Daniel Serra foi confirmado como vencedor da prova de sábado (05/10), válida pela nona etapa da temporada 2024 da Stock Car Pro Series em Buenos Aires, capital da Argentina. O piloto da Eurofarma RC e tricampeão da categoria cruzou a linha de chegada da Corrida 1 na segunda colocação, logo atrás de Arthur Leist (Full Time Sports). Entretanto, o gaúcho de 22 anos acabou punido por conta de acionamento irregular do push-to-pass e perdeu o que seria sua primeira vitória na Stock Car.
O triunfo tardio de Serra começou a se desenhar depois que o safety-car foi acionado após abandono de Felipe Baptista. Daniel, tal qual Arthur Leist, foi um dos primeiros a fazer o pit-stop obrigatório e, logo em seguida, o carro de segurança foi à pista para possibilitar o resgate do Toyota Corolla #121 da Crown Racing.
Felipe Fraga (Blau Motorsport), que largou na frente, liderava e parecia caminhar pela vitória, viu a sorte virar revés em razão do acionamento do safety-car, o que arruinou sua estratégia. Em contrapartida, Leist tirou proveito da situação, assumiu a ponta e terminou na frente, mas foi punido com acréscimo de 20s no seu tempo total de prova em razão do uso indevido do botão de ultrapassagem, acionado antes do complemento da primeira volta após a relargada. Desta forma, Serrinha subiu uma posição, o que confirma a sua 26ª vitória na Stock Car.
Ricardo Zonta (RCM Motorsport) foi declarado segundo colocado, seguido por Felipe Massa (TMG Racing) e Allam Khodair (Blau Motorsport). Bruno Baptista (RCM) foi o quinto e terminou à frente de Zezinho Muggiati (KTF) e Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel). Cacá Bueno (KTF) concluiu a disputa na oitava colocação, enquanto Felipe Fraga e Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time) fecharam o top-10.
“Ganhar é sempre bom, embora não desse jeito. Mas vitória é vitória, e somamos bons pontos para o campeonato”, disse Daniel Serra, que marcou 55 tentos neste sábado e tem agora 552 pontos na tabela da temporada 2024.
Como foi a corrida — Fraga aproveitou bem a primeira posição no grid para segurar a liderança e abrir vantagem sobre Rubens Barrichello e o restante do pelotão nas voltas iniciais. No princípio de prova, Dudu Barrichello — então vice-líder da tabela — foi envolvido em incidente e caiu para o fim da fila. Por outro lado, o tricampeão Daniel Serra abriu caminho e passou Ricardo Zonta para assumir o terceiro lugar. Quem também se deu bem foi Leist, que deixou o paranaense para trás e subiu para quarto.
A cena que mudou o rumo da corrida aconteceu na oitava volta. Pouco depois da abertura da janela obrigatória de pit-stop, o líder do campeonato apresentou quebra do semieixo após incidente com Gaetano Di Mauro e ficou parado perto da entrada da reta Juan Manuel Fangio. A direção de prova acionou o safety-car, em cenário que fechou momentaneamente os boxes. Fraga, Rubens Barrichello e Cesar Ramos, por exemplo, ainda não tinham feito suas respectivas paradas, enquanto Leist, Serra, Massa e Zonta, por exemplo, já haviam parado para a troca obrigatória de um pneu.
Após a relargada, Fraga acelerou o máximo para conseguir abrir alguma vantagem e voltar na frente depois do seu pit-stop. Entretanto, a diferença para o melhor colocado entre os que já haviam parado, Arthur Leist, era de pouco mais de 8s, o que impossibilitava ao campeão de 2016 retornar dos boxes na liderança da prova.
Leist assumiu a ponta da corrida depois que todos os pilotos fizeram as paradas obrigatórias. A mudança na dinâmica da corrida com o safety-car tirou qualquer chance de Fraga vencer. O piloto da Blau Motorsport voltou dos boxes em 15º lugar, enquanto o jovem gaúcho tratou de abrir caminho para buscar sua primeira vitória na Stock Car. Entretanto, Daniel Serra apertou o ritmo para tentar o triunfo em Buenos Aires.
A direção de prova acionou o safety-car pela segunda vez depois que Thiago Camilo e Julio Campos se envolveram em um incidente na altura da primeira curva do traçado. A nova ida do carro de segurança à pista juntou todo o pelotão e tornou o desfecho da prova deste sábado completamente imprevisível. Neste período, também foi anunciado que Leist era investigado por uso indevido do push-to-pass.
Arthur seguiu na frente depois da relargada, segurou a pressão de Serra e cruzou a linha de chegada na frente. Horas depois, contudo, foi confirmada tanto a infração como a punição que tirou do gaúcho o primeiro lugar em Buenos Aires.
(Texto: Assessoria. Foto: Duda Bairros/Stock Car)