Offline

Exposição da Agronomia celebra Dia Mundial do Solo na BCE da UEM
Notícias de Maringá
Publicado em 05/12/2024

No Dia Mundial do Solo, celebrado anualmente em 5 de dezembro, o Departamento de Agronomia do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UEM promove, na entrada da Biblioteca Central (BCE), uma exposição de banners, monolitos de solos da região e exibição de rochas e minerais utilizados no dia a dia. A programação inclui ainda uma homenagem a personalidades (homens e mulheres) que se destacaram e obtiveram sucesso utilizando conhecimentos na área de solos. 

Organizado por professores do CCA e acadêmicos do primeiro ano do curso de Agronomia da UEM, o evento é gratuito e aberto à comunidade acadêmica e externa durante todo o dia desta quinta-feira (5). 

Segundo o doutorando em Agronomia, Manoel Rocha, as apresentações fazem parte de atividades de extensão da disciplina de Mineralogia e Química de Solos em Sistemas Agrícolas. “Os graduandos também marcaram presença nos eventos Paraná Faz Ciência e Mostra de Profissões, ambos ocorridos na UEM no presente ano, onde realizaram apresentações voltadas a importância dos solos e necessidade de preservá-los a esta e futuras gerações."  

Dia Mundial do Solo - Instituído em 2013 pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), as comemorações começaram há dez anos no dia 5 de dezembro, objetivando alertar a população mundial sobre a importância de preservar e gerir de forma sustentável o solo, recurso essencial para a vida no planeta. O tema deste ano é “Cuidando dos Solos: medir, monitorar e gerenciar”. Levando em conta que 95% da nossa alimentação vem dos solos e que 33% dos solos estão degradados, a campanha destaca a relevância de dados precisos e informações detalhadas sobre as características do solo para subsidiar decisões em favor da sustentabilidade e, principalmente, garantir a segurança alimentar, um dos desafios cruciais para a humanidade no século XXI. 

(Marilayde Costa/UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!