Na tarde de sexta-feira (2), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) entregou diplomas aos acadêmicos de 23 cursos que concluíram suas graduações nos anos de 2012, 2022, 2023 e 2024. A cerimônia de colação de grau antecipada e especial ocorreu no auditório do Bloco C-34, no câmpus de Maringá, e foi presidida pela vice-reitora Gisele Mendes.
Ao todo, 42 formandos receberam seus diplomas, abrangendo os seguintes cursos: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Bioquímica, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação e Multimeios, Design, Direito, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Farmácia, Letras, Moda, Pedagogia, Secretariado Executivo Trilíngue e Zootecnia.
Em discurso, Gisele Mendes ressaltou que a formatura é um momento único na vida dos neograduados. “É como ganhar uma medalha de ouro, tocou até o hino nacional. Vocês se tornam hoje profissionais habilitados a exercer uma profissão e têm um ensino superior em uma universidade pública, gratuita e de excelência”. Ela destacou a importância do direito à educação para a qualificação profissional, desenvolvimento humano e o exercício da cidadania, e parabenizou os familiares presentes pelo apoio aos formandos.
Por fim, a vice-reitora relembrou a frase do ativista político Martin Luther King: “Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo”, encerrou Mendes.
O recém-formado Carlos Henrique Eduardo Constâncio Dos Santos, de Ciências Sociais, foi o responsável por proferir o juramento da formatura. Luiz Gustavo Sakaguti e Nathalia Cristina Rocha da Silva, de Engenharia Química e Design, respectivamente, foram contemplados com o diploma de láurea acadêmica pelo excelente destaque obtido durante o curso.
Além da vice-reitora, a mesa de honra foi composta pela chefe de gabinete da Reitoria, Maria Luisa Furlan Costa, o pró-reitor de ensino (PEN), Marcos Vinícius Francisco, o diretor do Centro de Tecnologia (CTC), Romel Dias Vanderlei, o diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Miguel Machinski Junior, o diretor-adjunto do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Carlos Alberto de Bastos Andrade, a diretora-adjunta do Centro de Ciências Biológicas (CCB), Ana Paula Vidotti, a diretora-adjunta do Centro de Ciência Humanas, Letras e Artes (CCH), Érica Fernandes Alves, o diretor-adjunto do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), João Marcelo Crubelatte e o diretor de Assuntos Acadêmicos (DAA), Hugo Alex da Silva. Ainda estiveram presentes o diretor-adjunto do CTC, Edwin Vladimir Cardoza Galdamez, a chefe do Departamento de Economia, Márcia Istake, coordenadores de curso, professores, familiares e amigos.
Os novos profissionais passam a compor o rol de 83.371 formados pela UEM.
(Ana Laura Correa/UEM)