Os Jogos Olímpicos Paris 2024 estão prestes a começar e, para gerar engajamento da torcida, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Meta lançam hoje um chatbot no WhatsApp especialmente desenvolvido para a ocasião. Com criação do Smarters, uma empresa de tecnologia focada em agentes inteligentes de comunicação natural, o canal tem como objetivo fortalecer a relação do público com os atletas e criar experiências interativas. O patrocínio da iniciativa é de Powerade.
O mascote do COB, o Ginga, é quem conversa com os torcedores antes, durante e após o evento, conduzindo-os por uma jornada customizada em torno dos Jogos Olímpicos e da participação brasileira na edição. A audiência pode ter acesso à agenda dos jogos, à classificação dos atletas brasileiros e ao quadro de medalhas atualizado, por exemplo. Para iniciar a conversa interativa, os usuários devem acessar este link ou adicionar o número +55 (11) 3506-8253 aos contatos.
“Desenvolvemos uma plataforma de comunicação para atuar como segunda tela para quem é fã de esportes. Enquanto a pessoa assiste aos jogos, pode também acompanhar as últimas informações na palma da mão pelo WhatsApp”, explica Guilherme Horn, Head de WhatsApp para Mercados Estratégicos.
O torcedor ainda receberá ao longo do evento notificações em áudio e vídeo, pack de figurinhas, uma carteirinha personalizada e áudios enviados pelas estrelas da delegação brasileira. O chatbot do Time Brasil tem também um quiz exclusivo, torcida digital direcionada para o atleta preferido e curiosidades sobre os Jogos Olímpicos.
Para o COB, o chatbot traz o clima dos Jogos Olímpicos para a torcida brasileira. "Estamos extremamente entusiasmados com o lançamento desta plataforma interativa e inovadora, que transforma a forma como nos relacionamos com os fãs do Time Brasil. Com o apoio da Meta e a expertise do Smarters, conseguimos criar uma experiência única que conecta diretamente o público com os atletas brasileiros. Esta iniciativa não só informa, mas também engaja de maneira profunda, proporcionando uma segunda tela que complementa perfeitamente a emoção das competições. A inovação está no coração deste projeto, e acreditamos que essa abordagem vai elevar ainda mais o envolvimento dos torcedores durante os Jogos Olímpicos Paris 2024. Queremos que cada torcedor se sinta parte desta jornada, vivendo cada momento com a intensidade que só o movimento olímpico pode proporcionar", aponta Gustavo Herbetta, Diretor de Marketing da instituição.
“Este é um projeto que contempla tanto o aspecto informativo quanto o relacional, promovendo engajamento real dos usuários e aumentando o conhecimento sobre a participação e o desempenho de nossos atletas. Reunimos tudo isso junto ao que de mais novo o canal tem a oferecer para entregar a melhor experiência para o torcedor brasileiro”, revela Cesar Gnecchi, Chief Operating Officer do Smarters.
Conheça todas as interações do chatbot
- Agenda dos Jogos Olímpicos: Com informações sobre dias, horários e modalidades dos jogos do Time Brasil, que podem ser adicionados na agenda para lembretes;
- Quiz de Conhecimentos Olímpicos: Com premiação de figurinhas de medalhas distribuídas conforme a pontuação alcançada;
- Quadro de Medalhas: Atualizado em tempo real, permitindo que os usuários acompanhem o desempenho dos atletas brasileiros;
- Informações dos Atletas Classificados: Dados detalhados sobre os atletas participantes conforme avançam nas competições;
- Torcida Digital: Ferramentas para que o público possa direcionar sua torcida para seus atletas preferidos;
- Notificações Personalizadas: Vídeos e áudios exclusivos dos atletas enviados diretamente para o público;
- Carteirinha de Torcedor Personalizada: Criação de uma carteirinha exclusiva para cada torcedor se sentir parte do Time Brasil;
- Entrega de Pack de Figurinhas: Stickers temáticos para o público compartilhar com seus contatos e engajar os amigos na torcida;
- Fan fest e Casa Brasil: Com informações relevantes para quem vai acompanhar de perto os atletas lá em Paris.
“Powerade, como patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024, tem como objetivo proporcionar aos torcedores e atletas experiências únicas que capturem e celebrem o espírito dos Jogos Olímpicos. Estamos ansiosos para ver como essa tecnologia enriquecerá a experiência dos participantes e torcedores, trazendo um novo nível de engajamento e conexão com o evento", destaca Ted Ketterer, Head de Marketing da Coca-Cola Brasil.
(Fonte: COB)