Offline

Projetos e parcerias lideram avanços da UEM no âmbito da inovação
Notícias de Maringá
Publicado em 11/10/2024

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizou, nesta quinta-feira (10), uma cerimônia de apresentação de resultados de políticas públicas voltadas à inovação. O evento, que ocorreu no Auditório da Biblioteca Central (BCE), foi organizado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da UEM.

A solenidade celebrou projetos liderados pelo NIT, bem como acordos realizados pela Universidade com o poder público e com entidades privadas para a promoção da inovação no Paraná.

Conforme o reitor, Leandro Vanalli, a integração entre diferentes agentes de inovação é um dos objetivos da gestão universitária. “Não há inovação maior do que reunir pessoas em prol do bem comum. A UEM é, por natureza, uma promotora da inovação, por meio de seus cursos, departamentos e centros de ensino, bem como de todos os membros da nossa comunidade acadêmica. Devo agradecer não só aos docentes, mas também aos servidores, discentes e egressos, que estão na linha de frente da inovação, buscando expandir o campo do nosso conhecimento e levar a UEM mais perto daqueles que precisam”, afirmou o reitor.

“No mesmo auditório, dentro de universidade pública, temos empresários, pesquisadores, professores, alunos, representantes de ambientes de inovação, da sociedade civil e do governo, todos discutindo sobre inovação e o desenvolvimento do estado do Paraná. Esse momento pujante e inovador reflete o lema de uma gestão: é preciso ter coragem para mudar”, acrescentou a coordenadora do NIT, Keila de Souza e Silva.

Um dos destaques foi a consolidação do Projeto Empresas DNA UEM, ação lançada em 2023 que busca mapear empreendimentos de impacto econômico e social, sejam eles startups ou não, fundados por servidores, estudantes e ex-alunos da UEM. No evento, foram entregues os primeiros certificados de participação no projeto, às empresas Protium Dynamics, Atlas Marcas e Patentes, IG Tech Sistemas, Sedcase Teleinterconsultas, Helix Biotecnologia e HSensor. 

De acordo com o assessor em Gestão de Propriedade Intelectual do NIT e coordenador do projeto, Angelo José Marcolino Junior, um dos objetivos da ação é compreender o impacto causado pela UEM na sociedade por meio das empresas participantes. “Queremos reunir dados e evidenciar para a sociedade que a Universidade, além de formar grandes pesquisadores e excelentes profissionais da área de ensino, também tem condições de colocar no mercado pessoas dispostas a empreender e abrir empresas para oferecer produtos e serviços como forma de solucionar problemas do dia a dia”, explicou.

Para também participar do projeto Empresas DNA UEM, interessados devem preencher um formulário gratuito disponível no site do projeto. A plataforma lista as empresas já cadastradas, proporcionando visibilidade e conexão dentro do ecossistema produtivo.

Ao longo do evento, NIT e PPG também apresentaram o Portfólio de Tecnologias 2024, que reúne as patentes e os registros de softwares obtidos por pesquisadores da Universidade - atualmente, a UEM conta com cerca de 70 patentes e 50 registros de softwares concedidos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Professores e pesquisadores titulares de cartas-patentes registradas junto à UEM foram convidados ao palco e aplaudidos pelo auditório. 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!