44) 3011-4485.
(Vinicius Guerra/UEM)