Anápolis-GO e Retrô começam a disputa pelo título da Série D na tarde deste domingo (22), no Estádio Jonas Duarte, em Anápolis (GO), às 16h. Os times estão em busca de se sagrar campeões da competição pela primeira vez. Adversárias, as equipes apresentam trajetórias diferentes no futebol, mas têm um aspecto em comum na decisão: a certeza de que a taça da Série D será a mais importante de sua história.
Mandante, o Galo da Comarca foi fundado em 1º de maio de 1946 e tem o Campeonato Goiano de 1965 como sua conquista mais importante. O time disputou o Campeonato Brasileiro apenas uma vez, em 1966. O clube também participou da Série B na década de 1980.
Enquanto os goianos carregam 78 anos no esporte, a Fénix de Camaragibe tem apenas oito. Desde 15 de fevereiro de 2016, o Retrô-PE trabalha para ascender no cenário pernambucano e nacional. De lá para cá, foi vice-campeão estadual em 2022 e 2023 e disputou a Copa do Brasil em 2021, 2023 e 2024.
Cenário do jogo
Com a força de seu torcedor, a equipe goiana buscará abrir vantagem na primeira partida. Pelo mata-mata do torneio, o Anápolis ainda não foi derrotado em casa, mas soma três empates em quatro jogos. Venceu o Itabuna-BA por 3 a 0, na primeira fase, e empatou em 1 a 1 com Cianorte-PR, nas oitavas, Iguatu-CE, nas quartas, e Maringá-PR, na semifinal.
O Retrô-PE, por sua vez, conquistou sua única vitória longe de seus domínios na semifinal, quando devolveu o placar de 1 a 0 contra o Itabaiana-SE, no Sergipe, e avançou à decisão nas pênaltis. Fora de casa no mata-mata, tem uma vitória, um empate (1 a 1 com o América-RN, na segunda fase) e duas derrotas (2 a 0 para o Manauara-AM, nas oitavas, e 1 a 0 para o Brasiliense-DF, nas quartas).
Entre as similaridades, as duas equipes tiveram bom desempenho nas penalidades. A Fênix se classificou em todas as etapas por esse caminho. Já o Galo avançou dessa forma nas quartas e na semifinal.
Duelo de volta
Após a partida em Anápolis, a decisão do título da Série D acontecerá na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE), no próximo domingo (29), às 17h.
(Texto: CBF. Foto: Edivar Custódio/Anápolis)