O Galo é o time da virada! No primeiro jogo da semifinal da Copa Betano do Brasil de 2024, o Atlético venceu o Vasco da Gama por 2 a 1, na Arena MRV, na noite de quarta-feira (2/10), para mais de 42 mil torcedores. Os gols da vitória foram de Guilherme Arana (golaço) e Paulinho, no primeiro tempo, após o Vasco abrir o placar com Coutinho.
Com muita entrega e intensidade, o Atlético sai na frente nessa disputa pela vaga da final da competição. O segundo jogo será no dia 19 de outubro, em São Januário, às 18h30. O Galo precisa de um empate para avançar até a última etapa na briga pela taça contra o vencedor de Flamengo x Corinthians.
O jogo – o Atlético colocava as linhas altas para dominar a posse de bola e criar as melhores chances de ataque. Em um jogo muito físico e disputado, o Vasco da Gama fez 1 a 0 aos 15 minutos do primeiro tempo, em gol de Coutinho após contra-ataque.
Rapidamente, o Galo foi empurrado pela Massa e deu as respostas necessárias, mas faltou sorte e sobrou competência do goleiro adversário. Já aos 34 minutos, o Clube acumulava ao menos duas chances claras de gol.
Primeiro, Paulinho lutou e saiu na frente de Maicon, e chutou na saída de Léo Jardim, que fez uma boa defesa com a perna. Na cobrança de escanteio de Scarpa, Lyanco quase marcou de cabeça, obrigando o goleiro a fazer outra boa intervenção. No rebote, Alan Franco quase marcou. Era questão de tempo para a reação surtir efeito.
Num espaço de seis minutos, veio a virada! Primeiro, aos 37′, um verdadeiro golaço de Guilherme Arana em linda jogada coletiva. Hulk recebeu e tocou de letra para Paulinho conseguir dividir bem com Léo Pelé. O camisa 10 devolveu para Hulk, que cruzou para Guilherme Arana acertar na veia e no ângulo – 1 a 1.
Já aos 43′, Guilherme Arana foi novamente protagonista. Rubens brigou no ataque, a bola veio de primeira de Hulk para Arana que, na ponta esquerda, cruzou perfeitamente. Paulinho, como só ele sabe ocupar os espaços, se antecipou a Léo Pelé e meteu a cabeça na bola, do jeito que Dadá Maravilha aprovaria, e fez 2 a 1.
No segundo tempo, o Atlético seguiu melhor na partida, com mais posse de bola e melhores chances. Em outra jogada de efeito com Hulk (passe de letra), Paulinho avançou e tocou para Arana, que abriu para Rubens. O Cria foi no fundo e cruzou forte, mas o goleiro defendeu. Aos 20′, Alan Franco quase achou o ângulo do Vasco após receber escorada de Hulk.
Com muita entrega, o Atlético conseguiu neutralizar os avanços do Vasco, que se lançou ao ataque na reta final. Aplicação tática e coletiva para o time de Gabriel Milito sair na frente nesses primeiros 90 minutos da disputa da semifinal da Copa do Brasil.
Fala, Arana!
“Foi um bonito gol em momento delicado da partida. Eu senti um pouco de adutor, pesado. Então, tem hora que você tem que ser inteligente e não forçar. Mas o torcedor pode ficar tranquilo que não é grave. Faltam 90 minutos dessa semifinal contra um adversário de camisa gigante. Não tem nada ganho. Temos que agradecer pela vitória, mas a classificação não está garantida”.
Agenda do Galo – o foco volta a ser o Campeonato Brasileiro. O Galo irá enfrentar o Vitória no sábado, às 16h30, na Arena MRV, pela 29ª rodada da competição. O elenco profissional volta a treinar na manhã (10h) desta quinta-feira e na tarde (16h30) de sexta-feira. Após o jogo diante do Vitória, haverá a chamada data Fifa, com jogos das Eliminatórias. Até o momento, o calendário mostra o próximo jogo do Galo apenas no dia 16/10, diante do Fortaleza (21h45). O jogo de volta contra o Vasco será no dia 19/10, sábado, às 18h30, em São Januário.
Escalação do Galo: Everson; Lyanco (Bruno Fuchs), Battaglia, Alonso e Rubens (Mariano); Otávio, Alan Franco e Guilherme Arana (Eduardo Vargas); Scarpa, Paulinho (Cadu) e Hulk.
Público: 42.039 torcedores
Renda: R$ 4.273.649,29
(Texto: Atlético-MG. Foto: Pedro Souza/Atlético-MG Oficial)