Até dezembro, uma série de atividades artísticas do projeto Gira Cultura UEM estará acontecendo entre os sete câmpus da Universidade Estadual de Maringá. O evento começa nesta quarta-feira (11/09) em Cidade Gaúcha com uma apresentação do Duo de Violões Baldassi & Botelho, formado por Roberto Baldassi e Jairo Botelho.
No repertório dos violonistas, peças de João Pernambuco, Astor Piazzolla e Domenico Scarlatti. A dupla de músicos é vinculada à Diretoria de Cultura (DCU) da UEM. A ação integra o selo Ocupa UEM - Arte e Cultura.
Até dezembro, estão previstas diversas outras atividades para os municípios de Diamante do Norte, Umuarama, Ivaiporã, Goioerê, Cianorte e Cidade Gaúcha, incluindo oficinas, exibições audiovisuais, concertos e espetáculos. No total, serão 24 atividades ocorrendo ao longo desses quatro meses.
“É um projeto que foca na descentralização e na circulação das produções artísticas e culturais, sejam elas advindas dos cursos de arte e comunicação, mas também de outros grupos artísticos e projetos de extensão de pesquisa”, explica André Rosa, Diretor de Cultura da UEM.
Esse é o resultado de uma grande parceria envolvendo a UEM, os municípios, as secretarias de cultura e de educação e toda a equipe da DCU que inclui a bolsista Milena Plahtyn Fernandes que encampou toda a organização. A intenção é ampliar o Gira Cultural UEM em 2025.
Serviço - Projeto Gira Cultura UEM . Hoje, quarta-feira (11/09) no câmpus de Cidade Gaúcha. Apresentação do Duo de Violões Baldassi & Botelho. Às 17h no Salão do Centro de Convivência da Terceira Idade de Cidade Gaúcha. A programação completa será divulgada em breve no instagram e no site da DCU.
(Marcelo Bulgarelli/UEM)