O curso de extensão é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), promovendo capacitação profissional para professores do ensino básico por meio da Educação a Distância.
Além de proporcionar o conhecimento sobre aspectos políticos e legais que fundamentam a Educação Especial, o objetivo é dialogar sobre as pluralidades e as singularidades de práticas pedagógicas no processo de ensino e de aprendizagem do público
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) oferta esta oportunidade por meio do Núcleo de Educação a Distância (Nead-UEM) em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). As duas Instituições de Ensino Superior juntas somam 10 mil vagas destinadas a professores da educação básica.
De acordo com a professora Fabiane Freire França, diretora do Nead-UEM, a oferta de cursos tanto com a Capes e a UEPG favorece a implementação de políticas públicas que garantam o direito à educação para todas as pessoas, conforme preconizado pela legislação brasileira e convenções internacionais. “Além disso, no caso da oferta deste curso, voltado à perspectiva da educação inclusiva, contribui para promover um ambiente mais acolhedor, respeitoso e com práticas que valorizam a diversidade humana”, explica.
O curso de extensão é gratuito, está com as inscrições abertas até o dia 21 de novembro de 2024, e por ser realizado em parceria, os interessados devem acessar o site do Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UEPG (https://ead.uepg.br/site/educacao_inclusiva), mesmo que para participar por meio da UEM, já que as 10 mil vagas estão distribuídas entre as duas Instituições.
Este curso será oferecido na modalidade a distância no Ambiente Virtual da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com carga-horária de 120 horas/aula, ele abordará temas fundamentais que sustentam a prática educativa inclusiva, estruturando-se em quatro eixos principais. São eles, Direitos Humanos; Diversidade e Educação Inclusiva, Desenvolvimento Humano, Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Educação Inclusiva; Currículo, Tecnologias e Práticas Pedagógicas Inclusivas; e Práticas, Recursos e Materiais Pedagógicos Inclusivos na Escola.
Para o professor José Ricardo Falco, coordenador da Universidade Aberta do Brasil (UAB-UEM), o curso é uma oportunidade valiosa para os educadores aprimorarem suas práticas pedagógicas em ambientes inclusivos. “A formação visa fortalecer o compromisso com a inclusão e o respeito à diversidade nas salas de aula, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais para lidar com a pluralidade de alunos de maneira eficaz e humana”, contextualiza o professor.
Informações essenciais:
Curso de Extensão gratuito para professores da Educação Básica
Inscrições: 21 de outubro a 21 de novembro
Link: https://ead.uepg.br/site/educacao_inclusiva
(Lizandra Gomes/UEM)