A edição 2024 do Brasileirão de Aspirantes começa na manhã desta quarta-feira (25), com cinco partidas. O jogo de abertura da competição será o Clássico da Amizade entre Botafogo e Vasco, às 10h, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pelo Grupo A.
Formato
A primeira fase do campeonato é dividida em dois grupos, com oito integrantes em cada. Será disputada em sete rodadas. Os quatro clubes melhores posicionados de cada grupo no Ranking Adaptado, disponível no Regulamento Específico da Competição (REC), farão quatro partidas em casa e três fora. As demais equipes serão mandantes em três duelos e visitantes em quatro.
No Grupo A, estão Atlético-MG, Botafogo, CRB-AL, Fluminense, Fortaleza, Sport, Vasco e Vitória, e, no Grupo B, Criciúma, Cuiabá, Goiás, Juventude, Mirassol-SP, Red Bull Bragantino, Santos e Vila Nova-GO.
Os quatro melhores colocados de cada grupo se classificam para as quartas de final, seguindo os seguintes chaveamentos: 1º colocado Grupo A x 4º colocado Grupo B; 2º colocado Grupo A x 3º colocado Grupo B; 1º colocado Grupo B x 4º colocado Grupo A; e 2º colocado Grupo B x 3º colocado Grupo A.
Os classificados do mata-mata serão decididos em jogo único. O mando de campo das quartas de final pertencerá à equipe melhor posicionada na primeira fase. Já na semifinal e final, ao time de melhor campanha.
Primeira rodada
Além do Clássico da Amizade, haverá quatro partidas nesta quarta-feira (25). Pelo Grupo A, Fluminense e CRB-AL se enfrentam às 15h no Marcelo Vieira, em Duque de Caxias (RJ), e, às 15h30, Atlético-MG x Vitória, no SESC Venda Nova, em Belo Horizonte. Pelo Grupo B, entram em campo, às 15h, Juventude e Vila Nova, no Homero Soldatelli, em Flores da Cunha (RS), e, às 16h, Cuiabá e Santos, no CT Manoel Dresch, em Cuiabá.
Na quinta-feira (26), Fortaleza e Sport, adversários do Grupo A, disputam os três pontos no Presidente Vargas, em Fortaleza, às 16h. Às 18h, pelo Grupo B, o Red Bull Bragantino recebe o Goiás no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP). Pouco depois, às 19h30, o Mirassol-SP visita o Criciúma no Heriberto Hulse, na cidade de Criciúma.
(Texto: CBF. Foto: Lucas Figueiredo/CBF)