Offline

Semana Integrada da Agronomia reúne três eventos acadêmicos na UEM
Notícias de Maringá
Publicado em 15/10/2024

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) deu início, na segunda-feira (14), à quarta edição da Semana Integrada da Agronomia (SIA). A programação, que reúne três eventos acadêmicos históricos para a comunidade acadêmica do curso, vai até sexta-feira (18), com atividades no recinto de leilões Ermelindo Bolfer, localizado na Sociedade Rural de Maringá.

Integram a SIA o 41º Ciclo de Debates Agronômicos, o 16º Simpósio de Grandes Culturas e a 19ª Mostra de Trabalhos Científicos em Agronomia. As atrações incluem palestras, mesas-redondas, atividades práticas e apresentações de trabalhos, com atenção especial, nesta edição, à cultura do trigo. A programação completa da SIA pode ser consultada no perfil oficial do evento no Instagram (@sia.uem).

A organização é do Departamento de Agronomia (DAG), afeto ao Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UEM, em parceria com o Centro Acadêmico José Lutzemberger (Cajol), o Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Agronomia e a empresa júnior AgroJr Consultoria. Também apoiam a iniciativa a Sociedade Rural de Maringá (SRM), a Associação Maringaense de Engenheiros Agrônomos (Amea), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua-PR), bem como demais patrocinadores e entidades privadas.

Durante a semana, todas as aulas e atividades letivas do curso de Agronomia do câmpus Maringá foram transferidas para a SIA, com transporte ofertado pela UEM, o que permite a participação integral dos acadêmicos. O recinto de leilões esteve lotado para a cerimônia de abertura do evento, que contou com a presença de autoridades, docentes, estudantes, profissionais da área e demais convidados.

Presente à solenidade, a vice-reitora da UEM, Gisele Mendes de Carvalho, recordou a história de sucesso do curso de Agronomia da Universidade, que já graduou mais de 2.500 profissionais no câmpus de Maringá e no Câmpus Regional de Umuarama (CAU). “Agronomia é um dos cursos que marca a história da UEM. A graduação surgiu há 47 anos para poder capitanear, aqui no Noroeste do estado, a força que tem o agro do Paraná e do Brasil. Saibam que vocês, acadêmicos, fazem parte de um curso que é muito promissor do ponto de vista profissional. O Paraná é o celeiro do Brasil, e o Brasil é o celeiro do mundo. Da mesma forma, é verdade que a UEM precisa muito de Maringá, mas Maringá e região não existiriam se não fosse a UEM”, afirmou a vice-reitora. 

Conforme o diretor do CCA, Carlos Alberto de Bastos Andrade, a participação discente na organização da SIA é um dos destaques do evento. “Além da formação profissional, faz parte da missão da UEM formar cidadãos. Por isso, quero parabenizar os estudantes que integram e organizam esse evento, porque vocês estão aproveitando tudo o que a Universidade fornece. Que vocês participem, não só do curso, mas de todos os eventos que a Universidade proporciona e que fazem diferença na formação acadêmica e pessoal de vocês”, enfatizou.

Na mesma linha, o coordenador do curso de graduação em Agronomia, Telmo Antonio Tonin, destacou a importância da realização de ações que extrapolam o câmpus universitário. “Existem diversos ambientes de aprendizagem. A sala de aula é um deles, e outros são eventos, congressos, simpósios e semanas acadêmicas como esta. É uma oportunidade única, por ser um evento pensado pelos alunos e para os alunos. Aproveitem”, finalizou.

Também compuseram a mesa de honra da solenidade o presidente da Amea, Paulo Milagres; a coordenadora-adjunta do curso de Agronomia da UEM, Reni Saath; o tutor do grupo PET-Agronomia, Antonio Carlos Andrade Gonçalves; a coordenadora do projeto EmpreendAgro, Adriana Aparecida Pinto; o coordenador estadual do programa Paraná Mais Orgânico (PMO), Ednaldo Michellon; o presidente do Cajol, acadêmico Michel Volpato; a gerente de marketing da AgroJr. Consultoria, acadêmica Larissa Silva Brambilla; e a representante do PET-Agronomia, acadêmica Bibiana Henkel Estivalet.

A solenidade foi procedida pela palestra “A importância do trigo para o agronegócio: novas fronteiras”, ministrada pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) José Salvador Simoneti Foloni. Durante a tarde, o também pesquisador da Embrapa Osmar Rodrigues apresentou a palestra “Implantação da cultura do trigo e estratégias de adubação". Na sequência, os engenheiros agrônomos Jeferson Noles e Samuel Guerreiro encerraram o primeiro dia de atividades com a mediação de uma mesa-redonda sobre mercado de trabalho.

A programação segue com mais atividades a partir desta terça-feira (15). As submissões de trabalhos acadêmicos e as inscrições on-line para acompanhar o evento foram encerradas na última semana. No entanto, conforme a organização, estudantes, profissionais e interessados no assunto ainda podem se inscrever e efetuar o pagamento da taxa de inscrição presencialmente, no hall de entrada do recinto de leilões Ermelindo Bolfer.

 

Serviço

4ª Semana Integrada da Agronomia

  • 41º Ciclo de Debates Agronômicos

  • 16º Simpósio de Grandes Culturas

  • 19ª Mostra de Trabalhos Científicos em Agronomia

Local: recinto de leilões Ermelindo Bolfer, no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, Sociedade Rural de Maringá - Avenida Colombo, 2186, Maringá-PR;

Data: 14 a 18 de outubro, nos períodos da manhã e tarde;

Tema: cultura do trigo;

Público-alvo: estudantes, docentes, profissionais da área e interessados; 

Contato e programação: perfil oficial do evento no Instagram (@sia.uem). 

(Vinicius Guerra/UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!