Em solenidade realizada na segunda-feira (15), no térreo do Bloco D-34, foram descerradas duas placas alusivas ao curso de Direito da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A primeira placa refere-se ao “8º Selo OBA Recomenda” e a segunda homenageia o professor José Carlos Cal Garcia, primeiro reitor da UEM, que integrou o corpo docente do curso.
Estiveram presentes na cerimônia, o reitor da UEM, Leandro Vanalli; a vice-reitora, Gisele Mendes; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Maringá, Eder Fabrilo Rosa; o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), Gilberto Joaquim Fraga; o diretor-adjunto, João Marcelo Crubellate; o coordenador do curso de Direito Público (DDP), Ricardo César Gardiolo; o coordenador-adjunto, Amilcar Douglas Packer; o coordenador do curso de Direito Privado e Processual (DPP), Alaercio Cardoso, a professora Kellen Silva Moreira Fernandes, do DPP, além de demais professores e autoridades.
Durante a solenidade, o reitor Leandro Vanalli agradeceu à OAB pela parceria e pelo reconhecimento do curso de Direito. Ele destacou que a excelência é resultado do quadro de docentes que contribui para graduação ser considerada uma das melhores do país. “Tudo isso tem significado porque contribui para nossos estudantes. Eles são a presença mais sagrada dentro da nossa universidade. A universidade pública deve ser defendida por conta disso”, acrescentou.
Também marcando presença, a vice-reitora Gisele Mendes parabenizou os estudantes, professores e técnicos, ressaltando que a UEM foi a única universidade de Maringá a conquistar os oito selos de qualidade “OAB Recomenda”. Os selos referem-se aos seguintes anos: 2001, 2004, 2007, 2013, 2016, 2019, 2021 e, agora, 2024. "Outro destaque também devemos dar ao fato de que apenas 10% dos cursos de Direito, autorizados pelo Ministério da Educação (MEC) receberam selo OAB este ano. Entre elas, a UEM", frisou Mendes.
Em seu discurso, o presidente da OAB de Maringá, Eder Fabrilo Rosa, relembrou sua trajetória como estudante e ressaltou a importância de realizar o Exame de Ordem. “Com a carteira da OAB, você vai se tornar apto para advogar. O fato de sermos muitos advogados só vai ser nossa fraqueza se estivermos desunidos. Você tem que ter a vivência da advocacia, local onde você constrói sua base e leva para o resto da vida”, finaliza.
Selo OAB Recomenda: O reconhecimento da OAB é realizado a cada três anos e visa homenagear as Instituições de Ensino Superior (IES) que se destacaram nos índices de aprovação no Exame de Ordem. O Selo de Qualidade é concedido com base nos resultados dos exames da OAB e do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
(Ana Laura Correa/UEM)