Offline

Universidade Estadual de Maringá passa a oferecer ginástica artística para as comunidades interna e externa
Notícias de Maringá
Publicado em 12/11/2024

O Centro de Excelência em Atividades Físicas (CEAF), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), passou a ofertar às comunidades interna e externa, no câmpus sede, a modalidade de ginástica artística.

A atividade vem sendo desenvolvida desde agosto último. Até então, a GA, como é mundialmente conhecida, não era praticada em Maringá. Isso significa que a UEM está oferecendo esta modalidade esportiva com exclusividade no município.

O esporte consiste em duas modalidades distintas: a Ginástica Artística Feminina (GAF) e a Ginástica Artística Masculina (GAM). O projeto é administrado pela Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR), com as respectivas atividades desenvolvidas sob coordenação da professora Ieda Parra Barbosa-Rinaldi. 

As aulas ocorrem no Bloco M-08, onde se se localiza o ginásio de ginástica artística do Departamento de Educação Física (DEF). O local dispõe de todos os aparelhos utilizados no esporte, seja a GAF ou a GAM. 

Turmas e horários

São oferecidas turmas para a faixa etária entre 4 a 12 anos. No horário das 16h às 17h30 funcionam turmas de 6 a 8 anos e de 9 a 12 anos; e, das 17h45 às 19h15, há turmas de 4 a 5 anos e de 6 a 8 anos. O projeto tem a participação de graduandos do curso de Educação Física, orientados pela professora Barbosa-Rinaldi, que é expert na área da ginástica.

Ainda há vagas para o ingresso de novos alunos. A pessoa pode buscar mais informações na CDR, Bloco M-078 (sala 1), telefone (44) 3011-4314, ou comparecer nos locais e horários onde está sendo ministrada a GA para fazer uma aula experimental. Dúvidas também poder ser sanas pelo telefone (44) 3011-4314.

Há a cobrança de mensalidade, no valor de R$ 110,00 (necessária para a manutenção dos aparelhos), a mesma taxa paga em outras modalidades oferecidas pelo CEAF. 

Vale dizer que a GA representa um esporte olímpico mundialmente reconhecido e que foi assistido em todo o mundo nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. O CEAF, que funciona como um projeto, é ligado ao DEF.  

(Paulo Pupim/UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!