Pela primeira vez, Maringá tem um Plano Municipal de Turismo, medida histórica para impulsionar o setor por meio da criação de políticas públicas. Na quarta-feira, 7, a Prefeitura sancionou a lei n° 11.790 que institui o Plano, com duração de dez anos (2023-2033). O Plano foi realizado em parceria com o Sebrae e conta com 69 ações de impulsionamento do setor do turismo na cidade.
O processo de elaboração do Plano Municipal de Turismo teve 12 etapas, incluindo a formação de comitê, levantamento de documentos, realização de conferência e apresentação do texto para entidades da sociedade civil e sociedade em geral. O processo envolveu representantes do poder público e do setor de turismo da cidade, que terão participação na execução das ações.
O Plano abrange ações nas áreas de governança, infraestrutura, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, turismo regional, promoção e marketing, Destino Turístico Inteligente e educação para o turismo. O slogan ‘Maringá faz bem’, definido por meio do place branding, reforça a cultura do bem-estar do município.
Entre as mais de 60 ações, o Plano tem o objetivo de regulamentar o Fundo Municipal de Turismo, aperfeiçoar a secretaria municipal responsável, fortalecer os atrativos turísticos locais, investir em comunicação visual em locais públicos, impulsionar o turismo regional em conjunto com cidades da região, mobilizar o serviço de transporte ao turista, elaborar um plano de marketing, posicionar a cidade como destino de eventos e negócios, fortalecer e desenvolver projetos em andamento, entre outras.