A Universidade Estadual de Maringá (UEM) sediará, pela segunda vez, o exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). A UEM é um dos postos aplicadores credenciados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Neste ano, o exame será realizado entre os dias 22 e 25 de outubro.
Nesta edição, a UEM disponibilizará 30 vagas para participantes estrangeiros. As inscrições estarão abertas de 5 a 16 de agosto, por meio do sistema Celpe-Bras.
As provas serão realizadas no Instituto de Línguas (ILG), localizado no câmpus Maringá. O primeiro dia de avaliação contará com um teste escrito focado na interpretação de diferentes gêneros textuais, enquanto o segundo dia será dedicado a uma prova oral individual. As regras para a aplicação do exame estão disponíveis neste edital, que também inclui o cronograma do exame Celpe-Bras 2024. A previsão para a divulgação dos resultados é 16 de dezembro.
Para se inscrever, os participantes deverão:
- Indicar o país e o posto em que pretendem realizar as provas;
- Informar um documento de identificação válido no país de inscrição;
- Indicar a data de nascimento no momento da inscrição;
- Fornecer um endereço de e-mail e número de telefone válidos.
O exame certifica o domínio da língua portuguesa para refugiados, estudantes e outros estrangeiros residentes no Brasil ou no exterior. A certificação é necessária para ingressar no ensino superior, atuar no mercado de trabalho qualificado e solicitar a naturalização no país, entre outros benefícios.
Mais informações sobre a realização da prova na UEM estão disponíveis no site do ECI. Em caso de dúvidas, é possível contatar o e-mail celpebras@uem.br.
Curso preparatório
A UEM oferece cursos de língua portuguesa para estrangeiros, gratuitos e presenciais, por meio do Programa de Integração Estudantil (Prointe) e da oficina de Português como Língua Adicional (PLA). As inscrições para o segundo semestre estão abertas, com três cursos disponíveis: Básico I, Intermediário I e o novo curso Preparatório para o Celpe-Bras. Este último tem vagas limitadas (20).
(Francisco Dias Neto/UEM)