Offline

UEM promove ações em Cantagalo e Foz do Jordão
Notícias do Paraná
Publicado em 09/07/2024

Iniciou na sexta-feira (5), a Operação Rondon Paraná 2024, organizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio das Pró-Reitorias de Extensão e Cultura das Instituições de Ensino Superior do Paraná. A cerimônia de abertura ocorreu no Campus Santa Cruz da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unioeste), em Guarapuava, e contou com a presença do reitor Leandro Vanalli e do pró-reitor de Extensão e Cultura, Rafael da Silva, além de professores, alunos rondonistas e autoridades. 

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está representada por duas equipes nos municípios de Cantagalo e Foz do Jordão, ambos da região Centro-Sul do Paraná. Ao todo, 11 cidades, selecionadas de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), receberão uma série de atividades sociais, culturais, esportivas, ambientais, de saúde e de empreendedorismo. As ações ocorrem até 19 de julho. 

O conjunto A (Foz do Jordão) é coordenado pelos professores Luana Bellini e Pedro Augusto Bossonario. As ações planejadas incluem a identificação, prevenção e combate a alguns tipos de câncer, como o bucal, de útero, de mama e da próstata, assim como ações de combate à violência contra a mulher.  

Já o conjunto B está sob coordenação das professoras Maria de Fátima Garcia e Isabel Cristina Rodrigues. As atividades realizadas são para o uso da tecnologia na educação e encontros para estimular a socialização de idosos. 

Operação Rondon Paraná: O Rondon é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de universitários em ações que contribuam para as demandas definidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em comunidades com baixo IDH. A Operação Rondon Paraná é semelhante ao Projeto Rondon Nacional, porém ocorre somente no estado do Paraná.

(Ana Laura Correa/UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!