Os câmpus regionais do Arenito (CAR), em Cidade Gaúcha, e do Noroeste (CRN), em Diamante do Norte, foram contemplados, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com dois carros para suas frotas. Foi a primeira vez, desde a criação dos câmpus, que CAR e CRN receberam novos veículos para o desenvolvimento de atividades didáticas e administrativas.
Os carros modelo 2024 foram entregues à comunidade dos câmpus regionais em cerimônia realizada no bloco QO3, no câmpus sede, na última sexta-feira (26). O reitor, Leandro Vanalli, e a vice-reitora, Gisele Mendes, repassaram as chaves dos veículos aos diretores do CAR, Edmilson Cesar Bortoletto, e do CRN, Marcos Paulo Alberto Pereira.
Também compareceram a chefe de gabinete da Reitoria, Maria Luísa Furlan Costa, a prefeita do câmpus (PCU), Doralice Aparecida Favaro Soares, a diretora de Serviços e Manutenção (DSM), Caroline Mara Genovez da Rocha, e o assessor especial da Reitoria, Wagner Junqueira Arnaldo, bem como servidores dos câmpus contemplados.
As duas picapes adquiridas representam um investimento significativo obtido por meio de projetos apresentados pela UEM ao Fundo Paraná, totalizando, aproximadamente, R$ 230 mil. Além de atender às atividades didáticas e administrativas dos dois câmpus regionais, os utilitários também vão apoiar ações de ensino, pesquisa e extensão. Conforme o reitor da UEM, Leandro Vanalli, a entrega das picapes se justifica, também, pelas atividades agrícolas desenvolvidas nos câmpus.
“São investimentos importantes, conquistados por meio de projetos apresentados ao governo do estado, que, por sua vez, tem sido muito solícito às demandas da UEM. A entrega desses veículos simboliza o compromisso da gestão com a estruturação e a consolidação dos câmpus regionais e de suas diversas atividades, que vão além de ensino, pesquisa e extensão. Nosso compromisso é estruturar os câmpus regionais com uma frota de veículos nova. Em breve, os demais câmpus também serão contemplados, incluindo o câmpus sede”.
A vice-reitora, Gisele Mendes lembrou que a entrega dos veículos é resultado de um projeto específico da Reitoria. “Os carros serão essenciais para a integração entre o câmpus sede e os câmpus regionais, que prometemos fortalecer e estamos efetivamente fortalecendo ao longo dessa gestão. Esses veículos não apenas facilitam o transporte dos subsídios necessários ao Restaurante Universitário (RU), como leite, carnes e frutas, mas também apoiam atividades como o cultivo de tilápia em Diamante do Norte. Esse intercâmbio é muito frutífero para nossa gestão”.
Em Cidade Gaúcha, o novo utilitário atenderá a atividades administrativas do CAR e do Departamento de Engenharia Agrícola (DEA), além de agilizar o transporte de materiais entre diferentes câmpus e a entrega de produtos do Programa Alimentos Solidários e Agricultura Sustentável (Pasas) para o mercadinho da UEM e o RU. A picape também será utilizada para o deslocamento de servidores e estudantes para reuniões e eventos, bem como para o desenvolvimento de ações vinculadas ao ensino, à pesquisa e à extensão.
O diretor do CAR, Edmilson Cesar Bortoletto, lembrou que a aquisição de um veículo zero km era uma demanda antiga da direção do câmpus. “Desde o início da nossa gestão, estamos articulando por essa conquista, que agora, felizmente, foi concretizada. Agradecemos ao apoio da gestão da Reitoria em todas as ações promovidas para o desenvolvimento do Câmpus do Arenito e do curso de Engenharia Agrícola”.
O carro destinado ao CRN também será empregado no transporte de alimentos produzidos por meio do Pasas. Além disso, contribuirá para o transporte de alunos envolvidos nos projetos de pesquisa em piscicultura e apicultura, entre outras ações desenvolvidas no câmpus.
O diretor, Marcos Paulo Alberto Pereira, lembrou que o câmpus, em Diamante do Norte, fica a 165 km de Maringá, o que torna a aquisição da picape ainda mais relevante. “É um dia histórico para o CRN, e este veículo chega em um momento crucial para o desenvolvimento das atividades de pesquisa e extensão. Desde sua criação, é a primeira vez que o câmpus recebe um veículo novo”, lembrou.
Além de CAR, CRN e câmpus sede, em Maringá, a UEM conta, ainda, com outros quatro câmpus regionais – de Cianorte (CRC), de Goioerê (CRG), de Umuarama (CAU) e do Vale do Ivaí (CRV), em Ivaiporã. Todos eles devem ser contemplados com novos veículos ao longo dos próximos meses.
(Franicsco Dias Neto/UEM)