O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, parabenizou o Botafogo pela conquista do Brasileirão Betano 2024. O título veio no domingo (8), na vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, Foi a terceira vez que o Glorioso ganhou o campeonato. Antes, vencera em 1968 e 1995.
“Quero parabenizar o Botafogo pela brilhante campanha e também a todos os 20 clubes participantes da Série A do Campeonato Brasileiro. Foi uma competição emocionante do início ao fim. Parabenizo também a imprensa, a arbitragem, diretores e colaboradores da CBF que trabalharam arduamente e com total transparência em prol do sucesso da competição. O futebol brasileiro é o único a ter quatro representantes no Mundial de Clubes de 2025, três deles do Rio e aqui estendo meus cumprimentos ao presidente da Federação de Futebol do Rio, Rubens Lopes. O Rio conquistou a Libertadores e agora o Brasileirão com o Botafogo. O sucesso do campeonato, com estádios lotados em todas as rodadas, prova que o trabalho feito com lisura é prestigiado pelos torcedores", disse Ednaldo.
O Brasileirão foi sucesso de público. A competição levou quase 10 milhões de torcedores às arquibancadas. Antes da última rodada, o campeonato tinha a média de 25.586, a segunda maior da história.
O número está atrás apenas da Série A do ano passado, que registrou a média histórica de 26.519. O Top 5 de temporadas com frequência assídua de público se deram em 1983 (22.953), em 2019 (22.601) e em 2022 (21.646).
ORGULHO CARIOCA
O presidente da Federação de Futebol do Rio, Rubens Lopes, endossou as palavras de Ednaldo ao se referir à presença de três clubes cariocas (Flamengo, Fluminense e Botafogo) na edição especial do Mundial de Clubes de 2025. Feliz pelo título do Brasileirão de um clube filiado, Rubens Lopes disse que o futebol brasileiro vive um momento importante. "Eis aí a força do nosso futebol, com quatro clubes no Mundial, três deles do Rio. E tivemos um Brasileirão com partidas decisivas na última rodada. Parabéns à CBF, aos organizadores e ao Botafogo pelo título, assim como os outros clubes que lutaram por seus objetivos até o último momento. Nós do Rio demos mais uma demonstração da pujança do futebol carioca", declarou Lopes.
O diretor de Competições da CBF, Julio Avellar, também parabenizou o Botafogo e os demais clubes participantes da disputa. Ele lembrou da dificuldades de ajustes de datas ao longo da temporada em razão da tragédia provocada pela chuva no Rio Grande do Sul no início do ano.
"Parabéns ao Botafogo, a todos os clubes do campeonato. Não foi um ano fácil, por causa da tragédia climática. Mas, graças a um trabalho em conjunto, com o presidente Ednaldo, as federações e os clubes, conseguimos fazer a reposição adequada dos jogos protegendo ainda, dentro do possível, as Datas Fifa. Festa bonita no Nilton Santos. O Botafogo teve campanha excelente ao longo da temporada, premiado não só nesta noite, como com o título recente da Libertadores. Uma última rodadq empolgante ao extremo. Dos dez jogos, nove valiam algo, ou classificação para a Sul-Americana, para a Libertadores, a própria briga pelo titulo, a luta contra o rebaixamento. Prova de que o Brasileirão é o mais competitivo campeonato do mundo", afirmou Avellar.
FESTA ALVINEGRA
Eufórico, o dono da SAF do Botafogo, John Textor, vibrou muito com a nova conquista e agradeceu o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e à CBF pelo sucesso do Brasileirão.
"Vim para o Brasil para ser parte da revolução do futebol brasileiro. Obrigado ao Ednaldo (Rodrigues) e à CBF", disse Textor.
Ele contou que torcia muito para o que o Brasileirão fosse decidido na última rodada, com o Botafogo jogando em casa.
."É importante ser o campeão da Libertadores, mas se você quiser uma grande equipe no Brasil, você tem que ganhar o Campeonato Brasileiro. Eu estava num avião quando jogamos contra o Internacional e, graças a Deus, Estêvão marcou na cobrança de falta (gol da vitória do Palmeiras sobre o Cruzeiro na 37ª rodada), porque eu não queria estar em um avião vendo a conquista, queria que fosse aqui (no Nilton Santos). Obrigado à CBF por organizar a competição. Já disse antes, este incrível produto que temos no Brasil, precisamos mostrá-lo ao mundo e estou muito feliz por ser parte disso", ressaltou Textor.
Ao todo, o Botafogo liderou a competição por 22 rodadas antes de entrar em campo para cumprir seu último jogo pelo Brasileirão Betano 2024. Foram elas a 4ª, 9ª, 16ª, 17ª, 18ª, 19ª, 21ª, 22ª, 23ª, 25ª, 26ª, 27ª, 28ª, 29ª, 30ª, 31ª, 32ª, 33ª, 34ª, 35ª, 36ª e a 37ª.
A campanha, com 23 vitórias, dez empates e cinco derrotas, teve altos e baixos no início. Logo na estreia, perdeu para o Cruzeiro por 3 a 2 como visitante. depois, emplacou três vitórias seguidas: (1 a 0 no Atlético-GO, 5 a 1 no Juventude e 2 a 0 no Flamengo). Tropeçou em seguida contra o Bahia no Nilton Santos (1 x 2) e foi assim, alternando resultados, até pouco antes da metade da competição.
Da 16ª rodada adiante, o time deslanchou. O Botafogo não tomou conhecimento de seus rivais cariocas. Venceu o Flamengo por 2 a 0 e 4 a 1 e derrotou o Fluminense duas vezes por 1 a 0. Contra o Vasco, houve um empate por 1 a 1 mas, no returno, ganhou por 3 a 0.
O Botafogo teve a melhor defesa do campeonato - sofreu 29 gols. Ficou com o terceiro melhor ataque, com 59 gols, atrás apenas de Fla (61) e Palmeiras (60).
(Texto: CBF. Foto: Rafael Ribeiro/CBF)