Offline

Conquistas para o RU da UEM continuam
Notícias de Maringá
Publicado em 29/11/2024

Setor responsável pelo fornecimento diário de café da manhã, almoço e jantar, o Restaurante Universitário (RU) passa por transformações esperadas pela comunidade acadêmica. A gestão 2023/2026 vem promovendo, nos últimos meses, obras e serviços de melhoria na infraestrutura no RU, e agora, o foco é a climatização do local, deixando-o mais confortável.

A empresa licitada para a instalação de aparelhos de ar condicionado já iniciou o trabalho de vistoria técnica para a execução do serviço. A ação permitirá a substituição dos atuais  equipamentos e a instalação de mais dois novos, com o objetivo de ampliar o conforto dos usuários do RU.

Os 12 novos aparelhos de ar condicionado são do tipo inverter, com energia de 60 mil BTUs cada e design embutido. Também foram adquiridas oito novas cortinas de ar, que serão instaladas nas portas de acesso ao restaurante para a manutenção da temperatura interna do ambiente. O investimento total é de R$ 250 mil, em recursos próprios da Universidade.

De acordo com o reitor da UEM, Leandro Vanalli, a instalação de ar condicionado no interior do restaurante era uma demanda da comunidade acadêmica. “Todos os investimentos que fazemos no RU são, também, investimentos em assistência estudantil, pois contribuem para a permanência dos nossos estudantes em seus respectivos cursos de graduação e pós-graduação. Será, de fato, uma grande conquista para a nossa Universidade, e para todos os acadêmicos e servidores que, diariamente, fazem uso deste espaço importantíssimo para o dia-a-dia da UEM”, apontou.

Além disso, a iniciativa prioriza a eficiência energética do restaurante. Os novos aparelhos consomem até 40% menos energia do que os antigos equipamentos, o que reforça a preocupação da gestão com a sustentabilidade no câmpus. A instalação dos novos aparelhos deve ser concluída até o início do recesso acadêmico, em 23 de dezembro.

Outras ações estão previstas para os próximos meses, na infraestrutura do RU, conforme explica o reitor Leandro Vanalli. “Dentro do nosso plano de gestão 23/26, prevemos ainda a substituição das cadeiras e mesas, a reforma dos sanitários, a instalação de um gerador de energia, a construção de um espaço de descanso para os funcionários, a revisão do telhado, a limpeza do entorno e a pintura de alguns setores, que já se iniciaram”, projetou o reitor.

Anteriormente, em março deste ano, a Reitoria da UEM já havia promovido o maior investimento em equipamentos da história do RU. O aporte superior a R$ 1 milhão incluiu a compra de panelões industriais, fatiadores, bebedouros de água, suportes para buffet e pass throughs - equipamentos para a conservação de refeições já prontas. Também foram adquiridos utensílios de cozinha e computadores, empregados em iniciativas de modernização do restaurante.

 

Três mil refeições diárias

O Restaurante Universitário da UEM serve quase três mil refeições diárias a servidores, acadêmicos e à comunidade externa da instituição. São ofertados almoço, jantar e café da manhã - este último voltou a ser servido em julho, após mais de dez anos de interrupção.

Além de ser um espaço de convivência e integração da comunidade acadêmica, o Restaurante configura uma importante política de assistência estudantil e apoio aos estudantes em situação de vulnerabilidade social. Os ingredientes utilizados para o preparo das refeições são oriundos do Programa Alimentos Solidários e Agricultura Sustentável (Pasas), que integra a produção dos câmpus regionais e demais unidades produtivas da própria UEM, como a Fazenda Experimental de Iguatemi (FEI).

O RU da UEM está localizado no Bloco P01 do câmpus Maringá, em frente à Biblioteca Central (BCE). É possível contatar a secretaria do restaurante por meio do endereço de e-mail sec-ru@uem.br.

(Comunicação UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!