O Galo demonstrou todo seu poder de superação na partida diante do CRB, pela Copa do Brasil: empate em 2 a 2 o jogo de ida das oitavas de final na noite de quarta-feira (31/7), em Maceió. Após levar dois gols, o time alvinegro reagiu e buscou a igualdade, com gols de Paulinho e Gustavo Scarpa. Com domínio da partida, principalmente no segundo tempo, a vitória no estádio Rei Pelé não veio por mínimos detalhes.
A decisão que vale presença nas quartas de final da Copa do Brasil será na quarta-feira que vem, às 19h, na Arena MRV – (venda de ingressos começa nesta quinta, 1/8).
A escalação titular do Atlético foi: Matheus Mendes; Lyanco, Bruno Fuchs, Junior Alonso e Guilherme Arana; Otávio e Alan Franco, Scarpa, Bernard e Paulinho; Hulk – Técnico: Gabriel Milito
O jogo – O Atlético precisou se reerguer na partida, num gramado complicado, após sofrer dois gols antes da metade do primeiro tempo. O CRB conseguiu marcar em cobrança de escanteio e cabeçada do lateral William Formiga. Depois, em rápida recuperação de bola no campo de ataque, o ponta Léo Pereira chutou forte no cantinho de Matheus Mendes.
Apesar da situação totalmente adversa, com um cenário que ficou ainda mais complicado após Hulk sentir a panturrilha direita, o Atlético demonstrou seu poder de reação e de nunca desistir. A qualidade do time de Gabriel Milito se sobressaiu na reta final do primeiro tempo, e em domínio completo da etapa final.
O jogo começou a virar de contexto para o Galo quando Alan Franco foi agarrado na área. Pênalti claro, convertido por Paulinho, aos 40 minutos do primeiro tempo. O Atlético foi para o intervalo com a certeza de que ao menos o empate era bastante possível. O próprio Alan Franco já havia tido uma ótima chance de marcar, em cabeçada.
Na etapa final, Milito fez algumas alterações, e só deu Galo em Maceió. O empate maturava, com chances claras de gol. Eduardo Vargas, que entrou no lugar de Hulk, havia acertado a trave em uma cabeçada que completou o passe de Scarpa. O próprio Scarpa fez o gol de empate aos 9 minutos do segundo tempo. Ele pegou na veia uma bola de rebote, fora da área, para acertar o ângulo!
Scarpa sofreu uma cotovelada no rosto, após disputa de bola, o que ocasionou cartão vermelho para William Formiga, aos 11 minutos do segundo tempo.
A virada estava à vista. Mais um cruzamento perigoso, o goleiro saiu mal do arco, mas Renzo Saravia cabeceou no susto, por cima da trave. E, aos 40′, o jovem Cadu fez o que seria o gol da virada, mais do que justa. Entretanto, após consulta no VAR, o árbitro Raphael Claus anulou o lance, interpretando toque de braço de Eduardo Vargas no lance anterior. Cadu quase marcou para valer, logo depois, após Alonso chutar forte. O goleiro deu o rebote, Cadu correu para alcançar, mas o chute saiu mascado pelo próprio arqueiro rival.
O Atlético deixa Maceió com a sensação de que jogou para ganhar, mas com bom quadro na Copa do Brasil. Irá decidir na Arena MRV na próxima quarta. Antes, a delegação irá viajar direto para Santa Catarina, onde enfrenta o Criciúma às 20h deste sábado, na 21ª rodada do Brasileiro.
(Texto: Atlético. Foto: Pedro de Souza/Atlético)