Na manhã desta terça-feira (20), a chefe de Gabinete da Reitoria (GRE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maria Luísa Furlan Costa, recebeu a visita do coordenador da área de Sociologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Paulo Niederle. Ele é responsável por dirigir o processo avaliativo do quadriênio 2021-2024 e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “Como a UEM obteve a aprovação do curso de doutorado em Ciências Sociais e estamos acompanhando todos os programas de pós-graduação da área, viemos hoje aqui para fazer uma conversa sobre o programa, as mudanças do processo de avaliação, as expectativas do curso, enfim, prestar uma assessoria, dar sugestões antes da abertura”, explica Niederle.
De acordo com ele, o curso na UEM é o primeiro doutorado em Ciências Sociais no estado. Atualmente, a Capes tem dois programas de doutorado na área de Sociologia no Paraná, que são oferecidos na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e na Universidade Estadual de Londrina (UEL). “Apesar destes cursos da UFPR e UEL também serem da área de Sociologia, a formação aqui será diferenciada, porque neste programa de Ciências Sociais, o pressuposto é que haja um diálogo entre Sociologia, Ciência Política e Antropologia, e é esse o diferencial que o programa na UEM oferece em relação aos outros”, frisa.
O pró-reitor de Extensão e Cultura (PEC), Rafael da Silva, relatou sobre a luta para obter a aprovação do novo doutorado na UEM. “A vinda do Paulo hoje coroa um processo que iniciou em 2016, quando eu e a professora Carla Cecília de Almeida estávamos na coordenação do PGC (Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais) e iniciamos um processo de reestruturação do programa, visando atender a uma demanda grande pela abertura de doutorado. Foi um processo longo e muito difícil porque pegamos um período muito complicado da pós-graduação no Brasil, onde perdemos muitas bolsas. Mas conseguimos e o coordenador Paulo e seu antecessor foram fundamentais para nos orientar nas estratégias de ação para obter essa elevação. A vinda dele reconhece a sinergia que houve entre Capes e UEM e promove um diálogo mais profundo conosco, professores e alunos”, comenta.
Além da chefe de gabinete, participaram da reunião o pró-reitor da PEC, Rafael da Silva; o procurador jurídico (PJU), Geovanio Edervaldo Rossato; o diretor de Pós-graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), Carlos Humberto Martins; a diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Nilza Sanches Tessaro Leonardo; a diretora-adjunta do CCH, Erica Alves; a coordenadora do PGC, Simone Dourado; e a coordenadora-adjunta do PGC, Zuleika de Paula Bueno.
O novo curso de doutorado em Ciências Sociais está com o processo de seleção aberto, com 13 vagas disponíveis, sendo que a primeira turma deve iniciar as aulas em março de 2025. As inscrições já foram encerradas e os projetos apresentados estão sendo avaliados.
(Marilayde Costa/UEM)