Offline

ILG forma 36 estudantes de línguas inglesa e espanhola
Notícias de Maringá
Publicado em 29/11/2024

O Instituto de Línguas (ILG) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) certificou, na noite de quinta-feira (28), 36 novos formandos dos cursos de língua inglesa e língua espanhola. A cerimônia de formatura foi realizada no Auditório Nadir Cancian, espaço cedido para o evento pela Associação de Docentes da UEM (Aduem).

O auditório esteve lotado por amigos, familiares, professores e convidados dos formandos, que receberam certificados pela conclusão dos cursos de língua estrangeira, finalizados no segundo semestre deste ano. A festa também celebrou a história do instituto, que completa 55 anos em 2024.

A vice-reitora da UEM, Gisele Mendes de Carvalho, presidiu a sessão solene. O evento contou com a presença da professora aposentada Maria Ignez do Carmo Tílio, fundadora do ILG. Completaram a mesa de honra da cerimônia o diretor de Cultura (DCU) da UEM, André Luís Rosa; a chefe do ILG, Soraya Christina Maldonado; a coordenadora pedagógica do ILG, Elisa Prado Nascimento; e o coordenador técnico do instituto, Cassio David da Silva.

Em discurso aos presentes, a vice-reitora relembrou sua própria trajetória junto ao instituto. “Quando tinha 16 anos, comecei a estudar francês. Posso dizer que, se não fosse o ILG na minha vida, eu não seria quem sou. Não teria conseguido fazer um curso de Direito, não teria me tornado professora da UEM e não estaria como vice-reitora, tendo a honra de participar de uma cerimônia maravilhosa como essa”, relatou. “Quem aprende uma nova língua, aprende também uma nova cultura, aprende a respeitar o outro e aprende a viver em diversidade. Aprender um idioma é descortinar um novo mundo de imensas possibilidades. Parabéns aos formandos e ao nosso Instituto de Línguas”, completou.

As falas das quatro oradoras representaram a variedade de idiomas desenvolvidos no instituto. As formandas Ana Luíza Russo Duarte e Bárbara de Oliveira Lopes discursaram em inglês, em representação a seus colegas de turma. Já a concluinte Juliana Pereira Martins fez um discurso emocionado em espanhol, enquanto a também formanda Maria Cecília Silva Manin foi a oradora em português.

A cerimônia ainda ficou marcada por diversas homenagens a Maria Ignez do Carmo Tílio. Das mãos da vice-reitora, Gisele Mendes de Carvalho, e da chefe do ILG, Soraya Christina Maldonado, a fundadora do instituto recebeu um buquê de flores como agradecimento por sua iniciativa visionária. “Hoje é o dia mais feliz da minha vida”, afirmou Maria Ignez, ovacionada pelos presentes. 

ambém foram exibidos vídeos em homenagem à história do ILG e à trajetória dos formandos. Foram certificados alunos dos cursos de língua espanhola nível B2 e língua inglesa níveis B1 e B2 - este último, vinculado ao Projeto de Línguas (PLI) do ILG, formou os primeiros estudantes desde a criação da iniciativa, em 2023. O PLI oferta cursos de idiomas às comunidades interna e externa da UEM, com a participação de graduandos do curso de Letras no corpo docente.

Os formandos receberam suas certidões de língua estrangeira das professoras responsáveis pelas turmas concluintes - Kátia Cibeli Juliani Vechhi e Ana Lúcia Dacome Bueno, docentes de língua inglesa; além de Sonia Frade Castro de Sousa Silva, professora de língua espanhola. Também estiveram presentes demais docentes, agentes universitários e estudantes do ILG e da UEM.

 

Instituto de Línguas

Inicialmente vinculado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, o ILG foi fundado em agosto de 1969, antes mesmo da criação oficial da UEM. A fundação da Universidade, em novembro do mesmo ano, integrou a Faculdade e, consequentemente, o Instituto de Línguas, que se consolidou como um centro de excelência no ensino de idiomas.

Em 1984, o ILG passou a integrar a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC) da UEM. Em 1992, ganhou nova casa, nos Blocos 29 e 30 do câmpus sede, onde está até hoje. Na mesma época foi criada a coordenação técnica, responsável por serviços de versão, tradução e revisão de artigos científicos. 

Em seus primeiros anos, o ILG ofertava cursos de inglês, francês e italiano. Depois, alemão, espanhol e japonês foram integrados ao programa do instituto. Os cinco idiomas ocidentais ainda são desenvolvidos pelo ILG - o japonês, por sua vez, passou a ser oferecido pelo Instituto de Estudos Japoneses (IEJ) da UEM.

Informações sobre matrículas, cursos e turmas ofertadas pelo ILG podem ser consultadas no site do instituto ou no perfil oficial do ILG no Instagram (@ilg_uem). Em caso de dúvidas, deve-se entrar em contato com o telefone (44) 3011-4121 ou o endereço de email sec-ilg@uem.br. 

(Vinicius Guerra/UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!