A apresentação Orquestra Latino-Americana da Universidade Estadual de Maringá abriu a 5ª Semana da Biblioteca, evento comemorativo aos 50 anos da BCE. Em clima festivo, servidores, alunos e professores participaram das primeiras atrações dentro do tema “Inteligência Artificial, História, Memória e Patrimônio”. A orquestra antecedeu a palestra “Nos livros nossos sonhos se refugiam para não morrer de frio", com o professor Erivelto Goulart.
O reitor Leandro Vanalli ressaltou a importância da BCE para toda a comunidade acadêmica. e como local de interação. “Não é por acaso que a Biblioteca está ao lado de outro equipamento que atua nesse mesmo sentido que é o Restaurante Universitário (RU)”, observou.
Na cerimônia inaugural, a diretora do BCE, Márcia Paiva, fez um histórico da BCE, cuja estrutura física surgiu em 1974, sempre focada no ensino, na pesquisa e extensão, oferecendo serviços à comunidade acadêmica e externa.
A diretora entende que o tema “Inteligência artificial” deve ser desmistificado e saber como usá-la. Sendo assim, estão sendo promovidos minicursos para a formação docente. Um deles é o curso de Canva (design), aberto para os públicos internos e externos. “E em 2025 teremos bastante palestras e outros eventos. Continuaremos celebrando os 50 anos da BCE”, antecipou.
A biblioteca também faz parte do passado afetivo de ex-alunos. Um exemplo é a vice-reitora Gisele Mendes que recordou as inúmeras vezes que esteve no BCE como acadêmica de Direito, no final dos anos 1990. Aproveitou para elogiar e agradecer toda equipe de servidores da Biblioteca.
Marcos Vinicius Francisco, pró-reitor de Ensino, também focou na importância da BCE como equipamento de reuniões, de ensino, de aprendizado, de educação científica e cultural. “Temos uma comunidade aqui, quase mil pessoas todos os dias. Além de ser um espaço em que a produção do conhecimento circula, também se trabalha com a difusão do conhecimento”.
A programação da 5ª Semana da Biblioteca prevê palestras, minicursos, lançamento de livro e exposição de fotos, de 21 a 25 de outubro, no auditório da BCE.
A história da BCE é ilustrada com a exposição fotográfica "Retratos da UEM: história em imagens", que permanecerá até de 20 de dezembro, no Setor de Periódicos, piso térreo da Biblioteca.
Serviço
Programação 5ª Semana da Biblioteca
21 de outubro
13h30 - Abertura oficial
14h - Apresentação Orquestra Latino-Americana da UEM
14h30 - Palestra de abertura: “Nos livros nossos sonhos se refugiam para não morrer de frio" com o professor Erivelto Goulart
22 de outubro
13h30 às 17h30 - Minicurso "Como usar a plataforma Canva: parte 1" com Nayara Bueno Sôta e Layra Kelly Santos Silva
23 de outubro
9h às 11h - Palestra "Indexadores para periódicos científicos: um olhar de editor" com o professor Carlos Herold Junior
13h30 às 17h30 - Minicurso "Como usar a plataforma Canva: parte 2" - com Nayara Bueno Sôta e Layra Kelly Santos Silva
24 de outubro
8h às 12h - Palestra "Explorando Ferramentas Educacionais e Inteligência Artificial: inovação e impacto na sala de aula" com o professor Flávio Rodrigues de Oliveira
13h30 às 17h30 - Minicurso "Escrita acadêmica e IA aplicada na comunicação científica" com os professores Luciano Gonsalvez Costa e Paulo Inada
25 de outubro
18h às 20h - Apresentação e lançamento do livro "Patrimônio Textil e Vestuário: um olhar para os acervos de moda nos museus" com o professor Ronaldo Salvador Vasques
(Marcelo Bulgarelli/UEM)