A Semana Acadêmica de Engenharia Civil (Saec) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) chegou à 23ª edição. O evento foi oficialmente aberto em cerimônia realizada na noite de segunda-feira (2), no Auditório do Bloco C67 do câmpus Maringá.
A organização é do Centro Acadêmico de Engenharia Civil (Caec), em parceria com o Departamento de Engenharia Civil (DEC). Também apoiam o evento o Centro de Tecnologia (CTC) da UEM e demais patrocinadores.
Neste ano, a Saec enfoca a urbanização e seus desafios ambientais, sociais e logísticos, sob a ótica da Engenharia Civil. O tema será discutido em palestras, dinâmicas e visitas técnicas. Confira, ao final da matéria, a programação completa do evento.
A abertura da 23ª Saec contou com a presença de autoridades, docentes, agentes universitários e acadêmicos. A mesa de honra foi composta pela vice-reitora da UEM, Gisele Mendes de Carvalho; o diretor do CTC, Edwin Vladimir Cardoza Galdamez; o chefe do DEC, José Aparecido Canova; a coordenadora do curso de Engenharia Civil, Silvia Paula Sossai Altoé; a presidente do Caec, Maria Luisa Oliveira Haas; e a vice-presidente do Caec, Giuliana Porcel Chilantti.
Conforme a vice-reitora, o tema da 23ª Saec vai ao encontro da política de sustentabilidade defendida pela gestão da UEM. “Me alegra saber que nossos graduandos e pós-graduandos da Engenharia Civil, assim como toda nossa Universidade, têm uma preocupação ambiental e sustentável, junto ao progresso e ao desenvolvimento”, afirmou Gisele Mendes. “A Engenharia Civil é um dos nossos cursos mais tradicionais. São 52 anos de um curso de excelência, que hoje conta com mestrado e doutorado e que tem progredido nos campos da pós-graduação, da pesquisa e da verticalização do ensino. Contem sempre com a nossa gestão”, acrescentou.
O diretor do CTC parabenizou os acadêmicos pela iniciativa da realização do evento. “É importante que vocês enxerguem a Universidade como um ambiente de mudança. E para isso, precisamos dialogar com todas as partes, incluindo o setor privado, como vocês estão fazendo. Isso demonstra o quanto a área da Engenharia Civil contribui e continuará contribuindo para o desenvolvimento da nossa região. Tenho certeza que muitos de vocês, futuros profissionais, serão responsáveis por mudanças necessárias na sociedade”, projetou Galdamez.
Já o chefe do DEC fez uma breve retrospectiva pela história da Semana Acadêmica de Engenharia Civil e relembrou que, anteriormente, o evento era organizado pelos docentes do departamento. “Hoje, a Semana está a cargo do Caec, que têm realizado muito bem esses eventos e conseguido trazer o público que necessita da discussão de assuntos diferenciados para a área da Engenharia Civil”, elogiou Canova.
A atração cultural da cerimônia ficou por conta de Milena Flores e Gabriel Pozza, que realizaram uma apresentação musical. Após a solenidade, a arquiteta e urbanista Laura Granzotto iniciou os trabalhos da 23ª Saec, com a palestra “O plano diretor de Maringá no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam)”.
Inscrições
O formulário de inscrições para a 23ª Saec ainda está disponível - podem participar acadêmicos de graduação e pós-graduação de quaisquer cursos da UEM. Também é possível se inscrever para a dinâmica da ponte de palitos - na quinta-feira (5), os grupos inscritos serão desafiados a criar uma ponte de palitos de picolé, conforme as normas prescritas no regulamento. As melhores pontes, quanto a resistência e estética, serão premiadas pela organização.
Já a dinâmica de perguntas e respostas denominada “Massa ou Argamassa” receberá inscrições presenciais nesta terça-feira (3), durante o coffee break. Todas as atividades serão realizadas no Bloco C67. Mais informações sobre a 23ª Saec podem ser encontradas no perfil oficial do Caec no Instagram (@caecuem).
(Vinicius Guerra/UEM)
Programação da 23ª Saec
Segunda-feira (2/12):
Terça-feira (3/12):
Quarta-feira (4/12):
Quinta-feira (5/12):