O Comitê Olímpico do Brasil (COB) tem duas chapas inscritas para a eleição para Presidente e Vice-presidente da entidade para ciclo Los Angeles 2028. As chapas são compostas pelos pré-candidatos Paulo Wanderley e Alberto Maciel Júnior; e Marco La Porta e Yane Marques. Todos os candidatos passarão por duas checagens para terem a candidatura oficializada, uma documental e outra de integridade. A eleição será no dia 03 de outubro na Assembleia Geral, que será realizada no Centro de Treinamento do COB, na zona oeste do Rio de Janeiro.
O edital de convocação para as eleições do COB foi publicado no último dia 03 de setembro no site da entidade e pode ser acessado através deste link. O documento também foi enviado por e-mail para todos os membros da Assembleia da entidade e publicado por três vezes no Diário Oficial da União (DOU) como determina o Estatuto da entidade.
O processo eleitoral do COB ocorrerá no auditório do CT, localizado no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Além dos cargos de Presidente e Vice-presidente, serão escolhidos sete membros do Conselho de Administração representantes das Entidades Nacionais de Administração do Desporto (ENADs) filiadas integrantes dos programas olímpicos de Verão e de Inverno e um membro independente do Conselho de Administração pelos próximos quatro anos.
Atualmente, a Assembleia Geral é composta pelos 34 presidentes das Confederações Olímpicas de Verão e Inverno filiadas ao COB; pelos dois membros brasileiros do Comitê Olímpico Internacional (COI) – Andrew Parsons e Bernard Rajzman; e por 19 representantes da Comissão de Atletas.
Conselho de Administração
O Conselho de Administração é o responsável pela definição da estratégia e pelas boas práticas de governança dentro do COB. É composto, além do membro independente, pelo presidente do COB; pelos membros brasileiros do COI; pelos presidente e pelo vice-presidente da Comissão de Atletas; e por sete presidentes das Entidades Nacionais de Administração do Desporto filiadas ao COB.
Os presidentes de ENADs que concorrem aos sete assentos no Conselho de Administração são:
- Ernesto Teixeira Pitanga (Triathlon)
- Felipe Tadeu Moreira Lima do Rêgo Barros (Handebol)
- Flavio Cabral Neves (Wrestling)
- Flavio Padaratz (Surf)
- João Luiz Araújo da Cruz (Tiro com Arco)
- Jodson Gomes Edington Junior (Tiro Esportivo)
- José Roberto Santini Campos (Badminton)
- Karl Anders Ivar Pettersson (Desportos na Neve)
- Magali Moreira de Souza Oliveira (Remo)
- Patric Machado Tebaldi (Dança Desportiva)
- Radamés Lattari Filho (Voleibol)
- Rafael Girotto (Canoagem)
O Membro Independente do Conselho de Administração é aquele que não mantém ou manteve nos últimos dois anos qualquer vínculo econômico ou jurídico com entidades do Sistema Nacional do Desporto, bem como seus parentes, afins ou consanguíneos, até o segundo grau. Os candidatos inscritos para essa vaga são:
- Daniela Rodriguez de Castro
- Ricardo Leyser Gonçalves
- Willian Miotto Nadir
(Fonte: COB)