A II Semana Acadêmica da Engenharia Mecânica (Saem) foi aberta, na segunda-feira (14), em solenidade realizada no auditório do Bloco B33, no câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O evento é promovido pelo Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica (Camec) em parceria com o Departamento de Engenharia Mecânica (DEM).
O coordenador do evento e do curso de Engenharia Mecânica, Jean Rodrigo Bocca, conta que o diferencial deste ano é o recorde de participação e o aumento do número de palestrantes externos que atuam em grandes empresas. Segundo Jean, no ano passado, foram 75 inscritos, e este ano, cerca de 130, ou seja 73% a mais do que o registrado na primeira edição.
Quanto à adesão dos estudantes, o chefe do DEM, Júlio César Dainezi de Oliveira, também avaliou positivamente. “Como o curso tem cerca de 190 matriculados, consideramos excelente o engajamento dos estudantes este ano. Estamos tentando fazer com que esse evento se torne anual, baseado na disciplina de TCC. A expectativa é muito grande, porque na verdade é um evento feito pelos alunos e para os alunos.”
Jean comenta sobre a programação extensa dos quatro dias do evento. “Estamos trazendo ex-alunos da UEM como palestrantes para mostrar aos nossos acadêmicos o desempenho que eles estão tendo ao saírem daqui. Nosso objetivo é mostrar como é o mercado de trabalho, estimular a integração entre os alunos, e também comemorar o fechamento do ciclo dos alunos do quinto ano, com a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) deles”, resume Jean.
Entre os egressos da UEM, que farão palestras no evento, estão dois engenheiros mecânicos da empresa Atvos, uma das líderes na transição energética no Brasil e no mundo, um da fabricante de veículos Renault, e um que está cursando mestrado em Inteligência Artificial em uma universidade de Berlim, capital da Alemanha.
Para a presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica (Camec), a acadêmica Karen Guimarães, o evento é muito importante porque integra os alunos e professores, além de ampliar o conhecimento sobre o curso e a profissão dos participantes. "Nós sempre tentamos entregar o máximo. Nesta edição, conseguimos trazer palestrantes incríveis com um currículo excelente, que estão atuando em grandes empresas."
Guimarães acredita que as apresentações de TCCs no evento interessam a todos os estudantes, independentemente do ano em que estejam cursando. "As apresentações de TCC são interessantes não só para os alunos que estão na reta final do curso, mas também para os que estão no primeiro e segundo ano, pois começam a se familiarizar com os projetos do curso, como são feitos e apresentados", destaca a presidente do Camec.
Ela elogiou os estudantes que este ano aderiram em peso. “Como presidente da Camec, estou muito contente com o público deste ano, pois atingimos o nosso recorde", comemorou Guimarães.
Até quinta-feira (17), os estudantes terão a oportunidade de assistir as apresentações dos resultados de 14 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos do último ano, além de palestras com egressos do curso, hoje profissionais renomados da área, que compartilharão suas experiências e conhecimentos. A programação inclui ainda a apresentação dos projetos de extensão Adam AeroDesign, Capibaja UEM e da empresa Júnior Inovatech, oferecendo aos alunos a chance de conhecer iniciativas inovadoras e participar ativamente de projetos práticos.
Solenidade de abertura
A mesa de honra foi composta pelo reitor da UEM, Leandro Vanalli; coordenador do evento e do curso de graduação em Engenharia Mecânica, Jean Rodrigo Bocca; pró-reitor de Ensino (PEN), Marcos Vinícius Francisco; diretor e diretora-adjunta do Centro de Tecnologia (CTC), Edwin Galdamez e Thelma Lopes; chefe do DEM, Júlio César Dainezi de Oliveira; coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM), Wagner André dos Santos Conceição; e a presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica (Camec), a acadêmica Karen Guimarães. Também prestigiou o evento, a coordenadora do Complexo de Apoio às Centrais de Pesquisa (Comcap) da UEM, Silvia Luciana Fávaro.
Em seu discurso, o reitor da UEM agradeceu o convite e elogiou a iniciativa do evento, destacando o papel relevante que o curso tem desempenhado ao longo dos anos. Vanalli parabenizou o corpo estudantil e acadêmico, reconhecendo os avanços e a excelência obtidos pela Engenharia Mecânica tanto no âmbito da graduação quanto na pós-graduação.
O reitor fez questão de ressaltar as conquistas da comunidade acadêmica, lembrando que os diversos projetos têm levado o nome da UEM para competições nacionais e internacionais, conquistando prêmios de destaque. “Mas o principal prêmio é que vocês fazem parte da nossa universidade”, declarou.
Vanalli ainda enfatizou o prestígio do curso de Engenharia Mecânica, que tem se destacado pela alta concorrência no vestibular e pela capacidade de formar profissionais que retornam à universidade como docentes, fortalecendo ainda mais a área.
Durante o discurso, ele aproveitou para anunciar uma boa notícia: a contratação de novos servidores para reforçar o quadro efetivo do curso, além de novos investimentos em laboratórios e projetos inovadores que visam fortalecer a pós-graduação.
“O papel da reitoria é ser um mecanismo de avanço, sempre pronta para atender as demandas pedagógicas. Estamos com um projeto ousado, como o de equipar os laboratórios, entre outras iniciativas importantes”, afirmou.
O reitor encerrou sua fala expressando gratidão e desejando sucesso aos participantes do evento. “Que a semana seja profícua e traga sucesso tanto para a formação de vocês quanto para a rede de contatos que construirão.”
Na solenidade, o diretor do CTC comentou a importância desse tipo de evento no Centro de Tecnologia. “A programação deste ano tem muito a contribuir na formação de vocês, para que cheguem ao mercado de trabalho, cada vez mais preparados. Espero que vocês consigam aproveitar todo esse conteúdo que está sendo proposto.” Edwin parabenizou os professores e alunos envolvidos nos diferentes projetos da Engenharia Mecânica, nas áreas de aeromodelismo, carro off-road e o Inovatech (empresa Júnior de Engenharia Mecânica e Elétrica da UEM) que engrandecem a Universidade.
Para finalizar, Galdamez propôs um desafio para que, nos próximos dois anos, a equipe Capibaja UEM - construtora de carros off-road - se classifique entre os três primeiros da Competição Baja SAE BRASIL.
O evento prossegue até quinta-feira (17) com uma programação extensa de atividades. A programação do evento pode ser conferida na página do Camec no Instagram.
(Marilayde Costa/UEM)