O Dia das Crianças é uma das datas que mais movimenta o comércio no ano. Fazer compras para presentear filhos, sobrinhos e netos no dia 12 de Outubro merece alguns cuidados por parte do comprador. Para evitar que a data festiva se transforme em problema, o Procon Maringá dá dicas para fazer as melhores compras possíveis.
Entre elas:
* pesquise antes de comprar;
* peça a nota fiscal;
* verifique se os brinquedos têm o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro);
* pesquise se é preciso ter outros itens para fazer o presente funcionar. Como pilhas, baterias, cabos, entre outros;
* verifique como é a política de trocas da loja;
* desconfie de promoção com itens muito baratos. Verifique atentamente como é o produto, o valor, como está a embalagem;
* entre outros.
A pesquisa de preços é fundamental para pagar mais barato. Há produtos com uma grande diferença de valor de um estabelecimento para outro e a comparação ajuda na economia no orçamento familiar. Outro ponto importante é verificar se o presente está de acordo com a idade da criança que ganhará o produto. A segurança da criança é fundamental quando ela vai brincar. Ou seja, evite comprar produtos com pontas, peças soltas ou partes afiadas.
Quem ver alguma irregularidade no comércio, pode registrar reclamação no Procon, no telefone 151. Ou pessoalmente na sede do órgão de defesa do consumidor, na avenida Advogado Horácio Raccanello Filho, 5645, no centro, ao lado do Terminal Urbano.
(Andye Iore/Procon Maringá)