A Comissão do Vestibular Unificado (CVU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou, nesta quarta-feira (16), o edital com o resultado da análise dos requerimentos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular de Verão e do Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2024. O documento, válido para ambos os processos seletivos, está disponível para consulta no site da CVU e no App Vestibular UEM.
Têm direito à isenção da taxa de inscrição apenas candidatos que integrem famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, desde que regularmente registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Além de publicar os nomes dos candidatos isentos, o edital publicado nesta quarta-feira (16) também lista os requerimentos negados e os motivos para a não concessão da isenção. Conforme a CVU, solicitações de recurso quanto ao resultado da análise devem ser enviadas ao endereço de e-mail vestibular@uem.br, com as devidas justificativas, até quinta-feira (18). A etapa não permite a inclusão ou a substituição de documentos já apresentados no momento da solicitação inicial de isenção.
Um novo edital, com o resultado da análise dos recursos, será publicado pela CVU a partir da próxima quarta-feira (23).
Vestibular de Verão e PAS 2024
As inscrições para o Vestibular de Verão e o PAS 2024 ficam abertas até o dia 5 de novembro, e candidatos não isentos têm até o dia 7 de novembro para efetuar o pagamento da taxa. Já a divulgação do edital com a relação de inscrições homologadas e não homologadas está prevista para o dia 12 de novembro.
Para se inscrever, basta acessar o site da CVU ou o App Vestibular UEM, selecionar o concurso desejado e prosseguir com o preenchimento do formulário de inscrição. Mais orientações estão disponíveis nos editais de abertura dos concursos e nos manuais do candidato do Vestibular de Verão e do PAS 2024.
As provas do PAS serão aplicadas em 1º de dezembro. Já as provas do Vestibular de Verão estão marcadas para 12 de janeiro de 2025. Ambos os concursos preveem o ingresso dos aprovados em março do ano que vem, quando o calendário acadêmico da UEM voltará a coincidir com o calendário civil.
Ao todo, os processos somam 1.266 vagas para mais de 70 cursos de graduação presenciais e gratuitos da UEM, distribuídos entre o câmpus sede, em Maringá, e outros cinco câmpus regionais da instituição - Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama.
Dentre as oportunidades, tanto Vestibular de Verão quanto PAS ofertam vagas para cinco novos cursos de graduação da UEM - Engenharia Têxtil e Serviço Social, no câmpus de Maringá; e Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Computação e Tecnologia em Gastronomia, no Câmpus Regional de Umuarama (CAU). Recém-aprovadas, as novas graduações receberão estudantes pela primeira vez.
As provas do PAS serão aplicadas em Maringá e em mais dez cidades paranaenses - Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Paranavaí e Umuarama. Neste ano, os candidatos à terceira etapa do processo seriado concorrem a 374 oportunidades de ingresso na UEM – 209 para ampla concorrência e 165 via política de cotas sociais, para negros e para Pessoas com Deficiência (PcD).
Já o Vestibular de Verão oferta 892 vagas de graduação - 489 para ampla concorrência e 403 destinadas às cotas. O concurso terá aplicação de provas nas cidades de Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí, Ponta Grossa e Umuarama.
Para o Vestibular de Verão 2024, seguem válidas as mudanças promovidas pela CVU no ano passado. A principal delas foi a eliminação da prova de conhecimentos específicos, para que cada candidato possa se inscrever em até três opções de cursos diferentes - os cursos escolhidos não precisam ser de uma mesma área.
Mais informações sobre ambos os concursos estão disponíveis nos sites do Vestibular de Verão e do PAS, bem como no App Vestibular UEM. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a CVU pelo telefone e WhatsApp (44) 3011-5705 ou pelos endereços de e-mail vestibular@uem.br e pas@uem.br.
(Vinicius Guerra/UEM)