Agosto Dourado é o mês da conscientização sobre a importância da amamentação. O Hospital Universitário da UEM conta com o Banco de Leite Humano que é referência regional na coleta, distribuição e pasteurização de leite materno. Durante todo este mês, a equipe materno-infantil vai realizar diversas atividades em comemoração a data.
Entre os dias 19 e 22 de agosto acontecerão palestras e mesas de debate sobre como a amamentação pode minimizando as vulnerabilidades no Sistema Único de Saúde (SUS). O público-alvo são alunos, docentes e profissionais área de saúde.
Também haverá rodas de conversas e distribuição de material informativo sobre amamentação com as mulheres pacientes internadas, além de campanha de sensibilização para os funcionários do HUM, com distribuição de material informativo nos diversos nos setores do hospital.
Referência
Referência para macrorregião Noroeste do Paraná, o Banco de Leite Humano HUM, beneficia anualmente cerca de mil bebês. A prioridade são os prematuros e de baixo peso que não sugam, internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
De acordo com o relatório do último ano, foram coletados quase de 2,5 mil litros de leite materno, realizadas aproximadamente 5 mil visitas domiciliares e feitos mais de 1,5 mil atendimentos individuais, nestes as mães que estão internadas com seus filhos no HUM são orientadas sobre o manejo da amamentação e também como resolver eventuais dificuldades relacionadas ao aleitamento materno.
Doação
A coordenadora do BLH, Christyna Beatriz Genovez Tavares, explica que a coleta pode ser feita no próprio HUM, nos pontos de coleta de Maringá e região ou também em casa, pela própria doadora. “Essas mulheres são orientadas sobre como fazer a ordenha e armazenamento do leite materno e nossa equipe periodicamente vai até o local para recolher os frascos”.
Mães que estão com excesso de leite e querem ser doadoras podem entrar em contato pelos telefones (44) 3011-9174 ou (44) 99900-4692 (WhatsApp).
(Fábio Carlucci/UEM)